DESTAQUE
Várzea Grande vacina idosos em domicílio e acima de 75 anos
DESTAQUE
Da Redação.
Novamente Várzea Grande avança na imunização de sua população contra a COVID-19 e inicia nesta sexta-feira, 05 de março a vacinação em primeira dose para idosos de 75 até 80 anos. Já no sábado, será a vez dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção que não puderam ir aos “Dias D” realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nossa missão não é apenas discutir regras de funcionamento, mas sim buscar soluções, e a que se demonstra mais eficiente neste momento são as vacinas que estão apontando resultados, que é o esperado pela população”, ponderou o prefeito Kalil Baracat reforçando que em Várzea Grande não faltará atendimento médico nem medicamento para quem procurar as unidades de saúde.
Kalil reforçou estar preparado para adquirir vacinas, mas tem encontrado dificuldades de vencer a burocracia. “Infelizmente ainda existem disputas políticas, quando deveria haver unidade de ações para que os efeitos fossem mais prolongados e atendessem a população, que é nossa meta”, explicou o chefe do Executivo Municipal sinalizando que as prioridades aqui, seguindo critérios médicos e técnicos é pela vacinação contra a COVID-19, regras de biossegurança como distanciamento social e uso de máscara, álcool em gel e água e sabão e tratamento intensivo com medicamentos para aqueles contaminados pela enfermidade.
O secretário de Saúde, Gonçalo Barros sinalizou que todos os esforços estão direcionados em conter a pandemia da COVID-19 e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande está cumprindo a risca as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do prefeito Kalil Baracat, aliado com o Governo Mauro Mendes.
“Nós estamos fazendo o enfrentamento da pandemia com os instrumentos que temos. Essa é nossa principal meta. Injunções ou conjecturas políticas em nada ajudam, por isso, estamos focados na vacinação e principalmente em dar transparência e efetividade as medidas necessárias para atender a população”, disse Gonçalo Barros.
Ele informou ainda que além da vacinação amanhã no drive thru no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG e da brigada de atendimento no sábado, que pode se estender também no domingo para cumprir a meta de vacinação daqueles idosos acamados, que vivem sozinhos ou com dificuldades de locomoção, no próximo dia 09 de março, terça-feira, idosos já vacinados com a CoronaVac com a primeira dose em 13 de fevereiro vão receber a segunda dose, dentro do prazo previsto pelo fabricante da vacina que é entre 14 a 28 dias da primeira aplicação.
“Temos resguardada a vacinação de todos em Várzea Grande, ou seja, quem recebeu a primeira dose, pode ter a certeza de que temos em estoque a segunda dose guardada para se cumprir os prazos estabelecidos pelos fabricantes. Esta é uma decisão do prefeito Kalil Baracat para não se perder”, frisa o secretário.
O prefeito Kalil Baracat sinalizou como importante o foco das decisões estarem voltadas para o controle da pandemia evitando a proliferação da COVID-19 e aproveitou para fazer um agradecimento especial para os profissionais.
“Aliás gostaria de expressar meu reconhecimento e respeito para com os profissionais de saúde que se dedicam diuturnamente para salvar vidas humanas, assim como aqueles outros profissionais da segurança pública, da fiscalização, da área social, enfim todos que trabalham em prol de uma Várzea Grande melhor e mais humana para com sua gente”, disse Kalil Baracat.
Foto: Secom-VG
DESTAQUE
Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro
Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).
Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”
Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.
A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.
O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”
Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.
“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.
Ver essa foto no Instagram
-
Cidades2 dias atrásPrefeito de Brasnorte é acusado de efetuar disparos de arma de fogo próximo a bar
-
Claro e Escuro5 dias atrásWanderley Cerqueira sai em defesa de Samir Japonês e tensiona evento
-
Variedades3 dias atrásOnça-pintada é símbolo de resistência no dia 12 de novembro, dia do Pantanal
-
Saúde3 dias atrásCuiabá conclui avaliação nutricional de mais de 3,5 mil crianças da rede pública
-
Polícia5 dias atrásHomem é preso suspeito de tentar matar a própria mãe com pé de cabra
-
Judiciário5 dias atrásPrefeitura de Várzea Grande é alvo de denúncia por licitação milionária
-
Polícia5 dias atrásAdolescente de 15 anos atropela menina de 11 durante perseguição policial
-
Política4 dias atrásSardinha afirma: “Abro mão da indicação se o cargo valer mais que o povo”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login