Economia
Saca do milho tem alta de 52,98% em Mato Grosso
Economia
Da Redação
O preço da saca de milho em Mato Grosso registrou uma valorização de 52,98% neste mês de novembro quando comparado ao mesmo periodo de 2018.
Na última sexta-feira (22) a saca do grão chegou aos R$ 29,51, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Mato-Grossense de Econômia Agropecuária (IMEA).
Vários são os fatores que podem explicar esse aumento no preço, entre elas estão a forte demanda interna, principalmente por indústrias e o setor animal, além disso a quantidade disponivel não vem atendendp a demanda.
De acordo com o Imea, com os produtores segurando o restante do milho para novos negócios, o preço no mês já está é 8,21% maior que o registrado no mesmo período de outubro.
Acompanhando a tendência de alta, as cotações na Bolsa brasileira (B3) também seguem firmes, com acréscimo anual de 26,60% e preço médio de R$ 48,16/sc.
Para os economistas, diante desse cenário e a intensa procura doméstica pelo cereal, os produtores que ainda possuem estoques finais de milho em Mato Grosso poderão obter melhores oportunidades.
Foto: Divulgação/Famasul
Economia
Sefaz-MT publica novas regras e intensifica combate à sonegação fiscal em Mato Grosso
O objetivo é assegurar que os responsáveis sejam investigados e levados à Justiça.
O Governo de Mato Grosso implementou novas diretrizes para reforçar o combate à sonegação de impostos e à lavagem de dinheiro. A medida, publicada por meio da Portaria nº 204/2024, estabelece procedimentos para os fiscais de tributos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) diante de casos de possíveis crimes tributários.
A portaria orienta a atuação dos fiscais em situações que envolvam o não pagamento de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). Quando identificadas irregularidades, os fiscais devem preparar relatórios detalhados – chamados de “representação fiscal para fins penais” –, contendo provas e informações que serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE)..
Segundo o superintendente de fiscalização da Sefaz, José Carlos Bezerra Lima, a nova medida representa um avanço significativo no enfrentamento à sonegação fiscal. “A representação fiscal para fins penais é um poderoso instrumento no combate à sonegação, ajudando a garantir justiça e fortalecer a arrecadação estadual”, ressaltou.
Com a nova regulamentação, a Secretaria criou uma equipe especializada para acompanhar os casos e colaborar em todas as etapas do processo, garantindo a eficácia das investigações e a recuperação de recursos.
O coordenador da área de conformidade e representação fiscal, Cezarino Martins da Hora, enfatizou a importância da iniciativa para a sociedade.
“Esse trabalho faz com que mais pessoas e empresas cumpram suas obrigações fiscais, o que beneficia toda a população. Além disso, contribui para a recuperação de receitas ao Estado, reforçando a justiça fiscal e incentivando o cumprimento voluntário das obrigações tributárias”.
-
Polícia6 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Polícia7 dias atrás
Ladrões tentam furtar padrão de energia em obra residencial em Poconé
-
Política3 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Emprego6 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Polícia3 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Saúde6 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Variedades6 dias atrás
Ipem-MT realiza Operação e fiscaliza produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande
-
Polícia6 dias atrás
Em VG vereadores desistem de mudar a câmara para o prédio do antigo Fórum
Você precisa estar logado para postar um comentário Login