VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

Educação reafirma compromisso com valorização da cuiabania e investimentos na rede

Os avanços pedagógicos e de requalificação de espaços escolares estão transformando a rede pública municipal que ainda neste semestre, ganhará mais 10 unidades totalmente reformadas

Publicado em

Educação

Foto: Jorge Pinho

Os investimentos pedagógicos com a implementação de programas visando a proficiência dos estudantes na formação e valorização dos profissionais e a reforma e construção de novas unidades, tornando os espaços escolares mais modernos e adequados ao processo de ensino e aprendizagem, configuram um diferencial da Educação cuiabana, na gestão Emanuel Pinheiro.

No aniversário de 304 anos, um dos programas implementados na rede, o Educando para Cuiabana, em sua sexta edição, reflete a importância do fortalecimento da cultura e da história cuiabanas, para a formação integral dos estudantes.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, ao falar sobre o grande salto da educação cuiabana nos últimos anos, destacou a importância da   Política Educacional da Rede Municipal, nesse avanço. Fundamentada em um Projeto Pedagógico ancorado na História e na Cultura Cuiabanas, sem perder a conexão com as transformações ocorridas na sociedade global, a Escola Cuiabana tem sido a grande alicerce para o avanço da educação pública da capital.

“A política da escola Cuiabana tem como sua principal proposta, o fortalecimento da identidade do povo cuiabano, por meio da valorização das manifestações presentes neste território, a fim de contribuir para o desenvolvimento de sentimentos de identidade, orgulho e cidadania, fundamentais para uma educação inclusiva, integral e com olhos para o futuro”, destacou a gestora.

Investimentos

Ela destacou que os investimentos na adequação dos espaços escolares foi expressivo nesse período: 16 novas unidades foram construídas ou reconstruídas, em substituição a antigos prédios; 40 unidades, entre Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC), Creches e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e escolas do campo (EMEBC) foram reformadas; 20 unidades, cinco quadras poliesportivas e três bibliotecas públicas  passaram por reformas gerais com ou sem ampliações e, este ano, 16 obras, sendo dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), três CEIC e nove EMEB, estão em andamento.

Ao entregar as novas unidades à população, todas elas ganharam aparelhos de ar condicionado, do Programa Climatizar é Humanizar; mobiliários, materiais pedagógicos e equipamentos novos.

Entre as obras em andamento estão as construções das unidades dos bairros Altos do Parque, Voluntários da Pátria e Serra Dourada – cada uma com capacidade para atender, 340 estudantes.

Com 57.654 estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, a entrega de kit material escolar e de uniformes, é outra iniciativa implantada pela gestão. Até a primeira quinzena deste mês, todos os estudantes, da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos terão recebido o material escolar e, em seguida, inicia a entrega de uniformes.

Programas e ações

Entre os programas e projetos implantados na rede estão o Cantinho Cuiabano, espaços voltados aos autores cuiabanos e literatura regional, o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o Programa de Melhoria da Proficiência (PROMP), entre outros.

Visando a aprendizagem efetiva dos estudantes, a gestão investe na aquisição de novas tecnologias. Assim as unidades e profissionais ganharam Notebooks, Laboratórios ProCiência para atender estudantes na faixa etária de 6 a 14 anos, Mesas Tabletes para unidades educacionais que oferecem Educação Infantil ou Ensino Fundamental até o 5º Ano.

SECOM/CUIABÁ

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Seduc seleciona 50 escolas para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Escolas vão apresentar projetos sobre justiça climática; 18 estudantes representarão MT na fase nacional em Brasília

Publicados

em

Rayane Alves | Seduc
Rayane Alves | Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (14), a lista das 50 escolas estaduais selecionadas para participar da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento tem como foco a educação e a justiça climática, com protagonismo de crianças e adolescentes na busca por soluções ambientais.

A seleção ocorreu entre 7 e 11 de junho, durante conferências municipais que reuniram estudantes e professores em debates e atividades sobre mudanças climáticas e ações transformadoras nos territórios escolares. Com o tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”, a conferência busca engajar a comunidade escolar em práticas sustentáveis e reflexões críticas sobre o meio ambiente.

A etapa estadual será realizada de 5 a 7 de agosto, em Cuiabá, reunindo cerca de 50 estudantes e 50 professores, responsáveis por apresentar os projetos escolhidos nas conferências municipais. Ao final dessa etapa, 18 estudantes e um projeto serão selecionados para representar Mato Grosso na etapa nacional, que acontecerá de 6 a 10 de outubro, em Brasília (DF), com delegações de todo o país.

A conferência contempla escolas indígenas, quilombolas, de educação especial e bilíngues, assegurando diversidade e inclusão no processo de construção de propostas ambientais.

“A ideia é que os estudantes reflitam sobre os impactos ambientais em seus territórios e proponham ações transformadoras, capazes de gerar impacto concreto na comunidade”, afirmou o secretário de Educação, Alan Porto.

Os projetos são desenvolvidos a partir de atividades pedagógicas, rodas de conversa e construção coletiva, com eleição de delegados e delegadas que representarão as propostas nas próximas fases. A conferência também oferece formação e intercâmbio de experiências com o apoio de especialistas e educadores da área socioambiental.

O processo é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e valoriza o envolvimento direto das comunidades escolares na construção de soluções para os desafios ambientais locais e globais.

Confira abaixo a relação das escolas selecionadas.

Escolas Selecionadas para a Etapa Estadual MT VI CNIJMA (1).xlsx

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA