VÁRZEA GRANDE

"Aparando arestas"

Deputados ouvem explicação de Allan Porto sobre processo seletivo

O seletivo é para professor, técnico administrativo educacional (TAE) e apoio administrativo educacional (AEE).

Publicado em

Educação

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Allan Porto, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (1º), na presidência da Assembleia Legislativa, com deputados para explicar o edital de processo seletivo para contratos temporários de professores, que será realizado pelo governo para o ano letivo de 2022. 

Allan Porto, de acordo com o deputado Wilson Santos (PSDB), afirmou que para o certame foram inscritos 42 mil candidatos. Segundo o parlamentar, as inscrições foram realizadas para os polos regionais e não mais por municípios. 

“Estou estupefato com a quantidade de inscritos. Nesse caso há mais chance de o candidato ser chamado para trabalhar. O polo regional é como jogar um jogo triplo na loteria, você tem mais chance de ser chamado”, disse Santos.

Wilson Santos informou que o secretário descartou qualquer possibilidade de o governo realizar a prova de títulos para o processo seletivo. Em relação aos pedagogos aprovados no concurso de 2017, de acordo com Wilson Santos, não serão chamados porque as séries iniciais serão repassadas à responsabilidade dos municípios.  

Contrário à posição tomada pelo governo do estado sobre o processo seletivo, o deputado Lúdio Cabral (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2021, que susta o edital para o Processo Seletivo Simplificado de formação de cadastro de reserva. O seletivo é para professor, técnico administrativo educacional (TAE) e apoio administrativo educacional (AEE).

“O edital do governo está carregado de erros e de ilegalidades. A Assembleia Legislativa não pode cair na conversa da Seduc. O Parlamento precisa aprovar o PDL e anular o edital e, com isso, começar tudo do zero, por meio do processo de contagens de pontos tradicionais”, disse Cabral.

Segundo o petista, “isso pode ser aprimorado, sem custo algum para a Seduc. É preciso anular o edital e a Seduc realizar a seleção dos interinos por meio de processo de contagens de votos. Espero que a Assembleia Legislativa não caia na conversa mole da Seduc”, disse Lúdio Cabral. 

O Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Lúdio Cabral, está na ordem do dia de hoje (1º) para discussão e votação. Na Comissão de Trabalho e Administração Pública, de acordo com Cabral, o projeto recebeu parecer para tramitação em dispensa de pauta. Mas para que seja aprovado em Plenário, tem que ter pelo menos 13 votos favoráveis dos deputados.  

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT  

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ministro confirma universidade do nortão em Mato Grosso
Propaganda

Educação

Secretaria de Cultura realiza a primeira ação de 2022

Publicados

em

Foto: Ascom Prefeitura/ Luiz Henrique Fernandes

Para dar início na agenda da Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde (a cerca de de 330 Km de Cuiabá), a primeira atração do calendário deste ano serão as “Férias na Biblioteca”, com atividades programadas para ocorrer de 1º a 4 de fevereiro. Para tornar a cultura cada vez mais próxima do público, o evento será realizado na Biblioteca Monteiro Lobato e na Biblioteca Container do bairro Jaime Seiti Fujii.

As inscrições devem ser realizadas pelos pais, até dia 31, diretamente na Secretaria de Cultura, onde também podem ser obtidas mais informações. Ou ainda pelo telefone (65) 3548-2549. As atividades estão programadas para ocorrer nos dois períodos, matutino (manhã, das 7 às 11h) e vespertino (13h às 17h, tarde).

Confira quais serão as atividades oferecidas

  • Oficina de percurso motor (Dança)
  • Oficina Era uma vez (ouvir e interagir com histórias)
  • Oficina de Are com tinta, desenho, colagem e modelagem
  • Oficina de musicalização

As medidas de prevenção contra o coronavírus devem ser mantidas por todos os presentes no evento, como uso de máscara, higienização das mãos com álcool e distanciamento.

A Biblioteca Monteiro Lobato está localizada na Avenida São Paulo, 356 E, bairro Cidade Nova e a Biblioteca Container fica na Rua Lucir Pedrassani, bairro Jaime Seiti Fujii. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  GLP para uso industrial e comercial vendido em MT terá a menor alíquota de ICMS do País
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA