VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Economia

Ver vídeos com legenda permite invasão por hackers

Publicado em

Economia

Falha na segurança dos players PopcornTime, VLC, Kodi (antigo XBMC) e Stremio podem afetar 200 milhões de máquinas, segundo Check Point

Da Redação

 

Uma brecha em programas de vídeo permite que computadores sejam invadidos simplesmente por reproduzir um conteúdo com legenda. O problema foi descoberto pela empresa de segurança digital Check Point, e estimativa é que mais de 200 milhões de máquinas possam estar expostas.

O problema atinge quatro players e permite que o hacker tenha controle total da máquina sem que o usuário precise fazer nada, nem mesmo clicar em um link. A falha expõe com mais intensidade os usuários que vêem filmes piratas.

De acordo com a Check Point, o problema está na forma como os aplicativos PopcornTime, VLC, Kodi (antigo XBMC) e  Stremio lidam com as legendas. Como esses arquivos são considerados pouco perigosos tanto pelos players como pelos anti-vírus, não há muito controle sobre o que a máquina faz quando os lê. Dessa forma, é possível criar um vírus disfarçado de legenda que, ao ser lido pelo computador, permite acesso total a um hacker.

A falha afeta também o serviço que procura e baixa legendas para o arquivo que está sendo tocado – recurso muitas vezes usado para filmes piratas baixados da internet. Como esses programas buscam a legenda em sites especializados, é possível que os hackers infectem máquinas ao burlar esses sites. 

Isso acontece porque, ao carregar um vídeo, esses players identificam o vídeo e dão a opção de escolher uma legenda correspondente a ele para baixar. Normalmente, as legendas são enviadas por outros usuários e recebem notas sobre a sua qualidade. Assim, o trabalho do hacker seria de enganar o sistema desses sites para dar ao vírus uma nota alta, nos primeiros lugares da busca, para que ele seja escolhidos como se fosse uma legenda normal. É possível também que o player já esteja configurado para baixar automaticamente o primeiro lugar do ranking, fazendo com que o usuário seja infectado automaticamente.

A Check Point diz que as versões mais atualizadas do VLC e do Stremio disponíveis nos sites oficiais já estão corrigidas. O Popcorn Time e o Kodi também têm versões corrigidas, mas ainda não estavam disponíveis como lançamentos oficiais.

 

 

 

Fonte: Veja

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Economia

Plano para desenvolvimento ferroviário será lançado em fevereiro

Anúncio foi feito por Renan Filho no programa Bom dia, Ministro

Publicados

em

Crédito - Sema-MT

O governo federal vai lançar, na primeira quinzena de fevereiro, um plano nacional para o desenvolvimento ferroviário. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

“Tive uma primeira conversa com o presidente Lula, apresentando a ele a carteira de projetos. O presidente aprovou e nós estamos organizando para fazer o lançamento nos primeiros dias de fevereiro. Na primeira quinzena do mês de fevereiro”, disse.

“Vamos divulgar os projetos, discutir com o mercado e com os investidores. Vai ser super relevante porque é muito necessário que a gente retire carga e coloque nas ferrovias para evitar os conflitos rodoviários que o Brasil ainda vive”, completou.

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em entrevista a emissoras de rádio, durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renan Filho avaliou que é preciso retirar ferrovias de dentro das cidades brasileiras e de áreas centrais do país.

“Você chega em São Paulo, o trem da MRS, carregado de minério, passa pelo centro, do lado do mercado. Passa ali uma ferrovia. Aquilo é incongruente com uma cidade da dimensão de São Paulo. A gente precisa, cada vez mais, revisar isso.”

“Não dá para mudar totalmente porque elas [as ferrovias] foram construídas em outro momento, fazem muitas curvas e, com essas curvas, não dá para aumentar a velocidade. Se não tem velocidade, não compete com ônibus, caminhão e van. É um trabalho complexo, precisa de investimento público pesado, de massa”, concluiu.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Edição:

Graça Adjuto
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA