DESTAQUE (3)
Pênalti é loteria? Pesquisadores afirmam que não
DESTAQUE (3)

Estudiosos portugueses estão desenvolvendo projeto para ajudar a compreender o comportamento de goleiros e batedores nas penalidades
Da redação
A máxima “pênalti é loteria” é tão velha quanto equivocada. Pelo menos é o que garante um grupo de pesquisadores portugueses, que diz ter desenvolvido um algoritmo para acabar com o mito que liga a marca da cal ao acaso. O projeto de inteligência competitiva no esporte, que ainda não tem nome, está sendo testado durante a Copa das Confederações na Rússia.
Um dia depois de Portugal ser eliminado pelo Chile ao errar todas as suas três cobranças na decisão por pênaltis, o coordenador do estudo, Alexandre Real, disse que os testes vem dando “resultados muito bons”. Ele montou um grande banco de dados com os resultados e o comportamento de goleiros e batedores das grandes ligas do futebol mundial.
A ideia surgiu durante a Eurocopa do ano passado, em que o pesquisador, especialista em liderança e gestão de equipes, trabalhava como comentarista em um programa de rádio, no jogo de quartas de final em que Portugal derrotou a Polônia nos pênaltis.
O português decidiu desenvolver uma ferramenta que, com base científica, permitiria um melhor preparo a batedores e goleiros para melhorar a eficiência nesse quesito. “Chegamos a conclusão de que Cristiano Ronaldo é mais eficiente que Messi cobrando pênaltis, ainda que tenha um ponto fraco: bater no meio do gol”, revelou o coordenador do projeto.
Segundo a pesquisa, o atacante português do Real Madrid converteu 83% das 109 penalidades máximas que foram analisadas: 89% à direita do goleiro e 85% à esquerda e apenas 58% dos chutes que são no meio do gol.
Ao jornal português Diário de Notícias, o pesquisador disse que, se o goleiro Ruí Patrício tivesse estudado as cobranças de Arturo Vidal e Alexis Sanchez poderia ter defendido as cobranças dos chilenos na decisão da última quarta – o chileno Aranguiz, porém, mudou o canto que havia batido suas últimas três cobranças, mas também converteu. Segundo Real, o algoritmo tem sempre associada uma margem de erro que depende do jogador e do contexto da jogada.
Os grandes clubes do mundo já trabalham com análises semelhantes, especialmente os goleiros que constantemente estudam o comportamento de batedores adversários. Os desenvolvedores portugueses, porém, acreditam que seu projeto é ainda mais eficiente e pretendem comercializar o serviço a partir de dezembro, ainda que com uma regra básica: só uma equipe por país e por competição.
“A informação que damos é tão precisa que se a oferecermos a mais de um clube por país, anula o benefício do serviço.” O coordenador do projeto estima que uma equipe pode ter entre três e 12 pontos a mais por temporada graças a este estudo.
O grupo descarta oferecer o serviço a outros mercados complementares, como sites de apostas esportivas ou estatísticas dirigidas aos meios de comunicação. O grupo ainda revela que a iniciativa não ficará só nas cobranças de pênaltis. “Identificamos novas oportunidades de desenvolvimento de mais algoritmos, principalmente no caso de jogadas de bola parada, como faltas e escanteios”, concluiu Real.
Fonte: Agência EFE

DESTAQUE (3)
Magazine Ilustre comemora 20 no mercado editorial
Num mercado competitivo a revista Magazine Ilustre surgiu, atravessou décadas e segue no mercado nas versões impressa e online

Num mercado competitivo a revista Magazine Ilustre surgiu, atravessou décadas e segue no mercado nas versões impressa e online
Por Mariza Bazo
No século XX, acompanhando a crescente evolução da indústria no país, começam a surgir os mais variados tipos de publicações. Nesse período a ousadia de um grupo de mulheres de Cuiabá, a maioria ‘normalistas’ criou em 1916, a revista A Violeta, primeira de Mato Grosso que tem registro na história. Foi um significativo veículo de divulgação das causas femininas e feministas em nível estadual e nacional. Depois de quase cem anos, no inicio do século XXI, mais precisamente em 2003, a história de ousadia se repete, pois surge em Cuiabá a Revista Magazine Ilustre, criada pela jornalista Dalva Costa. O que tem em comum entre as duas revistas, é a mesma garra das suas fundadoras, mulheres à frente do seu tempo. Se em 1916 as mulheres não podiam manifestar suas opiniões publicamente, em 2003 isso já não ocorria, porém foi o inicio da era digital e colocar num mercado tão competitivo um novo veiculo de comunicação impresso, com periodicidade mensal, era preciso muita ousadia e determinação.
Este novo produto editorial deu tão certo que já atravessou duas décadas e completa 20 anos de publicação impressa, ininterrupta, um marco para a comunicação do estado de Mato Grosso. O evento em comemoração aos 20 anos da Revista Magazine Ilustre será no dia 6 de dezembro, no Buffet Leila Malouf, às 20h, com homenagens, sorteio uma joia do Márcio Design, apresentação da. Splendore Expressão Musical e o show nacional com a banda DECRIS – três irmãos, com estilo musical que combina sertanejo, folk e latino e música popular.
O nome revista Magazine Ilustre foi inspirado nas primeiras revistas que surgiram na Europa como a The Gentleman’s Magazine (1731), a Ladies Magazine (1749), dentre outras que reproduziam, de forma impressa, o que tinha nos magazines, lojas inglesas que vendiam variedades tanto para o público feminino quanto masculino. A Revista Magazine ilustre tem a missão de reproduzir em suas páginas o que tem de melhor na moda, cultura, entretenimento, inovação profissional, dentre outros.
De acordo com Dalva Costa, que na época atuava no meio jornalístico, ela tinha um sonho de levar informação com entretenimento para os leitores, porém com linguagem e a programação visual leves. “Lembro que na minha juventude adorava folhear as revistas O Cruzeiro, Manchete, entre outras. Os textos junto com fotografias me encantavam e assim eu estava sempre bem informada. A partir de então despertou em mim o desejo de também criar uma revista e claro, o sonho ficou adormecido por décadas”, revela. Ela contou que quando teve a oportunidade de por em prática o seu sonho, poucas pessoas apoiaram sua ideia, pois a maioria dizia que o mercado editorial não comportaria mais um produto. Mesmo assim a jornalista seguiu e não hesitou em lançar no mercado editorial de Mato Grosso a Revista Magazine Ilustre e encontrou parceiros desde a publicação da primeira edição.
Nesses 20 anos houve uma transformação muito grande no mercado editorial com a chegada da internet, mídias on line, redes sociais e a revista Magazine Ilustre permaneceu na versão impressa, quando muitas revistas de circulação nacional saíram do mercado. Então qual o segredo da revista Magazine Ilustre? Dalva Costa disse que não há segredo e sim muito trabalho, credibilidade conquistada ao longo do tempo com comprometimento no prazo, produto de qualidade, inovação, estratégia de negócio e respeito aos clientes, parceiros e leitores. “Desde a primeira edição, a revista segue a mesma linha editorial de contar histórias inspiradoras de profissionais de diversos segmentos, seja individual ou em grupos, e o resultado é tão bom que muitas pessoas já saíram na capa da revista contando suas histórias muitas vezes, em momentos e contextos diferentes”, enfatiza.
Ela disse que quando surge um novo veiculo de comunicação, surge também a ideia de que o antigo não resistirá ao novo, porém ao longo os anos tem visto que não é bem assim, um exemplo é a chegada da televisão há décadas, que não acabou com o rádio, ao contrário, os dois continuam ocupando lugares importantes na comunicação. Da mesma forma a publicação on line não acabou com a impressa, ao contrário, ampliou o alcance da comunicação. “A Revista Magazine acompanha a inovação e atualmente também tem a versão on line, circula nas redes sociais e assim possibilita ao leitor as diversas formas de leitura, seja da maneira tradicional em folhear as páginas impressas, sentindo a sua textura e o aroma que exala das suas páginas, ou no celular, tablete, notebook, computador. O importante é chegar até o leitor seja da maneira tradicional ou inovadora”, destaca.
Outro marco da Revista Magazine é a comemoração anual da sua publicação com festa, show e homenagens aos parceiros e clientes, que são os responsáveis pelo sucesso da revista. Nome como de Erasmo Carlos, o eterno tremendão, já fez show na festa comemorativa. “Festejar o aniversário da revista com homenagens, descontração e muita diversão é uma forma de agradecer a todos os clientes, parceiros, amigos e a toda sociedade pelo apoio a esta publicação”, enfatizou Dalva Costa.
Sobre o futuro da Revista Magazine Ilustre, Dalva Costa disse que deseja que seja tão próspero quanto da Revista americana Vogue que surgiu em 1812, atravessou os séculos e se mantém como ‘bíblia’ da moda no mundo até hoje.
Atração musical
O evento em comemoração aos 20 anos da Revista Magazine Ilustre terá a apresentação da Splendore Epressão Musical e o show nacional com a banda DECRIS – três irmãos, com vocais poderosos e um estilo musical que combina sertanejo, folk e latino e música popular. Sua harmonia vocal é impactante, com Robson Decris no violão e vocais, Wagner Decris no baixo e vocais, e Cristiano Decris na percussão, bateria e vocais. Esses talentosos artistas nascidos no interior do Paraná estão conquistando um espaço e reconhecimento significativos. Com emoção, carisma e competência, suas vozes marcantes e envolventes cativam o público. Com influências que vão desde o sertanejo tradicional, música latina, até artistas contemporâneos internacionais da country music, o DECRIS traz em seu repertório uma mistura impactante com uma versatilidade incrível que agrada a todos os públicos, sempre com uma abordagem moderna e autêntica.
Serviço
O que: Festa de comemoração dos 20 anos da Revista Magazine Ilustre
Quando: Dia 6 de dezembro, às 20h
Onde: Buffet Leila Malouf
Informações: 65 996013206
Galeria
-
Economia5 dias atrás
Feriado de Nossa Senhora da Conceição: Prefeitura de Cuiabá suspende expediente em 8 de dezembro
-
Polícia7 dias atrás
PESQUISA REVELA CIDADES DOMINADAS POR 3 FACÇÕES CRIMINOSAS QUE ESTÃO EM GUERRA EM MATO GROSSO – 1ª PARTE
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil de MT conclui inquérito de família assassinada e indicia autor por feminicídios e estupros
-
Polícia5 dias atrás
Caso Isabele: STJ não julga recurso e extinção de processo contra adolescente que a matou é mantido
-
Polícia5 dias atrás
IMAGEM MOSTRA CLARAMENTE SUSPEITO EXECUTANDO ADVOGADO NO CARRO – VÍDEOS
-
Polícia5 dias atrás
Aluno menor é achado desacordado e sangrando em banheiro de escola pública em Cuiabá
-
Política6 dias atrás
Vereador é baleado na perna em sítio de sua cidade em Mato Grosso
-
Variedades7 dias atrás
Arte várzea-grandense das redeiras de Limpo Grande brilha na CASACOR Mato Grosso 2023
Você precisa estar logado para postar um comentário Login