VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Vestibular da Unemat transcorre de forma tranquila em todo Estado

Publicado em

DESTAQUE

Da redação

 

Terminou com tranquilidade o dia do vestibular 2017/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso, realizado neste domingo (25.06), em 14 cidades do estado. No total, 15.175 candidatos se inscreveram. Desse número, foram registrados 1.915 ausentes, o que representa uma média de 12,61% de faltosos, além de 11 eliminados, até o momento, e uma desistência.

Cuiabá foi o polo com maior número de candidatos realizando provas, com 2.954 concorrentes alocados em oito estabelecimentos de ensino. Já Cáceres, o segundo, teve 2.599 candidatos em sete instituições. Além dessas cidades, o vestibular ocorreu em Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Colíder, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

“O vestibular transcorreu de forma tranquila. O número de ausentes ficou dentro do esperado e as poucas eliminações que ocorreram foram por conta do aparelho celular. Apesar do grande número de candidatos e de pessoas envolvidas na aplicação da prova podemos afirmar que o vestibular foi um sucesso”, ponderou a diretora de Concursos e Vestibulares da Unemat, professora Rose Kelly dos Santos Martínez Fernandez.

Leia Também:  São Paulo registra mais dois casos de varíola dos macacos

Para garantir a tranquilidade do processo, 1.579 colaboradores atuaram nos 42 locais de aplicação de provas, em diferentes funções, dentre Provas- O vestibular compreende duas fases, ambas realizadas neste domingo em etapa única. As provas mediram conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Os candidatos também tiveram que produzir uma redação, a partir da reflexão de textos ou fragmentos de textos da atualidade.

Provas

O vestibular compreende duas fases, ambas realizadas neste domingo em etapa única. As provas mediram conhecimentos de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Os candidatos também tiveram que produzir uma redação, a partir da reflexão de textos ou fragmentos de textos da atualidade.

Nesta edição, a Unemat disponibiliza 2.420. A Universidade adota sistema de ações afirmativas: todos os cursos destinam 30% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para candidatos pretos ou pardos e 5% para indígenas. As outras 40% das vagas são para ampla concorrência.

Leia Também:  Governadores da Amazônia Legal assinam petição para que recursos da Lava Jato sejam transferido via fundos estaduais

Datas importantes

O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no dia 26 de junho. O candidato poderá interpor recurso, no prazo de até dois dias úteis após a publicação. O gabarito oficial será publicado ao dia 07 de julho.

Já o resultado parcial na primeira fase está previsto para o dia 10 de julho, para consulta individual, no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

Serão selecionados para a correção da prova de redação (segunda fase) somente os candidatos não eliminados, classificados segundo a ordem decrescente da pontuação, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas por curso.

O resultado final será divulgado a partir do dia 11 agosto. O período letivo terá início no dia 4 de setembro, e o curso de Medicina, 28 de novembro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Gestão Emanuel Pinheiro obtém aprovação de mais de 90%

O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Publicados

em

Foto: Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da gestão Emanuel Pinheiro, consolidou na manhã desta terça-feira (7), mais um importante ato de reconhecimento pelo avanço nas ações governamentais de controle social. A administração recebeu  o ‘Selo Ouro’ do Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Em Mato Grosso, apenas oito dos 141 municípios alcançaram o feito na categoria e a capital obteve uma aprovação superior a 92%, com base nos requisitos exigidos. “Os mecanismos de controle social são ferramentas de extrema eficácia à sociedade. Possibilitam que a população, a quem o administrador deve todo seu respeito e empenho, acompanhar, exigir o trabalho e resultados no desenvolvimento da cidade. A conquista dessa premiação evidencia, mais uma vez, o compromisso da gestão, o comprometimento e o zelo pelo erário público”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Representando o prefeito da capital, ao receber a premiação, a Controladora-Geral do Município, Mariana Ribeiro, destacou que a meta da administração Emanuel Pinheiro é conquistar o ‘Selo Diamante’, com a validação de 100% dos critérios estabelecidos.

Leia Também:  Sine oferece 50 vagas para vendedor em quadro com 103 postos de emprego

“Trata-se de um reconhecimento importantíssimo, uma prioridade repassada pelo prefeito Emanuel Pinheiro de fortalecimento do controle social. Estamos muito honrados e felizes em recebê-lo, resultado de um trabalho árduo e contínuo, que nos direciona, com total certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Para o ano que vem, vamos chegar, se Deus quiser, a nota máxima”, declarou.

Participaram da solenidade, o presidente da Corte, o conselheiro José Carlos Novelli e os conselheiros Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo.

O Selo Ouro 

O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB). Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos.

Responsabilidade 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral Municipal (CGM), em novembro de 2022, também conquistou a medalha de ouro no Programa Nacional de Transparência Pública 2022, na categoria Qualidade em Transparência. O Município alcançou o índice de 92,19%, na avaliação, com êxito de 100% em seis, dos 12 grupos de critérios analisados, por meio de fiscalizações no Portal Transparência regional.

Leia Também:  Cuiabá: Tribunal de Contas julga improcedente representação contra a Secretaria de Educação

Por NATHANY GOMES – FONTE: SECOM CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA