VÁRZEA GRANDE

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Educação promove formação para técnicos que atendem alunos

O curso vai contemplar cerca de 200 técnicos efetivos e contratados

Publicado em

Educação

Foto: Secom-VG

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) promove no mês de setembro curso de formação para Técnicos de Desenvolvimento Educacional Especializado (TDEEs) que atendem alunos da educação especial e inclusiva nas escolas da rede municipal de ensino. O curso vai contemplar cerca de 200 técnicos efetivos e contratados.

A coordenadora de formação da Smecel, Vanilda Mendes, explica que serão quatro encontros presenciais, uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, contabilizando carga horária de 40 horas. Esses encontros obedecem todos os protocolos de biossegurança. A carga horária também inclui complementação através do desenvolvimento de atividades práticas realizadas na escola com os alunos.

Os conteúdos abordados referem-se ao histórico da educação especial inclusiva, enfatizando os tipos de deficiência, seu atendimento e a proposta de inclusão, contemplando também a área da saúde. “A formação visa proporcionar aos TDEEs da área da educação especial e inclusiva o conhecimento de teorias e práticas para que desenvolvam o trabalho nas unidades de ensino de maneira mais eficaz, ajudando no desenvolvimento dos alunos com deficiência, tanto na parte cognitiva, quanto na parte motora”, ressalta.

Segundo a coordenadora-geral do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, Benedita Loadir Pereira Leite, a formação pretende oportunizar conhecimentos na área da educação especial inclusiva aos TDEEs para que desenvolvam seus trabalhos de forma integrada, tendo conhecimento das deficiências e patologias dos seus alunos, bem como a prática para o desenvolvimento destes no processo de aprendizagem. “Através desse trabalho integrado do TDEE com o professor é que vamos ter melhores resultados na aprendizagem dos alunos com deficiência”, acrescentou.

A formação também vai promover reflexão acerca da prática com os TDEEs para que compartilhem suas experiências e conhecimentos referentes aos alunos atendidos e suas necessidades, com o intuito de desenvolver práticas que contribuam para o desenvolvimento dos mesmos. “Queremos subsidiar profissionais desta rede para ações e procedimentos pedagógicos capazes de favorecer a educação, além de possibilitar aos alunos com deficiência uma aprendizagem significativa, tanto nas salas de recursos quanto nas salas comuns de ensino regular, de modo que a educação especial inclusiva ocorra de forma colaborativa e integrada ao ensino comum”, destacou a coordenadora.

A subsecretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice de Barros, destacou que a rede municipal de Várzea Grande tem um trabalho diferenciado e especial para atender os alunos da educação inclusiva. “Essa formação dos TDEEs busca justamente a melhoria do atendimento aos alunos inclusos, buscando sempre a melhoria do ensino-aprendizagem”, ressalta.

A programação inclui palestras com os seguintes temas: “Políticas e Práticas na educação especial inclusiva”, proferida pela professora Sebastiana Almeida Souza; “Conhecendo e compreendendo a saúde mental dos alunos com deficiência na pandemia”, com a psicóloga Analinda de Siqueira; “Orientação e locomoção dos alunos com deficiência visual e baixa visão”, com a professora Pierina Zanioli; “Autopercepção da mastigação e deglutição”, pelas fonoaudiólogas Isabelle Delmondes e Elisabete Pereira de Moraes.

Contará ainda com uma palestra sobre primeiros socorros e Estudo Orientativo dos TDEEs, com as professoras Neryne Fransosi e Zélia Alves Vidal.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Inscrições para contratação temporária de professores, técnicos e apoio terminam nesta quinta-feira (10)
Propaganda

Educação

Cuiabá convoca aprovados para cargos de professor, TDI, TMIE-ASG e intérprete de Libras

Os 118 candidatos aprovados que estão sendo convocados devem comparecer nesta sexta-feira (23) na Secretaria Municipal de Educação nos horários previstos nos Editais

Publicados

em

Foto: Divulgação Secom Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá publica nesta quinta-feira (23) os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários da Secretaria Municipal de Educação para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Língua Portuguesa, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial (AEE), Professor de Artes, Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG) e Intérprete de Libras.

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, para admissões e contratações, nesta sexta-feira (24) conforme especificado nos editais.

Os candidatos que estão sendo convocados devem ler atentamente os editais, que trazem todas as informações inclusive sobre os documentos que devem ser entregues. É importante lembrar que, de acordo com os editais, o candidato deve apresentar toda a documentação exigida. A idoneidade dos documentos apresentados é de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente por quaisquer declarações falsas, irregularidades ou ilegalidades que eventualmente forem constatadas.

O candidato que não comparecer no dia e horários previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, serão chamados os classificados na sequência.

As convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva, Nº 005/2020/GS/SME.

Os candidatos aprovados irão atuar em unidades educacionais da rede pública municipal de ensino atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, suprindo vagas em substituição, de profissionais efetivos.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária da Prefeitura de Cuiabá ofereceu 1.924 vagas, além da formação de cadastro de reserva. A Prefeitura de Cuiabá já convocou 1.382 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, em várias funções.

Confira anexo os editais de convocação.

Serviço:

Convocação de candidatos do Processo Seletivo Simplificado

Data: sexta-feira (24/09)

Horários:

Período Matutino:

Intérprete de Libras

TMIE/ASG

TDI

Prof. Matemática

Prof. Ed. Física 

Prof. Língua Portuguesa

Prof. AEE

Prof. Artes

Período Vespertino:

Prof. Pedagogo

Arquivos Anexados:

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo lança maior programa educacional da história de MT
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA