DESTAQUE
Várzea Grande lança campanha do IPTU 2017 com 20% de desconto
DESTAQUE

Da Redação/Assessoria
A prefeitura de Várzea Grande lançou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2017 – “Em Várzea Grande seu IPTU volta para você e beneficia a todos”, com 20% de desconto para aqueles que se encontram sem débitos com a municipalidade.
A partir deste lançamento todos os contribuintes poderão acessar ao Portal da Prefeitura, por meio do endereço eletrônico (http://www.varzeagrande.mt.gov.br) onde poderão emitir os boletos com o IPTU. O tributo vence no dia 30 de maio, tanto para quem optar pelo pagamento em cota única ou para pagamento parcelado do primeiro vencimento.
O secretário de Gestão Fazendária, João Benedito Gonçalves Neto, pontua aos contribuintes que pagarem até o dia 30 de maio em cota única, e estiverem em dia com o IPTU, terão 20% de desconto. Já os que optarem pelo pagamento à vista até o vencimento, mas possuírem débitos anteriores, terão 5% de desconto. “Para o exercício 2017, Várzea Grande manteve a mesma Planta Genérica de Valores, não reajustou percentuais. Houve apenas a reposição inflacionária correspondente ao ano passado, em torno de 6%”.
Como completa, “seguimos a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos em apertar o cerco aos inadimplentes, com constantes fiscalizações e cobranças e não aumentar a carga tributária sobre os bons pagadores”.
Neto destaca que com os avanços em infraestrutura que estão sendo registrados por todos os cantos da cidade, a população tem a certeza de que o IPTU está sendo bem aplicado e retornando em benefícios para a cidade e para eles mesmos.
“O IPTU é uma das mais importantes fontes de renda para o Município, quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios à população. A receita oriunda do IPTU tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes, destinando receita para saúde, educação, limpeza pública e outras áreas de interesse público. E as realizações estão se concretizando em Várzea Grande e vamos coroar esses 150 anos de Fundação com uma série de obras e serviços que vão melhorar e fazer a diferença na vida da população”, reforça o secretário de Gestão Fazendária.
CANAIS – Ainda como explica o secretário, os Correios seguirão com a entrega dos carnês do IPTU para os contribuintes com imóveis edificados, os chamados prediais. “Por isso estamos disponibilizando canais alternativos para que os proprietários e contribuintes, inclusive de terrenos, possam ter acesso às guias e assim, regularizem a situação tributária junto ao Fisco Municipal”.
Como explica o Coordenador de Cadastro da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, Vicente Gomes Lacerda, serão ao todo 150 mil guias disponibilizados nessa campanha, considerando terrenos e construções.
Além do Portal (http://www.varzeagrande.mt.gov.br), as guias podem ser solicitadas no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), que funciona no Paço Municipal das 8h às 17h, no posto de atendimento da Secretaria na Administração Regional do Cristo Rei, das 8h às 17, e no Ganha Tempo no Várzea Grande Shopping.
“Para não correr o risco de perder o prazo para o desconto, para esclarecimentos de qualquer inconsistência, estamos lançando a campanha no Portal do Município com tempo hábil para que o contribuinte tenha condições, até mesmo, de regularizar sua situação, caso esteja inadimplente, e possa usufruir dos benefícios dos 20% para o pagamento em cota única”, reforça o secretario Neto.
CONDIÇÕES – O Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso do dia 30 de dezembro de 2016 publicou a Lei Complementar nº 4.179/2016 que trouxe as regras sobre o lançamento do IPTU 2017.
O documento sancionado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos fixa prazos de vencimento, formas de pagamento, descontos e todas as informações necessárias ao contribuinte várzeagrandense.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, o IPTU será pago sem desconto, mas em até seis parcelas mensais e consecutivas, com o pagamento da primeira parcela até 30 de maio de 2017. Nenhuma parcela poderá ser inferior ao valor equivalente a 03 (três) UPF/VG – Unidade Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande, que atualmente soma R$ 82,23, já que desde 1º de janeiro a UPF está cotada em R$ 27,41.
Os boletos podem ser pagos até a data de vencimento em qualquer agência bancária ou terminais de autoatendimento.
O Coordenador de Cadastro, Vicente Lacerda, lembra que os contribuintes com IPTU de anos anteriores vencidos, até 2016, por exemplo, podem procurar o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) para regularizar os débitos com ate 80% de descontos sobre juros e multas.
EMISSÃO – Ao acessar a página www.varzeagrande.mt.gov.br, o contribuinte terá a sua frente um banner. Clica nele e imediatamente o site oferecerá as opções de pesquisa sobre o imposto, que pode ser feita via CPF, CNPJ ou inscrição imobiliária. Ao informar o número, o contribuinte terá acesso ao histórico e opta pelo exercício que vai pagar e a forma de quitação, se à vista ou parcelada. A escolha permite emissão e impressão da guia/boleto, que pode ser paga até o dia 30 de maio em qualquer rede bancária, terminais de autoatendimento, celular e internet banking.

DESTAQUE
Partiu hoje um amigo querido: José Arley Lopes
Amigos nunca partem: apenas se desligam temporariamente do nosso convívio…

Imagine alguém sempre bem-humorado, dotado de perspicácia para perceber detalhes que passam ao largo da maioria das pessoas; imagine, na sequência, um sujeito com firme disposição solidária, como se cumprisse plantão permanente, zeloso pelo bem dos amigos e parentes…
Complementem tal busca imaginária ao visualizá-lo colocando apelidos marcantes naqueles com os quais interage cotidianamente. Acréscimo importante.
Mais ainda: transformem o improvável vivente em um ser humano excepcional, preocupado em ir à luta com o intuito de sobreviver dignamente. Imaginaram?
###
Pessoas assim existem, sim, por maior que sejam as dúvidas! E uma delas partiu hoje. Trata-se do meu companheiro de longos anos de convívio em Montes Claros-MG, José Arley Lopes.
Há anos, de forma intensiva, José Arley lutava contra um câncer impiedoso, doença originária da próstata.
Após se alastrar pelo corpo do amigo, o câncer conseguiu vencer a longa queda de braço travada entre a vida e a morte, levando Arley a descansar precocemente.
José Arley foi daqueles amigos inesquecíveis, apesar de décadas de desencontro físico. Mas nunca deixou de fazer parte das minhas lembranças dos tempos felizes de MOC. Tantas noites e dias divertidos!
Parece que ainda o vejo andando sorridente pela Praça da Matriz, rumo à antiga casa de dona Ana Lopes. E já chamava os conhecidos por apelidos arquitetados ladinamente…
Tais apelidos – tema que já abordei no FACEBOOK – vão permanecer incólumes. O amigo José Arley possuía o dom de apelidar implacavelmente quem quer que fosse.
Incrível como conseguia escolher nomes improváveis, mas todos pegavam que nem cola bombástica, para desespero das vítimas. A relação é bem extensa em Montes Claros…
Também não escapei de ser apelidado: ao me encontrar nas ruas, antes mesmo do tradicional aperto de mãos, Arley ensaiava gestos de golpes de Kung Fu, alusão ao esporte de karatê que eu praticava na época, idos dos anos 70.
“Iôoo, Iáaa” – gritava alto. Daí, pra ser apelidado de “João Iô”, foi um pulo…
Meu pai também entrou na incessante roda de troca-nome: “Carlão Rapadura”. Meu irmão mais velho, José Antônio, passou a ser “Popotinha”.
Certos apelidos aos parentes eram comentados apenas às escondidas, em função do humor limitado das vítimas.
Enquadra-se nessa lista os saudosos Vicente e Moacir Lopes, tios de J.A, e também sisudas tias. Nem arrisco mencionar seus nomes…
Alguns primos também penam com apelidos emplacados pelo amigo José Arley: é o caso dos irmãos Ricardo (“Jegaço”) e Vinícius Lopes (“Pela Jegue”).
Nem sei exatamente como, o próprio José Arley ganhou apelido estratosférico: “Zé Bucânia”. Suspeito que ele mesmo tenha se apelidado…
José Arley ainda protagonizou passeios memoráveis no Pentáurea Clube, igualmente garantindo almoço grátis no clube campestre e outras mordomias.
Para tanto, fez amizade com garçons e dirigentes do balneário. Até hoje tenho saudades daquela comida deliciosa…
###
Enfim, é mais um companheiro que parte, e confesso ser difícil me conformar com isso. Só desejo que continue [no plano celestial] a encantar os novos amigos com seu jeitão irônico e tão simpático: não tenho dúvidas de que o Paraíso é sua próxima parada!
Quanto à Praça Doutor Chaves, a popular Praça da Matriz, por onde José Arley andava costumeiramente, ganhou, a partir de hoje, mais um anjo de luz a perambular pelas suas alamedas…
João Carlos de Queiroz, jornalista
-
Política2 dias atrás
Madrinha da causa social, primeira-dama Virginia Mendes comemora natalício
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Civil cumpre busca e procura por suspeito de homicídio de advogado em Arenápolis
-
Política7 dias atrás
Governador agradece policiais que atuaram em Confresa: “Demonstraram que bandido não tem vida fácil em MT”
-
Política3 dias atrás
Deputado Cattani e o vereador Ademir, de Rosário Oeste: parlamentares têm algo em comum
-
Polícia4 dias atrás
Homem é preso por maltratar filha com deficiência intelectual
-
Polícia4 dias atrás
Forças de segurança prendem três pessoas e impedem invasão de terras em Poxoréu
-
Polícia4 dias atrás
Rotam prende suspeito de roubar e ameaçar taxista e recupera veículo
-
Polícia3 dias atrás
IML busca familiares de homem morto em Várzea Grande para liberação de corpo
Você precisa estar logado para postar um comentário Login