VÁRZEA GRANDE

Economia

Pix poderá ser usado em aplicativos de mensagens e compras online

Publicado em

Economia


O Banco Central (BC) anunciou hoje uma atualização do Pix para ampliar o uso do sistema de pagamentos instantâneos. Com as alterações, será possível fazer transferências por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, além de pagar as compras feitas pela internet.

Para isso, uma resolução do BC, anunciada hoje, regulamenta regras para as instituições financeiras participantes do open banking (sistema de compartilhamento de dados). Somente essas instituições poderão oferecer os novos serviços. Foram definidos os requisitos técnicos e os procedimentos operacionais para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix. A chamada iniciação ocorre quando a instituição que faz a transação do pagamento com Pix é diferente do banco que detém a conta do usuário pagador. Ou seja, o usuário poderá efetuar o pagamento por meio de outro aplicativo que não é o do seu banco onde a conta com a chave Pix foi cadastrada.

A previsão é que o serviço, que é uma nova modalidade para pagamentos instantâneos no Pix, comece a funcionar a partir do dia 30 de agosto.

Leia Também:  TCEstudantil Virtual será realizado nesta terça-feira (26) com alunos do IFMT

Novidades

O serviço vai permitir a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco. Ou seja, com a atualização, será possível efetuar o pagamento com Pix usando o serviço de outras instituições.

Entre as inovações também está a possibilidade de realizar uma transferência por meio de aplicativos como os de mensagens ou mesmo pelas redes sociais.

Outro uso possível pode ocorrer no caso do pagamentos de compras online. Com a nova modalidade, quem comprar um produto pela internet poderá ser automaticamente direcionado para a tela de pagamento da transação no aplicativo do seu banco. Nesse caso, após a conclusão da transação, o cliente será redirecionado automaticamente de volta para a loja virtual ou aplicativo.

A resolução do BC atualiza as regras do Pix e estabelece que as mudanças ocorrerão por fases, de modo que as instituições tenham tempo suficiente para efetuar os ajustes nos seus sistemas para cada uma das forma de iniciação de pagamento por Pix: inserção manual, chave Pix, QR Code estático e dinâmico e diretamente com os dados do recebedor.

Leia Também:  Anvisa autoriza nova fábrica que poderá produzir vacinas da Pfizer

Apenas instituições autorizadas pelo BC poderão exercer a função de iniciadoras de Pix. E o usuário terá que autorizar o compartilhamento de dados.

Edição: Lílian Beraldo e Kelly Oliveira

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

3ª edição do Café no Escritório será realizada nesta terça-feira (27)

Evento reunirá representantes de escritórios de processos da gestão pública de todo o Brasil

Publicados

em

Foto: Secom MT

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, realizará a 3ª edição do Café no Escritório nesta terça-feira (27). O evento reunirá representantes de escritórios de processos da gestão pública de todo o Brasil e será transmitido ao vivo pelo canal da Seplag-MT no YouTube, a partir das 13h30.

O objetivo da realização é promover a cultura da gestão por processos, o fortalecimento e a integração dos escritórios de processos, bem como o intercâmbio de experiências sobre as melhores práticas na área.

Para essa edição do evento, organizada pelo Escritório de Gerenciamento de Processos (EGProcess), já estão confirmadas as palestras de profissionais de renome no gerenciamento de processos de negócios, como a de Fabio Hideki, idealizador e curador de algumas das maiores iniciativas colaborativas na área de gerenciamento no País; e Emerson Dantas, gestor da Associação de Profissionais de Gestão de Processos de Negócios (ABPMP Brasil), regional Rio de Janeiro, e do canal Nerds de Processos. 

Na ocasião também serão apresentados estudos de casos referentes a experiências na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e no Mato Grosso Previdência (MTPrev).

Confira aqui a programação completa para a 3ª edição do Café no Escritório. Outras informações pelo telefone (65) 3613-3783.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quarentena poderá aumentar consumo residencial de água e energia
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA