Economia
Reforma incentiva pouco a contratar funcionários, diz pesquisa
Economia
Para 45,5% dos entrevistados, a reforma incentiva pouco a contratação de funcionários
Da Redação
A reforma trabalhista sozinha parece não incentivar muito os empresários a abrirem novas vagas de emprego. Isso é o que mostra levantamento da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) com 495 indústrias do Estado.
Para 45,5% dos entrevistados, a reforma incentiva pouco a contratação de funcionários. Para outros 27,5%, a reforma não incentiva em nada a geração de empregos. Só 22,2% disseram que a reforma incentiva muito na criação de novos postos de trabalho.
“A reforma sozinha tem um poder pequeno de geração imediata de vagas”, afirma o assessor de assuntos estratégicos da Fiesp, André Rebelo.
Para ele, entretanto, a modernização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicada em 1943, trará um ambiente melhor de negócios para o empresário.
“Uma lei ruim não cria emprego, pelo contrário, uma lei ruim evita a geração de vagas. Mas um avanço na legislação incentiva a criação de novos postos”, afirma Rebelo.
A maioria das empresas entrevistadas concorda, pelo menos parcialmente, com as mudanças propostas pela reforma, como valorização das negociações e acordos coletivos e com a possibilidade de parcelamento das férias em três vezes, regulamentação da jornada de 12×36, intervalo para almoço de 30 minutos e teletrabalho (home office).
Segundo Rebelo, um dos pontos positivos da reforma é que ela amplia a segurança jurídica dos empregadores na hora da demissão. Pelas leis atuais, os trabalhadores podem entrar com ações contra os antigos patrões até dois anos após a demissão para questionar pagamentos realizados nos últimos cinco anos.
Com o argumento de evitar a ‘judicialização’, a reforma propõe mecanismos para inibir a abertura de ações judiciais. Um deles prevê que os trabalhadores assinem anualmente um termo de quitação de débitos trabalhistas.
“Somos muito mais modernos do éramos nos anos 40, temos capacidade para negociar. A segurança jurídica permite que acordos firmados entre sindicatos e empresas não sejam contestados depois na Justiça”, diz Rebelo.
A reforma trabalhista foi aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados. O texto segue agora para análise do Senado.
Fonte: Veja
![O MATO GROSSO](https://omatogrosso.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
Economia
Desenvolve MT apresenta linhas de crédito durante encontro em Colíder para a classe empresarial
A equipe da agência prestou atendimento aos empreendedores participantes do evento, e tirou dúvidas sobre o processo de solicitação de crédito.
![](https://omatogrosso.com/wp-content/uploads/2024/10/Desenvolve-MT-Foto_Michel-Alvim.jpg)
A Agência de Fomento do Estado – Desenvolve MT participou do Encontro Regional Empresarial, realizado no Auditório Amazônia, em Colíder. O evento, promovido pela prefeitura de Colíder, Câmara Municipal de Vereadores e a Associação Comercial e Empresarial do município (ACIC), reuniu mais de 90 empresários e convidados para tratar de assuntos relacionados à economia e ao empreendedorismo na região.
A Desenvolve MT marcou presença para falar sobre como as linhas de crédito podem fomentar a economia do município e apoiar os pequenos negócios.
O prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, contou que tem objetivos com a parceria da agência de crédito para 2025.
“A nossa prefeitura tem uma meta, queremos fomentar a economia local, e a Desenvolve MT é um dos meios que nós encontramos para isso. Queremos fazer liberações de crédito de, no mínimo, R$2 milhões por mês. Esse evento é muito importante para esses objetivos e para Colíder porque mostra novas oportunidades e possibilidades aos empreendedores da cidade”, explica.
Além do evento, agentes de crédito da prefeitura foram capacitados pela equipe da Desenvolve MT. Atualmente, Colíder tem três agentes credenciados representando a Agência na cidade. O trabalho do parceiro no município é auxiliar e orientar os empresários que estão em busca do crescimento e expansão de seus negócios.
Em Colíder, o empreendedor que tiver interesse em buscar o crédito pode procurar no endereço Avenida Tancredo Neves, nº 1005 – Centro – Setor Leste.
Para o diretor de Desenvolvimento e Crédito da Desenvolve MT, Helio Tito, a parceria entre a Agência e os órgãos do município para auxiliar os empresários locais é importante.
“A Desenvolve MT desempenha um papel fundamental como facilitadora para aqueles que desejam iniciar seus empreendimentos. Como Agência de Fomento do Governo do Estado, uma das nossas missões é impulsionar a economia local, e parcerias como a que realizamos neste evento são essenciais para atingirmos esse objetivo”, ressaltou Helio Tito
-
Variedades7 dias atrás
CONFIRA RECEITA DE UM BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO
-
Variedades6 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Economia6 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
-
Economia6 dias atrás
INFLAÇÃO DO PAÍS FICOU ACIMA DA META POR 8 VEZES
-
Polícia5 dias atrás
GOVERNO INVESTE EM CONSTRUÇÃO DE VILAS RESIDENCIAIS PARA PM EM MATO GROSSO
-
Variedades7 dias atrás
LEI DO SILÊNCIO PASSA A VALER EM CUIABÁ À PARTIR DAS 22H
-
CARROS & MOTOS4 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Saúde6 dias atrás
VÁRZEA GRANDE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DO MEIO AMBIENTE
Você precisa estar logado para postar um comentário Login