VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Comunidade escolar participa de atividades da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher

Com a participação de profissionais da Educação e estudantes a iniciativa visa integrar a comunidade para o enfrentamento das várias formas de violência

Publicado em

Educação

Assessoria

A Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher prosseguiu,  nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, no Bairro Jardim Industriário I, na Regional Sul.

Instituída pela Lei 14.164/2021, de autoria do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, a iniciativa tem como objetivo integrar a comunidade na implementação de estratégias para o enfrentamento das várias formas de violência.

Aberta no último dia 7 de março na EMEB Henrique da Silva Prado, com a participação de estudantes do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Lucila Fortes e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cel. José Meireles, a iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e da Mulher, realizada por meio do Projeto Mãos Amigas-Fazendo Escola. A ação envolve cerca de dois mil e quinhentos profissionais da Educação, quatro mil estudantes na faixa etária de 6 a 15 anos e a comunidade.

Além de instituir a Semana de Combate à Violência Contra a Mulher, a Lei nº 14.164/2021, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, como temas transversais.

Nas unidades educacionais que representam as quatro Regionais da Capital, são realizadas atividades visando difundir conhecimento e informações sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e denúncia contra a violência.

As atividades da Semana de Combate à Violência Contra a Muher  serão realizadas nesta  sexta-feira (10), às 8h30, na  EMEB Prof. Francisval de Brito, no Bairro Coophamil, na Regional Oeste.

Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher – Projeto Mãos Amigas

Data: 7 a 10/03/2023

Dia: 10/03/2023

Hora: 8h30

Local: EMEB Prof. Francisval de Brito

Rua João Paulo dos Santos, bairro Coophamil

Fonte: SECOM CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Enem 2025: Mais de 90 mil estudantes de MT já se inscreveram; prazo termina nesta sexta (13)

Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro; alunos da rede pública têm direito à isenção da taxa

Publicados

em

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (13 de junho). Em Mato Grosso, mais de 90 mil estudantes já garantiram participação. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, o estado soma 90.022 inscritos, sendo 41.553 isentos da taxa e 48.626 pagantes.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep. Quem não se enquadra nos critérios de isenção deve pagar a taxa de R$ 85 até o dia 18 de junho.

Podem se inscrever gratuitamente estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio na rede pública, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Enem também é aberto a pessoas que estejam no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, bem como a qualquer interessado que já tenha concluído essa etapa.

As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro e servem como porta de entrada para o ensino superior em instituições públicas e privadas, por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.

Rede estadual engajada

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais de 37 mil alunos da rede estadual estão aptos a participar do Enem este ano. Destes, mais de 27 mil estudantes estão sendo preparados por meio do Pré-Enem Digit@l MT, cursinho gratuito promovido pelo Governo do Estado.

O programa oferece material pedagógico exclusivo, com simulados e exercícios, além de videoaulas e atividades online e presenciais. As ações são desenvolvidas em 14 polos regionais, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, entre outros.

O Pré-Enem também aposta em metodologias inovadoras, como pílulas de conhecimento, jogos educativos, oficinas de redação e o quadro “Fato ou Fake”, que estimula o pensamento crítico com base científica. O objetivo é complementar o conteúdo regular das escolas e fortalecer o desempenho dos alunos no exame.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA