VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Várzea Grande investe na melhora do ensino da Rede Pública

Publicado em

DESTAQUE

Meta da Administração Municipal é obter resultados mais positivos das avaliações aplicados pelo Ministério da Educação

 

Da Redação

 

Várzea Grande vai perseguir um nível de excelência para os alunos da Rede Pública Municipal que já são avaliados através de provas como do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, da Prova Brasil e da Provinha Brasil que são aplicadas pelo Ministério da Educação através do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB do Instituto Nacional de Estudso e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

“Os recursos aplicados na Educação Pública em Várzea Grande e que superam o mínimo legal de 25%, tem obrigatoriamente que apresentar resultados positivos e isto somente será possível se os nossos alunos obtiverem uma formação melhor que os prepare para o futuro e para o mercado de trabalho”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos sinalizando que a escola em Várzea Grande tem que ser a porta de entrada para o mundo profissional dos homens e mulheres do amanhã.

Para atingir o nível de excelência pretendido, a Rede Pública Municipal vai integrar ainda mais toda a comunidade escolar e os pais de alunos, controlar de perto a lição de casa oferecendo aulas de reforço, incentivar e estimular os professores e aproveitar parcerias com os Governos Estadual e Federal, medidas está adotada pela secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Várzea Grande e que já refletem positivamente no desempenho escolar dos alunos.

Lucimar Sacre de Campos lembrou que o setor educacional em Várzea Grande está recebendo este ano mais de R$ 100 milhões em investimentos e não é apenas em obras de sete novas escolas (quatro municipais e três estaduais que estão criando 5 mil novas vagas), mas em várias ações educacionais e efetivamente importantes como o fato da capacitação dos professores da Rede Pública Municipal.

Leia Também:  Governo homologa resultado de licitação para asfaltar bairros em Cuiabá

Acompanhando de perto as ações educacionais, a prefeita Lucimar Sacre de Campos e secretário de Educação, Sílvio Fidelis desejam reforçar estes critérios de avaliação junto aos alunos da rede pública para que os mesmos obtenham o nível de excelência pretendido.

“A nossa preocupação é aumentar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de nossos alunos, e para que isso aconteça é necessário o envolvimento da comunidade escolar como um todo, principalmente, no acompanhamento diário de nossos diretores e coordenadores. Esta é uma missão que temos cobrado sistematicamente. O acompanhamento de perto de todas as ações e serviços que estão sendo implantadas no setor educacional para que isto reflita positivamente no resultado final, que é dar uma educação de qualidade e aperfeiçoar as práticas pedagógicas”, disse a prefeita.

Lucimar Sacre de Campos vistoriou três escolas da Rede Pública Municipal.  Na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Honorato Pedroso de Barros”, localizada no Água Vermelha, conferiu as notas finais dos alunos. “É surpreendente a evolução que os alunos desta unidade estão tendo e, o percentual das notas comprova que o ensino tem melhorado. Este é o resultado que queremos alcançar em toda a rede municipal, por isso não estamos medindo esforços para investir no setor e na força humana que são professores e técnicos”, disse.

A diretora da escola, Marilene Silva, disse que os alunos da instituição já estão se preparando para as o certame “Prova Brasil”, que será realizado no mês de novembro. “Em 2015 ficamos em 6º lugar na classificação das escolas da Rede Municipal, porém a nossa aluna Maria Clara Camargo, obteve a maior nota da avaliação feita na disciplina de redação. Neste ano de 2017, queremos melhorar o nosso ranking e para isso estamos trabalhando bastante no aprendizado das disciplinas para conseguir um melhor resultado”, informou.

Leia Também:  Covid-19: Kim diz que Coreia do Norte vive "grande turbulência"

No São Mateus, a prefeita e o secretário de Educação, Silvio Fidélis, acompanharam também a evolução das notas obtidas pelos alunos das escolas “Abdala José de Almeida” e “Júlio Correia”.

“As duas unidades também tiveram evolução das notas mensais, e o ensino público adotado por esta administração tem tido uma boa aceitação do alunado. Uma das medidas adotadas pelo município é a implantação do projeto Escola em Tempo Ampliado E.T.A, onde o aluno que mantém notas abaixo da média está recebendo aulas de reforço e a partir do momento em que são inseridos no programa, tem melhorado o rendimento escolar. Nosso desejo e ampliar ainda mais esse programa e beneficiar um maior número de estudantes”, destacou a prefeita.

O secretário Silvio Fidelis disse que nas visitas in loco são avaliadas todas as ferramentas de gestão escolar tanto o que compõem a grade curricular, como também a forma de ensinar, de cuidar dos alunos e a qualidade no preparo da merenda escolar. “Nesses ultimo anos temos avançado, só para este ano estamos investindo cerca de R$ 100 milhões na aplicação de infraestrutura, como reconstrução e construção de novas unidades escolares e 14 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Além disso, estamos investindo em capacitações, compra de uniformes escolares, de material didático, e equipamentos necessários para o desenvolvimento do ensino público da Rede Municipal”, completou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Projeto oferece 100 vagas gratuitas para oficinas de balé clássico

As inscrições serão realizadas de forma presencial até 10 de fevereiro, no Shopping Goiabeiras.

Publicados

em

Foto - Alexandre Hudson

O projeto ‘Dança – uma oportunidade de aprendizado’ está com inscrições abertas para 100 vagas gratuitas em oficinas de balé clássico, que serão realizadas em Cuiabá. Podem participar crianças, adolescentes e jovens de famílias que recebem até um salário mínimo. As inscrições serão realizadas de forma presencial até 10 de fevereiro, no Shopping Goiabeiras.

O projeto tem patrocínio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). É realizada pela Companhia das Artes e Associados – Cidarta, e inclui a participação na 15ª Mostra de Dança de Mato Grosso, que será realizada este ano em Cuiabá. Além das oficinas, os alunos também recebem o uniforme de balé e figurinos de dança para uso durante o espetáculo de encerramento das atividades.

Para participar, além da renda familiar de até um salário mínimo, os candidatos também precisam comprovar matrícula em escola pública e ter disponibilidade para participar das aulas entre 13 de fevereiro e 13 de maio. As oficinas serão realizadas no período vespertino, e os selecionados não precisam ter conhecimentos de dança.

Leia Também:  Primeiro leilão online do Hospital de Câncer acontece hoje

Depois das inscrições, os candidatos participarão de uma seleção final que será realizada de 11 a 13 de fevereiro. As aulas ocorrerão na sequência e seguem até 13 de maio, quando os alunos irão participar de uma apresentação gratuita ao público, no Shopping Goiabeiras.

####
Inscrições presenciais para oficinas gratuitas de balé clássico
Prazo: até 10 de fevereiro
Local: Companhia das Artes e Associados – Cidarta, localizada no primeiro piso do Shopping Goiabeiras, em Cuiabá

Mais informações: (65) 99943-7748 (whatsapp) e telefone 3322-2426

Foto: Alexandre Hudson

FONTE – SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA