Economia
Empregos com carteira assinada fecham 2024 com volume recorde
Havia 39,2 milhões de pessoas ocupadas nesse tipo de emprego
Economia

O número de empregos com carteira assinada no setor privado atingiu volume recorde, de 39,2 milhões no último trimestre de 2024. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado, que não inclui empregados domésticos, é 3,3% superior ao apurado no mesmo período do ano anterior, ou seja, 1,3 milhão de pessoas a mais.
“Desde 2022, a gente vem registrando, para todos os trimestres, uma expansão anual significativa da população com carteira assinada. Tivemos uma queda importante no ano de 2020, por conta da pandemia. Essa população já começa a se recuperar no final do ano de 2021, se recompõe em 2022. E, mesmo após sua recomposição, segue crescendo em 2023 e 2024. A gente não para apenas na recuperação das perdas de 2020, mas segue em expansão”, afirma a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.
O número de empregos sem carteira assinada também aumentou no período (5%), chegando a 14,2 milhões e mantendo um patamar alto, próximo do recorde registrado no terceiro trimestre de 2024.
Outro segmento que apresentou alta foi o de trabalhadores do setor público, que cresceu 4,5% no ano e atingiu o contingente de 12,8 milhões. Tanto os trabalhadores por conta própria (26 milhões) quanto os domésticos (5,9 milhões) mantiveram-se estáveis na comparação com o último trimestre de 2023.
A taxa de informalidade ficou em 38,6% da população ocupada (ou 40 milhões de trabalhadores) contra 38,8 % no trimestre encerrado em setembro e 39,1 % (ou 39,5 milhões) no mesmo trimestre de 2023.
Emprego
A Pnad Contínua mostrou que a população ocupada cresceu 2,8% no ano e chegou a 103 milhões no quarto trimestre.
“Na pandemia, chegamos a ter 83 milhões de pessoas na condição de ocupadas. Quatro anos depois, temos um crescimento de praticamente 20 milhões de pessoas ocupadas”, afirma a pesquisadora do IBGE.
Entre os setores que tiveram aumento nos postos de trabalho no período estão a indústria geral (3,2%), a construção (5,6%) e o comércio (2,8%).
Também apresentaram alta as atividades de transporte, armazenagem e correio (5,2%), alojamento e alimentação (4,2%), informação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (3,7%) e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,8%).
O nível da ocupação, que representa a parcela de pessoas ocupadas em relação à população em idade de trabalhar, ficou em 58,7%, 1,1 ponto percentual a mais que no mesmo período do ano anterior (57,6%).
A taxa de desemprego ficou em 6,2% no último trimestre de 2024, inferior ao observado no último trimestre de 2023 (7,4%).
A população subutilizada, ou seja, aquela que está desempregada ou trabalha menos do que poderia, ficou em 17,8 milhões, a menor desde o trimestre encerrado em maio de 2015 (17,7 milhões).
Já a população desalentada, que inclui aqueles que gostariam de trabalhar e estavam disponíveis, mas que não buscaram trabalho por vários motivos (não conseguiria trabalho adequado, não tinha experiência profissional, não havia trabalho na localidade, era muito jovem ou muito idoso), ficou em 3 milhões, 12,3% a menos que no último trimestre de 2023.
Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Economia
CAIXA inicia pagamento do Abono Salarial 2025
Os trabalhadores que não sacarem o benefício dentro do prazo terão até 28 de dezembro de 2025 para retirar os valores

O pagamento do Abono Salarial 2025 terá início na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, beneficiando milhões de trabalhadores brasileiros. O crédito será realizado de forma escalonada, conforme o mês de nascimento do trabalhador. O benefício corresponde a um valor de até um salário-mínimo e será pago aos trabalhadores que atenderem aos critérios estabelecidos pela legislação. Apenas no primeiro mês de liberação, cerca de 1,8 milhão de beneficiários nascidos em janeiro receberão um total de R$ 2,1 bilhões. Ao longo do calendário, aproximadamente 22 milhões de trabalhadores terão acesso ao pagamento.
O valor do abono é calculado proporcionalmente ao número de meses trabalhados no ano-base de 2023. O montante máximo equivale a um salário-mínimo, sendo que o cálculo segue uma tabela estabelecida anualmente. Para quem trabalhou durante todo o ano de referência, o pagamento será integral, enquanto aqueles que exerceram atividade formal por período menor receberão um valor proporcional.
A CAIXA, responsável pela distribuição do benefício para trabalhadores da iniciativa privada, disponibilizará os valores diretamente em contas bancárias, sempre que possível. Para quem não possui conta no banco, o pagamento será feito pela Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem. Além disso, há a opção de saque em unidades lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários, mediante apresentação de um documento oficial com foto.
Calendário de pagamento do Abono Salarial 2025
O cronograma de pagamentos segue o mês de nascimento do trabalhador para o PIS e o número final da inscrição para o PASEP. O pagamento será realizado de fevereiro a agosto, conforme o seguinte calendário:
- Janeiro – 17 de fevereiro de 2025
- Fevereiro – 15 de março de 2025
- Março e Abril – 15 de abril de 2025
- Maio e Junho – 15 de maio de 2025
- Julho e Agosto – 17 de junho de 2025
- Setembro e Outubro – 15 de julho de 2025
- Novembro e Dezembro – 15 de agosto de 2025
Os trabalhadores que não sacarem o benefício dentro do prazo terão até 28 de dezembro de 2025 para retirar os valores.
-
Polícia6 dias atrás
Homem é preso após tentativa frustrada de assalto a joalheria em Cuiabá
-
Saúde5 dias atrás
SES-MT oferta capacitação para gestores municipais de Saúde
-
Política4 dias atrás
Flávia Moretti afirma que VG parou no tempo por causa das gestões da família Campos
-
Polícia5 dias atrás
Ex-vereador é preso com carro de luxo clonado em MT
-
Economia5 dias atrás
Janeiro 2025 fecha com quase 1,2 milhão de negativados SPC no estado
-
Variedades5 dias atrás
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 12/02/2025
-
Política4 dias atrás
Botelho reforça apoio do Mapa à agricultura familiar de MT
-
Emprego5 dias atrás
Sine Estadual disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de trabalho nesta semana