VÁRZEA GRANDE

Economia

China decide reabrir mercado para carne brasileira

Publicado em

Economia

A China decidiu reabrir o mercado de carnes para o Brasil. Depois de longo debate durante a madrugada, autoridades chinesas e brasileiras chegaram a um acordo e a China suspendeu o bloqueio da carne.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deve anunciar os detalhes neste sábado (25). As exportações devem ser normalizadas no início da próxima semana. Apenas um frigorífico brasileiro, investigado pela operação Carne Fraca, deve continuar vetado pelos chineses.

 

Desde o início da operação Carne Fraca, a China tinha decidido reter todos os carregamentos de carne brasileira nos portos do país, proibindo o desembaraço alfandegário. Com isso, a carne brasileira estava proibida de chegar ao mercado consumidor da China.

 

A decisão da China de reverter o bloqueio foi comemorada por integrantes do Ministério da Agricultura e do Itamaraty, que participaram dessas negociações. O mercado chinês é considerado o principal para exportação de carne brasileira.

Depois de uma semana de muitos reveses, o Brasil consegue o primeiro bom resultado nas conversas diplomáticas sobre a venda de carne.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Com terceira queda seguida, dólar fecha o dia cotado a R$ 4,80
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Economia

Lula e Macron se reúnem neste mês em cúpula sobre pacto financeiro

Publicados

em

A participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global foi ressaltada neste sábado (3) pelo presidente francês, Emmanuel Macron, por meio de uma rede social.

O evento, que ocorre em Paris, nos dias 22 e 23 de junho, abordará, entre outros pontos, a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, o financiamento de tecnologias verdes, a criação de novos impostos internacionais, e instrumentos de financiamento e direitos especiais de desenho.

A cúpula reunirá diversos líderes mundiais para tratar da temática. Além, da participação no evento, Lula também terá um encontro bilateral com Macron.

“Muito bom tê-lo conosco, querido Presidente @LulaOficial. Até daqui a 19 dias!”, tuitou Macron. ()

O presidente da França também disse que o mundo precisa de uma economia verde “que não deixe ninguém para trás”. Em seguida emendou: “juntos podemos criar um novo pacto financeiro”.

Leia Também:  OMS visita instalação de saúde animal na China para rastrear covid-19

Logo depois, Lula respondeu a Macron agradecendo o convite e disse que o Brasil tem se reintegrado ao mundo e vem construindo parcerias com mais oportunidades para o país, baseadas na cooperação e no desenvolvimento sustentável.

Em maio, durante a reunião do G7, Macron já havia defendido a formação de um novo pacto financeiro global para combater a pobreza e fortalecer o combate às mudanças climáticas. A proposta, lançada inicialmente pela França, durante a COP 27, no ano passado, no Egito, é focada na reforma do sistema financeiro global para responder aos desafios impostos pelo aquecimento global.

Fonte: EBC Economia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA