Economia
Conabio suspende temporariamente inclusão da tilápia na lista de espécies invasoras
Comissão adia avaliação da tilápia após pedido de produtores; proposta volta a ser debatida com ampliações nas consultas
Economia
A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), ligada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), anunciou nesta quinta-feira (4/12) a suspensão temporária do processo de elaboração da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras presentes no Brasil, lista que incluía a tilápia. A proposta havia sido apresentada em outubro.
A decisão de suspender a inclusão se deu em resposta a um pedido de tempos maiores para consulta a produtores e demais setores econômicos que dependem da criação da piscicultura. No comunicado, a Conabio afirma que a medida visa permitir um debate mais amplo e aprofundado, com vistas a definir controles de escape para o ambiente natural sem comprometer a atividade produtiva.
O anúncio ocorreu simultaneamente a uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que discute os possíveis impactos da proposta.
Desde o início da discussão, o MMA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) têm repetido que a inclusão na lista não representa uma proibição automática da criação da tilápia e sim um alerta técnico sobre risco ambiental. A proposta serve como referência para futuras políticas de controle e monitoramento, não como medida de bloqueio imediato da produção.
Mesmo assim, produtores e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) manifestaram preocupação com os impactos que a medida poderia causar ao setor.
*Sob supervisão de Daniel Costa
Economia
Comércio entra em horário especial de fim de ano
Lojas de Cuiabá e Várzea Grande passam a funcionar em horários estendidos até o fim do ano por causa das compras natalinas
Com a chegada de dezembro, o comércio de rua de Cuiabá e Várzea Grande passa a adotar horários especiais por conta do aumento no movimento de compras de fim de ano. A mudança segue o que está previsto na Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) e começou a valer nesta segunda-feira (1/12).
Entenda o funcionamento
Entre os dias 1º e 6 de dezembro, durante a semana, as lojas poderão funcionar até as 20h. No sábado (6/12), o atendimento poderá seguir até as 13h, e no domingo (7/12), também até as 13h. Na semana seguinte, de 8 a 13 de dezembro, o horário se mantém até as 20h nos dias úteis. Já no sábado (14/12), as lojas poderão estender o funcionamento até as 18h.
Entre 15 e 20 de dezembro, o comércio poderá abrir as portas até as 21h. No domingo, dia 21, véspera da reta final para o Natal, o atendimento será permitido até as 18h. Na semana natalina, nos dias 22 e 23, as lojas poderão funcionar até as 22h, e na véspera de Natal (24/12), até as 20h.
Após Natal
Após o Natal, visando ao movimento para o Réveillon e às trocas de presentes, o comércio segue em ritmo estendido. Nos dias 26 e 27 de dezembro, o atendimento será até as 20h. No domingo (28/12), até as 13h. Já nos dias 29, 30 e 31, as lojas voltam a funcionar até as 20h.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Polícia4 dias atrásJovem de 19 anos é socorrida após ser baleada na cabeça em VG
-
Polícia6 dias atrásSuspeito furta roupas no Centro de Várzea Grande e é detido pela GM
-
Política1 dia atrásGeneral Carneiro celebra 62 anos com investimentos garantidos por Max Russi
-
Economia3 dias atrásMudança na CNH reduz custos e reordena mercado de autoescolas no Brasil
-
Política1 dia atrásBotelho diz que Assembleia deve votar veto ainda hoje
-
Política1 dia atrásDr. João reforça projeto contra bebidas adulteradas após novas mortes por metanol em MT
-
Esporte2 dias atrásDiogo Pécora vence eleição e assume a presidência da FMF
-
Esporte6 dias atrásPalmeiras x Flamengo duelam em Lima pelo direito de se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores