45,78% da população
Janeiro 2025 fecha com quase 1,2 milhão de negativados SPC no estado
o consumidor com cadastro negativo pode buscar a própria CDL Cuiabá, que integra a rede do SPC Brasil para renegociar a dívida
Economia

O mês de janeiro de 20255 no estado de Mato grosso fechou com 1,194 milhão de pessoas com cadastro negativado no Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil). Esse número corresponde a 45,78% da população estadual e está em linha com o aumento na inadimplência tanto em âmbito regional como nacional.
Em dezembro de 2024 para janeiro de 2025, o cadastro negativo do SPC Brasil recebeu mais 19.153 moradores mato-grossenses. Com isso, o aumento mensal na inadimplência foi de 1,63%, enquanto a média nacional foi de 2,76% e a regional, 5,69%. Já na comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2023, o incremento de 1,7% em Mato Grosso está acima do registrado tanto no país (1,57%) quanto na Região Centro-Oeste (1,43%).
Porém, o índice de endividamento junto ao setor de comércio mato-grossense registrou redução em janeiro. “O número de pessoas com cadastro negativo junto ao comércio caiu 2,66% em janeiro frente a dezembro de 2024 e 10% na comparação com janeiro do ano passado. Isso mostra que o consumidor tem aproveitado as oportunidades que os lojistas criam para manter o crédito em dia”, observou Júnior Macagnam, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá).
Para aproveitar ações de renegociação do comércio, o consumidor com cadastro negativo pode buscar a própria CDL Cuiabá, que integra a rede do SPC Brasil para renegociar a dívida. Além disso, pelo aplicativo “SPC Consumidor”, é possível verificar a situação financeira e buscar alternativas de renegociação. No portal www.meubolsofeliz.com.br, há conteúdo informativo sobre educação financeira e recursos para ajudar quem está com dificuldades no orçamento

Economia
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio
O evento consolidou-se como um dos maiores centros de negócios do agronegócio no Centro-Oeste, oferecendo uma plataforma vital para empresários e produtores se conectarem às melhores soluções para o setor.

A 9ª edição da Farm Show MT, realizada em Primavera do Leste (MT), contou com a participação do Deputado Federal Nelson Barbudo, que destacou a importância da feira para o crescimento do setor agropecuário e a crescente relevância de Mato Grosso na produção agrícola. Com mais de 600 expositores e 250 mil visitantes, o evento exibiu as inovações tecnológicas mais avançadas para o agronegócio, incluindo máquinas de última geração, tecnologias para agricultura de precisão e soluções para pecuária e aviação agrícola.
Barbudo enfatizou a relevância das tecnologias apresentadas na feira para aumentar a produtividade e a eficiência da agricultura, contribuindo diretamente para a segurança alimentar do Brasil e do mundo. O deputado também ressaltou a importância de Mato Grosso, um dos maiores produtores de alimentos do país, na geração de emprego e renda, e reafirmou o papel do estado na liderança da agricultura mundial.
O evento consolidou-se como um dos maiores centros de negócios do agronegócio no Centro-Oeste, oferecendo uma plataforma vital para empresários e produtores se conectarem às melhores soluções para o setor.
-
Judiciário6 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Judiciário7 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Polícia5 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde6 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito
-
Judiciário6 dias atrás
Juíza mantém ex-diretor do Cepromat réu em ação por desvio de R$ 8 milhões
-
Polícia4 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Política7 dias atrás
Maysa pede que Abilio interfira em postura de líder: “Desagrega”
-
Emprego7 dias atrás
Prefeitura abre inscrições de seletivo com salários de R$ 15 mil