VÁRZEA GRANDE

CULTURA

Cuiabá: Educação doa exemplares e kits de livros para o Instituto Reação

Instalada na EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, a unidade atende crianças/estudantes da região

Publicado em

Educação

Foto: Jorge Pinho

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da rede de Bibliotecas Municipais ‘Saber com Sabor’, doou 620 exemplares da Literatura Infantil e Infanto Juvenil, e mais 40 kits com 200 livros para o Instituto Reação, unidade localizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Firmo José Rodrigues, localizada no bairro Três Barras.

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil (ONG) que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. A unidade localizada na EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, é a primeira da ONG, fora do Rio de Janeiro.

A parceria com a rede ‘Saber com Sabor’ vai beneficiar crianças e adolescentes matriculados na unidade educacional e a comunidade, atendidos pelo Instituto.  Os livros, doados para a rede de Bibliotecas Municipais Saber com Sabor e que foram entregues para a ONG, passaram por um processo de seleção e higienização.

Rede ‘Saber com Sabor’

A Secretaria Municipal de Educação (SME), possui seis bibliotecas municipais ‘’Saber com Sabor’’, que atendem a população em espaços dinâmicos de literatura, conhecimento, cultura, lazer e entretenimento.

Nas unidades os visitantes encontram um acervo de cerca de 72 mil livros de Literatura Infantil, Infanto Juvenil, Clássicos da Literatura Brasileira e Estrangeira e da Cultura Mato-Grossense de diversos autores e estão localizadas nos bairros Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel e Centro.

Em função da pandemia, as bibliotecas estão fechadas, mas os técnicos, continuam trabalhando na manutenção e cuidados com os exemplares. Os livros provenientes de doações são encaminhados para uma das unidades da rede Saber com Sabor, localizada no bairro Pedregal, em Cuiabá, onde são separados e higienizados.

A coordenadora das Bibliotecas Municipais Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves falou sobre a iniciativa que este ano, também por meio de parceria, doou 400 exemplares para adolescente e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Complexo Pomeri.  “A rede de Bibliotecas Municipais ‘Saber com Sabor’ tem como prioridade o incentivo à leitura e, nesse sentido, implementa ações para que os livros saiam das prateleiras e cheguem até as pessoas através das parcerias e de projetos criativos. Nossa missão é a disseminação do prazer da leitura na sociedade cuiabana e estamos sempre abertos a novas parcerias”, destacou Edvair Pereira Alves. 

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lembrou que a formação de leitores é uma das ações desenvolvidas pelas bibliotecas escolares e pela rede de Bibliotecas Municipais ‘Saber com Sabor’.  “A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do gosto pela leitura e, assegurar o acesso aos livros, é condição fundamental para criação desse hábito.  Além de adquirem conhecimento, contribuindo de forma significativa para sua formação como cidadãos atuantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

Informações sobre doação de livros podem ser obtidas pelos telefones 3645 6532 ou 3313 3045, da Coordenadoria das Bibliotecas Municipais ‘Saber com Sabor’, ou ainda pelo e-mail, [email protected] 

As doações podem ser feitas diretamente na Biblioteca Municipal, no bairro Pedregal, fone 3616 6850, ou em qualquer outra unidade da rede ‘Saber com Sabor’.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitos são ouvidos pela CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal da ALMT
Propaganda

Educação

Cuiabá: evento da Educação registra mais de 4 mil visualizações

O Seminário Educação Básica foi aberto na manhã desta segunda-feira e prossegue até amanhã (27)

Publicados

em

Foto: Jorge Pinho

Cerca de 4.650 pessoas visualizaram esta manhã, a abertura do V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes. O evento acontece totalmente online e pode ser acompanhado no @portaldaescolacuiabana, no YouTube. O Seminário marca o início do segundo semestre na rede pública municipal de Ensino e foi aberto pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado e pela secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, que falaram para mais de 3 mil profissionais inscritos.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu o empenho de todos os profissionais na realização da quinta edição do evento. Em sua fala destacou a importância do Seminário Educação Básica no processo de formação continuada dos profissionais, e as ações da gestão municipal, na Educação.  

“Quero agradecer o empenho de todos os técnicos que em meio a pandemia, desenvolveram as ações necessárias para que a Educação em Cuiabá não parasse nesses um ano e quatro meses. A Educação foi desafiada e estamos superando esse desafio da melhor maneira possível”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

A gestora ressaltou algumas ações que fizeram e estão fazendo com que Cuiabá seja considerada uma referência na Educação como a implementação dos Programas de Alfabetização Cuiabana (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (Promp), a Prova Cuiabá, a entrega dos Kits Uniforme e de Material Escolar e, de 217 613 kits do Programa de Alimentação Escolar, em 2020/até julho de 2021, para estudantes beneficiários do programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social, os investimentos da gestão na formação continuada dos profissionais, e na melhoria da infraestrutura das unidades educacionais e, mesmo durante a pandemia, foram inaugurados dois novos Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) e a primeira Escola Cívico Militar da rede.

Edilene Machado anunciou a inauguração, ainda neste semestre, do maior Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede, com capacidade para atender 396 alunos da Educação Infantil, no bairro Aroeira e a entrega de mesas tabletes para as salas multifuncionais e reforçou o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de que as atividades presenciais na rede pública municipal de Educação sejam retomadas com segurança para estudantes e toda a comunidade escolar.

“As pessoas desconsideram o trabalho dos profissionais ao avaliarem a Educação. Não podemos ignorar o contexto de uma pandemia e os esforços dos profissionais, dos estudantes e suas famílias. Nesse processo, todos aprendemos e o ensino aprendizagem dos nossos estudantes não parou”, destacou.

Palestras

O V Seminário Educação Básica acontece nesta segunda e terça-feira (26 e 27). Na primeira palestra do dia, a Profª Dra. Katia Morosov Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fala sobre as tecnologias digitais e o trabalho e formação dos profissionais da Educação na contemporaneidade, com a mediação da Profª Ma. Zileide Lucinda dos Santos, coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

As 10h, o tema é o letramento e a alfabetização na 2ª Infância que envolve as crianças pequenas de 4 e 5 anos. A palestrante será a Profª. Ma. Gilvanira Maria Xavier de Freitas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Reunião discute medidas de segurança para retorno híbrido das aulas
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA