VÁRZEA GRANDE

"Potencial"

Bolsonaro confirma criação da Universidade Federal do Nortão

Uma cerimônia a ser realizada no dia 15 de outubro – dia dos professores –, em Brasília, marcará o lançamento da proposta de criação dos novos centros de ensino.

Publicado em

Educação

O presidente Jair Bolsonaro confirmou ao senador Wellington Fagundes (PL-MT), durante reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 6, que dará sinal verde à criação de novas universidades e institutos federais de ensino, entre os quais, a Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, com sede em Sinop.

Uma cerimônia a ser realizada no dia 15 de outubro – dia dos professores –, em Brasília, marcará o lançamento da proposta de criação dos novos centros de ensino.

Para Wellington, atual relator do Orçamento do ano que vem na área de Educação, a iniciativa de desmembrar a Universidade Federal de Mato Grosso e emancipar o campus dará maior autonomia à região.

“Especialmente para cumprir a vocação técnica e profissional do município no campo, bem como aumentar a oferta de profissionais capacitados para engrandecer a economia local e gerar empregos”, completou o parlamentar.

O senador garantiu que trabalhará pela recomposição dos recursos necessários para a emancipação e pela aprovação do projeto de Lei 5156/20, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a criar o campus universitário, dispondo ainda sobre sua estrutura organizacional, administração superior, patrimônio, recursos financeiros e quadro docente.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, já havia confirmado o apoio do MEC à iniciativa, durante extensa agenda realizada em Mato Grosso na semana passada, que incluiu o município de Sinop.

Cabe ressaltar que a criação de novas universidades por emancipação tem sido uma “expertise” de Wellington, que foi um dos maiores responsáveis – em um trabalho de quase uma década – pela criação da Universidade Federal de Rondonópolis, também desmembrada da UFMT.

“Meus parabéns a Sinop, e estamos juntos, pois será um grande evento”, celebrou o presidente Bolsonaro, que participava de um café da manhã realizado pela Frente Parlamentar do Agronegócio, no Palácio do Planalto.

 

Leia Também:  PM intercepta motociclistas e recupera veículos em Lambari D´ Oeste

Foto: Assessoria/Senado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Várzea Grande será sede da XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI) dará início nesta terça-feira (19.10) a XVIII Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). A abertura será realizada às 8h, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), e segue até o próximo dia 21 de outubro, podendo ser acompanhada de forma presencial ou também pelo endereço – www.tecmt.com.br.

O evento é realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, a Semana tem como foco principal a popularização das áreas junto à sociedade. 

A abertura contará com a presença do secretário da SECITECI, Nilton Borgato, da coordenadora-geral de Popularização do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Silvana Copceski, como também a presença de reitores, professores, alunos, empresas, gestores municipais, secretários, pesquisadores, entre outros participantes.

Na parceria, cada estado assume a coordenação local do evento, articulando estratégias eficientes para a aproximação do público alvo, instituições de ensino, alunos, gestores públicos e outros setores com potencial para agregar e difundir a ciência. O espaço também é utilizado para a divulgação cientifica de novos projetos, com linguagem acessível e o estimulo necessário para que toda a sociedade desperte o interesse pela ciência, reconhecendo inclusive, no cotidiano, a aplicação prática de soluções geradas para atender a população.

Outro ponto estratégico é a divulgação da contribuição dada pela ciência e tecnologia na redução das desigualdades sociais, no combate à pandemia da COVID-19, e sobre o impacto das novas tecnologias na promoção da qualidade de vida da população.  

O evento também contará com atividades simultâneas, como o “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências” (Carreta da Ciência), Maratona Teen, Hackathon SECITECI, Show de Ciência, Palestras, Jogos, Desafios, Oficinas, Vídeos Científicos, Exposição de Projetos selecionados da XIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de vitrines tecnológicas promovidas pelas instituições parceiras.

A XVIII Semana Nacional é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), e a participação de parceiros como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (SECEL), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretarias Municipais de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e Instituto FARMUN.

Foto: SECITECI/MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Inscrições para o Enem Digital podem ser feitas ate o dia 16
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA