VÁRZEA GRANDE
Educação criativa é utilizada pelas orientadoras sociais para desenvolvimento de crianças e adolescentes
Os trabalhos têm direcionamento com atividades sociais e comunitárias, em ações aplicadas durante os encontros
Educação

Desenvolver a autoestima nas crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, buscar soluções para tratar de diversos assuntos, tem sido um desafio enfrentado pelas orientadoras sociais que atuam no atendimento aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
No sentido de desenvolver a criatividade para tratar de temas como bullying, as educadoras têm realizado ações e movimentos reflexivos, ainda que de forma lúdica, para que essas crianças e adolescentes possam ter controle emocional, caso estejam envolvidas ou sejam vítimas dessas situações.
“O nosso trabalho é fazer com que as crianças aprendam a lidar com várias questões, caso elas ocorram, e ao mesmo tempo, que não tenham comportamentos agressivos. É importante que todos saibam que as pessoas são diferentes, e que essas diferenças não podem ser vistas de forma pejorativas, e muito menos no sentido de diminuir os outros”, comentou a orientadora social Renita Borges Barros que atua nos polos do Vila Arthur e Jardim Esmeralda.
Conforme a orientadora, trabalhar com as crianças e adolescentes tem seus altos e baixos, mas o importante é construir um elo de confiabilidade, de todos os grupos atendidos, e de suas famílias também. “Precisamos trabalhar todos os temas e muitas das vezes de forma individualizada, porém buscamos nos ater aos conteúdos programados e para atender a todos, com rodas de conversas, trabalhos coletivos, criação de painéis e, também ouvindo os relatos dos alunos, se tiveram essa experiência e como reagiram. O importante é saber que as nossas orientações ajudam no dia a dia dessas crianças, seja no ambiente escolar, comunitário ou familiar. O nosso trabalho consiste no planejamento de ações preventivas e de controle a qualquer forma de agressão”.

SECOM VG
A coordenadora da Proteção Básica, Bernadete Miranda, disse que todas as orientadoras sociais desenvolvem um excelente trabalho de direcionamento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social, com atividades sociais e comunitárias, em atividades aplicadas durante os encontros. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trabalha o direito ao convívio assegurando, por meio de um conjunto de serviços locais, a convivência, a socialização e a acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos. O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é trabalhado por meio de ações de fortalecimento da autoestima, dos laços de amizades e solidariedade e dos sentimentos de coletividade que são trabalhados em cada grupo”, completou.
SECOM-VG

Educação
Cuiabá convoca 52 candidatos aprovados para a Educação
O candidato que não comparecer no dia e horário previstos nos Editais ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

A Prefeitura de Cuiabá públicou na última quarta-feira (16), editais de convocação de candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para contratos temporários de prestação de serviços por tempo determinado e formação de cadastro de reserva Nº 12/2024/GS/SME, publicado na Gazeta Municipal Nº 937, de 27/08/2024, para atuarem em unidades educacionais da rede municipal, no ano letivo 2025.
Estão sendo convocados aprovados nas funções de Pedagogo, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Manutenção e Infraestrutura na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Professores de Arte, Educação Física , Pedagogo, para unidades educacionais localizadas em todas as Regionais e do campo.
Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, no dia 17 de Julho de 2025, de acordo com as datas e horários previstos nos Editais de convocação, para entrega de documentos e atribuição.
Os aprovados devem ler atentamente os editais. O candidato que não comparecer no dia e horário previstos nos Editais ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.
Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.
A Secretaria Municipal de Educação informa que o candidato que chegar atrasado e seu nome já tenha sido chamado, será realocado ao final da lista de chamamento. O comparecimento em horário diferente da convocação acarretará em eliminação do certame conforme item 13.3 do edital.
Os candidatos listados nas convocações deverão fazer o exame admissional no local de sua preferência, devendo constar o cargo e aptidão.
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário7 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia7 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
-
Polícia6 dias atrás
Bombeiros de MT auxiliam expedição internacional em caverna submersa