VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Economia

Banco Central registra 12º incidente com chaves Pix neste ano

Foram vazados dados de 1.378 chaves de fintech Cronos

Publicado em

Economia

Imagem: rafapress/Shutterstock

Um total de 1.378 chaves Pix de clientes da Cronos Instituição de Pagamento tiveram dados vazados, informou nesta terça-feira (26) o Banco Central (BC). Esse foi o 17º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, e o 12º apenas este ano.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 5 a 8 de novembro e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O incidente, apontou o BC, aconteceu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas ou vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O vazamento indica que alguém chegou a consultar os dados.

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Em todos os 17 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Em nota, a fintech Cronos informou que a exposição foi provocada por um único correntista, que aproveitou “falhas de monitoramento” para consultar dados de chaves Pix. Segundo a instituição financeira, o correntista foi notificado e teve a conta encerrada.

“Em razão dos protocolos de segurança mantidos pela empresa, esse cliente não teve acesso a senhas, dados de movimentações financeiras ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, reiterou a Cronos Instituição de Pagamento.

Fonte: Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-11/banco-central-registra-12o-incidente-com-chaves-pix-neste-ano

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Economia

Governo de MT investe R$ 2,9 milhões em mudas cítricas para pequenos produtores rurais

As mudas incluem variedades de limão tahiti, tangerina poncã e laranja pera, e são entregues gratuitamente aos produtores

Publicados

em

Foto:Secom/MT

O Governo de Mato Grosso está destinando R$ 2,9 milhões para a distribuição de 170 mil mudas cítricas a pequenos produtores de 47 municípios, com o intuito de fortalecer a cultura de citrus no estado e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. 

A iniciativa visa aumentar a produção agrícola e criar novas fontes de renda para os produtores, com mercados estratégicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já previstos para absorver a produção.

Os municípios foram selecionados com base em condições ambientais favoráveis ao cultivo de citrus, com apoio de técnicos da Empaer ou prefeituras para orientar a implantação das lavouras. As mudas foram adquiridas de viveiros de São Paulo e Minas Gerais, com características genéticas superiores, com o objetivo de aumentar a produção de limão, tangerina e laranja em Mato Grosso, que ocupa posições intermediárias no ranking nacional de produção dessas frutas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA