CUIABÁ
Comunidade escolar participa de atividades da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher
Com a participação de profissionais da Educação e estudantes a iniciativa visa integrar a comunidade para o enfrentamento das várias formas de violência
Educação
![](https://omatogrosso.com/wp-content/uploads/2023/03/41250ec8d158bb93b2204070f0d407e2.jpg)
A Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher prosseguiu, nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, no Bairro Jardim Industriário I, na Regional Sul.
Instituída pela Lei 14.164/2021, de autoria do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, a iniciativa tem como objetivo integrar a comunidade na implementação de estratégias para o enfrentamento das várias formas de violência.
Aberta no último dia 7 de março na EMEB Henrique da Silva Prado, com a participação de estudantes do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Lucila Fortes e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cel. José Meireles, a iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e da Mulher, realizada por meio do Projeto Mãos Amigas-Fazendo Escola. A ação envolve cerca de dois mil e quinhentos profissionais da Educação, quatro mil estudantes na faixa etária de 6 a 15 anos e a comunidade.
Além de instituir a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher, a Lei nº 14.164/2021, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, como temas transversais.
Nas unidades educacionais que representam as quatro Regionais da Capital, são realizadas atividades visando difundir conhecimento e informações sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e denúncia contra a violência.
As atividades da Semana de Combate à Violência Contra a Muher serão realizadas nesta sexta-feira (10), às 8h30, na EMEB Prof. Francisval de Brito, no Bairro Coophamil, na Regional Oeste.
Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher – Projeto Mãos Amigas
Data: 7 a 10/03/2023
Dia: 10/03/2023
Hora: 8h30
Local: EMEB Prof. Francisval de Brito
Rua João Paulo dos Santos, bairro Coophamil
Fonte: SECOM CUIABÁ
![O MATO GROSSO](https://omatogrosso.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
Educação
Secretários de Educação de Várzea Grande e do Estado discutem melhorias na qualidade do ensino
Encontro foi marcado pelo governador em Exercício, Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás, e contou com a presença do secretário municipal de Governo, Dito Lucas
![](https://omatogrosso.com/wp-content/uploads/2025/01/EDUCACAO-EM-VG-e1737648281700.jpg)
Por solicitação do governador em Exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, os secretários municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Sestari e de Governo, Benedito Lucas de Miranda – Dito Lucas -, foram recebidos pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ontem (22), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Na pauta, a organização da oferta, por meio do processo de redimensionamento, para promover a melhoria da qualidade do ensino na rede pública de Várzea Grande. De acordo com o secretário Alan Porto, além das parcerias apresentadas ao Município, por meio dos programas Alfabetiza Mato Grosso e o Mais MT Muxirum de alfabetização de jovens e adultos, o Estado quer dialogar com a gestão para a possibilidade de realizar investimentos na ampliação de unidades escolares com o objetivo de atender 2.757 estudantes dos anos iniciais.
Várzea Grande é o município que apresenta o maior número de alunos dos anos iniciais atendidos pelo governo do Estado e a elaboração de um plano de ação estratégico é necessário para o acolhimento desses alunos. A proposta do governo é o apoio para a ampliação do número de salas de aula e a construção de novas unidades escolares para suprir essa demanda.
O secretário, Pe. Edson Sestari elogiou a iniciativa do governador em exercício, Otaviano Pivetta e apresentou ao secretário Alan Porto um relatório sobre a questão do redirecionamento, com o mapeamento completo das regiões onde se encontram esses estudantes. “A infraestrutura é a grande questão para o redirecionamento dos alunos. Temos cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que estamos retomando as obras. Os recursos já estão assegurados e a previsão é entregar, em um curto espaço de tempo, já que as obras estão entre 70% a 90% do cronograma para a conclusão” informou.
“Este foi um primeiro encontro de planejamento que tivemos com a equipe da prefeita Flávia Moretti, o próximo passo será a reunião entre as equipes da secretaria de Estado de Educação e a equipe da prefeitura de Várzea Grande para o estudo técnico e a elaboração do plano de trabalho para a viabilização dessas ações” explicou o secretário de Estado.
O secretário de Governo, Benedito Lucas, disse que o encontro contribuiu para estreitar ainda mais as relações entre gestão Flavia Moretti junto ao governo do Estado. “O município de Várzea Grande cresce de forma muito acelerada e necessita cada vez mais da parceria entre os poderes, visando implementar políticas públicas que possam atender a comunidade, de forma humanizada, inclusiva e acolhedora. Essa parceria com o governo de Mato Grosso certamente vai levar muitos benefícios à população de Várzea Grande” concluiu.
Por Marianna Ferreira Peres/Secom-VG
-
Polícia6 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Polícia7 dias atrás
Ladrões tentam furtar padrão de energia em obra residencial em Poconé
-
Política3 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Polícia3 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Emprego6 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Saúde6 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Variedades2 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Variedades6 dias atrás
Ipem-MT realiza Operação e fiscaliza produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande