DESTAQUE
Várzea Grande lança campanha do IPTU 2017 com 20% de desconto
DESTAQUE
Da Redação/Assessoria
A prefeitura de Várzea Grande lançou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 – “Em Várzea Grande seu IPTU volta para você e beneficia a todos”, com 20% de desconto para aqueles que se encontram sem débitos com a municipalidade.
A partir deste lançamento todos os contribuintes poderão acessar ao Portal da Prefeitura, por meio do endereço eletrônico (http://www.varzeagrande.mt.gov.br) onde poderão emitir os boletos com o IPTU. O tributo vence no dia 30 de maio, tanto para quem optar pelo pagamento em cota única ou para pagamento parcelado do primeiro vencimento.
O secretário de Gestão Fazendária, João Benedito Gonçalves Neto, pontua aos contribuintes que pagarem até o dia 30 de maio em cota única, e estiverem em dia com o IPTU, terão 20% de desconto. Já os que optarem pelo pagamento à vista até o vencimento, mas possuírem débitos anteriores, terão 5% de desconto. “Para o exercício 2017, Várzea Grande manteve a mesma Planta Genérica de Valores, não reajustou percentuais. Houve apenas a reposição inflacionária correspondente ao ano passado, em torno de 6%”.
Como completa, “seguimos a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos em apertar o cerco aos inadimplentes, com constantes fiscalizações e cobranças e não aumentar a carga tributária sobre os bons pagadores”.
Neto destaca que com os avanços em infraestrutura que estão sendo registrados por todos os cantos da cidade, a população tem a certeza de que o IPTU está sendo bem aplicado e retornando em benefícios para a cidade e para eles mesmos.
“O IPTU é uma das mais importantes fontes de renda para o Município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios à população. A receita oriunda do IPTU tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, destinando receita para saúde, educação, limpeza pública e outras áreas de interesse público. E as realizações estão se concretizando em Várzea Grande e vamos coroar esses 150 anos de Fundação com uma série de obras e serviços que vão melhorar e fazer a diferença na vida da população”, reforça o secretário de Gestão Fazendária.
CANAIS – Ainda como explica o secretário, os Correios seguirão com a entrega dos carnês do IPTU para os contribuintes com imóveis edificados, os chamados prediais. “Por isso estamos disponibilizando canais alternativos para que os proprietários e contribuintes, inclusive de terrenos, possam ter acesso às guias e assim, regularizem a situação tributária junto ao Fisco Municipal”.
Como explica o Coordenador de Cadastro da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, Vicente Gomes Lacerda, serão ao todo 150 mil guias disponibilizados nessa campanha, considerando terrenos e construções.
Além do Portal (http://www.varzeagrande.mt.gov.br), as guias podem ser solicitadas no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), que funciona no Paço Municipal das 8h às 17h, no posto de atendimento da Secretaria na Administração Regional do Cristo Rei, das 8h às 17, e no Ganha Tempo no Várzea Grande Shopping.
“Para não correr o risco de perder o prazo para o desconto, para esclarecimentos de qualquer inconsistência, estamos lançando a campanha no Portal do Município com tempo hábil para que o contribuinte tenha condições, até mesmo, de regularizar sua situação, caso esteja inadimplente, e possa usufruir dos benefícios dos 20% para o pagamento em cota única”, reforça o secretario Neto.
CONDIÇÕES – O Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso do dia 30 de dezembro de 2016 publicou a Lei Complementar nº 4.179/2016 que trouxe as regras sobre o lançamento do IPTU 2017.
O documento sancionado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos fixa prazos de vencimento, formas de pagamento, descontos e todas as informações necessárias ao contribuinte várzeagrandense.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, o IPTU será pago sem desconto, mas em até seis parcelas mensais e consecutivas, com o pagamento da primeira parcela até 30 de maio de 2017. Nenhuma parcela poderá ser inferior ao valor equivalente a 03 (três) UPF/VG – Unidade Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande, que atualmente soma R$ 82,23, já que desde 1º de janeiro a UPF está cotada em R$ 27,41.
Os boletos podem ser pagos até a data de vencimento em qualquer agência bancária ou terminais de autoatendimento.
O Coordenador de Cadastro, Vicente Lacerda, lembra que os contribuintes com IPTU de anos anteriores vencidos, até 2016, por exemplo, podem procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) para regularizar os débitos com ate 80% de descontos sobre juros e multas.
EMISSÃO – Ao acessar a página www.varzeagrande.mt.gov.br, o contribuinte terá a sua frente um banner. Clica nele e imediatamente o site oferecerá as opções de pesquisa sobre o imposto, que pode ser feita via CPF, CNPJ ou inscrição imobiliária. Ao informar o número, o contribuinte terá acesso ao histórico e opta pelo exercício que vai pagar e a forma de quitação, se à vista ou parcelada. A escolha permite emissão e impressão da guia/boleto, que pode ser paga até o dia 30 de maio em qualquer rede bancária, terminais de autoatendimento, celular e internet banking.
DESTAQUE
Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME
O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT
A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.
De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.
A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo, e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.
“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.
Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.
“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.
Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.
-
Variedades6 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Economia6 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
-
Economia6 dias atrás
INFLAÇÃO DO PAÍS FICOU ACIMA DA META POR 8 VEZES
-
Polícia5 dias atrás
GOVERNO INVESTE EM CONSTRUÇÃO DE VILAS RESIDENCIAIS PARA PM EM MATO GROSSO
-
CARROS & MOTOS4 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Saúde6 dias atrás
VÁRZEA GRANDE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DO MEIO AMBIENTE
-
Polícia1 dia atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Esporte5 dias atrás
Participação de primeira gestora municipal foi um dos marcos dessa edição
Você precisa estar logado para postar um comentário Login