Economia
Conta ativas e inativas de FGTS terão rendimento extra
Economia
É provável, porém, que os recursos não possam ser sacados livremente por causa do fim da regra especial de acesso ao fundo
Da Redação
As contas do FGTS terão direito a um rendimento maior. A regra vale tanto para as contas ativas quanto as inativas. A remuneração adicional está prevista na medida provisória (MP) aprovada na semana passada pelo Congresso.
Os trabalhadores que já sacaram o dinheiro depositado nas contas inativas também terão direito à remuneração adicional. A diferença é que esse rendimento adicional não poderá ser retirado imediatamente por quem sacou o dinheiro da conta inativa. Ele deve ficar depositado na conta e só poderá ser sacado nos casos previstos em lei, como desemprego, aposentadoria e compra da casa própria.
No início do ano, o governo publicou uma medida provisória autorizando o saque das contas inativas do FGTS até 31 de dezembro de 2015. Sem a MP, o dinheiro só poderia ser acessado em casos previstos em lei.
A regra prevê um calendário de pagamentos até 31 de julho, de acordo com a data de nascimento do trabalhador.
Nova remuneração
A mesma MP que liberou o saque das contas inativas também prevê que metade dos lucros obtidos em 2016 com o uso recursos do FGTS em obras de infraestrutura será distribuído aos trabalhadores. O valor será proporcional ao saldo que cada conta tinha no dia 31 de dezembro. Assim, mesmo quem já retirou todo o dinheiro de suas contas tem direito à remuneração adicional.
Ocorre que os recursos só serão depositados após o fechamento do balanço do FGTS, que deve acontecer em agosto deste ano. Ou seja, após a vigência da MP que prevê o saque de contas inativas até 31 de julho.
Procurada pela reportagem, a Caixa, responsável pelo pagamento dos recursos, confirmou que, se não houver alteração de regra, os recursos extras não poderão ser sacados livremente.
Fonte: Veja

Economia
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio
O evento consolidou-se como um dos maiores centros de negócios do agronegócio no Centro-Oeste, oferecendo uma plataforma vital para empresários e produtores se conectarem às melhores soluções para o setor.

A 9ª edição da Farm Show MT, realizada em Primavera do Leste (MT), contou com a participação do Deputado Federal Nelson Barbudo, que destacou a importância da feira para o crescimento do setor agropecuário e a crescente relevância de Mato Grosso na produção agrícola. Com mais de 600 expositores e 250 mil visitantes, o evento exibiu as inovações tecnológicas mais avançadas para o agronegócio, incluindo máquinas de última geração, tecnologias para agricultura de precisão e soluções para pecuária e aviação agrícola.
Barbudo enfatizou a relevância das tecnologias apresentadas na feira para aumentar a produtividade e a eficiência da agricultura, contribuindo diretamente para a segurança alimentar do Brasil e do mundo. O deputado também ressaltou a importância de Mato Grosso, um dos maiores produtores de alimentos do país, na geração de emprego e renda, e reafirmou o papel do estado na liderança da agricultura mundial.
O evento consolidou-se como um dos maiores centros de negócios do agronegócio no Centro-Oeste, oferecendo uma plataforma vital para empresários e produtores se conectarem às melhores soluções para o setor.
-
Judiciário7 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Judiciário7 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Polícia6 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde7 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito
-
Judiciário6 dias atrás
Juíza mantém ex-diretor do Cepromat réu em ação por desvio de R$ 8 milhões
-
Política7 dias atrás
Maysa pede que Abilio interfira em postura de líder: “Desagrega”
-
Polícia4 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Emprego7 dias atrás
Prefeitura abre inscrições de seletivo com salários de R$ 15 mil
Você precisa estar logado para postar um comentário Login