VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

agrícolas

Oito mercados foram abertos para produtos brasileiros

Publicado em

Economia

Foto: Getty Images

Brasil passará a exportar carne bovina, lácteos e material genético avícola e bovino para novos países. Oito mercados para produtos agrícolas brasileiros foram abertos em dezembro. De acordo com informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura.

A mais recente foi a possibilidade de exportar fibroblasto bovino para fins de clonagem do Brasil para a Argentina, foi formalizada na última quinta-feira (30) com aceite de protocolos fitossanitários pelos dois países.

Também no mês passado a Cuba liberou a entrada de embrião e sêmen bovino do Brasil. A Malásia permitiu a importação de carne bovina brasileira e miúdos de origem bovina do país. O Brasil teve ainda o aval da Colômbia para exportar farinha de carne e ossos e sebo bovino. O México autorizou a comercialização de lácteos brasileiros e a Uganda de material genético avícola do Brasil.

Brasil

No ano de 2021 a pasta totalizou 77 ações de aberturas de mercados, ou seja, essa totalidade possibilita a comercialização de um novo produto por parceiro comercial.

Em novembro, mercados da Uganda e da Jordânia foram abertos para material genético avícola do Brasil. Em outubro, 12 ações de abertura comercial foram reportadas, sendo dez delas envolvendo a possibilidade de exportar sementes para o Egito.

No mês de setembro, outros oito mercados foram abertos para produtos brasileiros, incluindo bovinos vivos, ovos férteis e pintos de um dia, material genético avícola e bovina, farinhas de origem animal, produtos para alimentação animal e gengibre. Em agosto, as aberturas envolveram pescado, sementes e material genético.

Em julho, novos mercados foram abertos para sementes de melão, café arábica e coco do Brasil. Em junho, o destaque foi a liberação de carne bovina e material genético bovino para o Iêmen. Em maio, as permissões envolveram maçãs e gergelim.

Em abril, as aberturas envolveram bovinos vivos, ovos férteis e mudas de coco. Em março, o País obteve permissão para exportar ovos in natura, material genético animal, frutas e itens de alimentação animal a novos países.

Em fevereiro, o destaque foi a abertura para o setor de proteína animal com liberação para exportar bovinos vivos, material genético bovino e carne suína e derivados ao Camboja. E em janeiro, os destaques foram permissão para exportar carne de ovinos e miúdos bovinos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

China retoma importação de carne de frango do Brasil após suspensão por gripe aviária

Suspensão foi revogada nesta sexta (7/11) e passa a valer imediatamente

Publicados

em

Foto: Lucas Scherer Cardoso / Embrapa

A China voltou atrás e suspendeu a proibição de importação de carne de frango brasileira, medida que havia sido adotada em maio por causa do surto de gripe aviária no país.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7/11) pela Administração Geral de Alfândegas da China, informou a agência Reuters. De acordo com o comunicado, a revogação da proibição tem efeito imediato e foi baseada em novas análises de risco realizadas pelas autoridades chinesas.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA