ALERTA GERAL
Sefaz orienta sobre sites falsos para cobrança do IPVA 2023
A guia para recolhimento imposto deve ser emitida apenas nos sites oficiais
Economia

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) recebeu novas denúncias sobre sites falsos que simulam a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e oferecem descontos para pagamento via PIX. O golpe tem sido aplicado em outras unidades da federação, prejudicando o contribuinte.
Para que o cidadão não caia no golpe, a orientação é que a atenção seja redobrada na hora de pagar o IPVA 2023, que vence no dia 31 de maio. O boleto para o pagamento do imposto, conhecido como documento de arrecadação (DAR), deve ser emitido apenas nos sites e canais de atendimento oficiais da Secretaria de Fazenda e do Detran, além do aplicativo MT Cidadão e do portal de serviços do Governo de Mato Grosso.
Segundo a Secretaria de Fazenda, não é concedido desconto específico para pagamentos via PIX. Atualmente, o contribuinte pode optar por pagar o imposto à vista, com 15% de redução, ou parcelado em até oito vezes. Para duas parcelas é oferecido 10% de desconto e de 5% em três vezes.
O golpe do Pix do IPVA é uma prática criminosa que cria um site com um layout idêntico ao verdadeiro, porém o endereço eletrônico é diferente. Outra diferença é o QR code do Pix, que no site fake é apresentado na tela do sistema e não no boleto, como é a forma correta.
Caso algum contribuinte tenha caído no golpe, a recomendação é que um Boletim de Ocorrência (BO) seja registrado. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, em um dos canais de atendimento.
SECOM/MT

Economia
Maioria dos brasileiros rejeita tarifaço de Trump contra o Brasil
Pesquisa aponta que 72% discordam da justificativa de perseguição a Bolsonaro

A maioria da população brasileira discorda das justificativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para impor novas tarifas sobre produtos importados do Brasil. Segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (16), 72% dos entrevistados consideram que Trump está errado ao alegar que há perseguição judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apenas 19% concordam com a argumentação do republicano.
A pesquisa também mostra que 57% dos brasileiros avaliam que Trump não tem o direito de criticar o processo em que Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 36% acham legítima a manifestação do líder norte-americano.
Quanto à relação comercial entre os países, a maioria dos entrevistados (63%) discorda da visão de que ela é injusta, como afirmou Trump. Apenas 25% apoiam essa avaliação.
O impacto econômico do tarifaço também foi mal recebido pela população. De acordo com o levantamento, 79% acreditam que as novas tarifas vão prejudicar o bolso do consumidor brasileiro, afetando diretamente o custo de vida.
A resposta do governo Lula (PT) também foi abordada na sondagem. Para 53% dos brasileiros, a decisão de retaliar os EUA com medidas equivalentes é correta, enquanto 39% não apoiam a estratégia.
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Judiciário7 dias atrás
Vigilante é condenado a 12 anos de prisão por tentar matar flanelinha em Cuiabá
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Cidades7 dias atrás
Nota MT sorteia R$ 900 mil e premia consumidores de 10 cidades
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais