PODA EM CUIABÁ
Setor de poda de árvores da Limpurb com média mensal de mil procedimentos
O trabalho é executado por meio de quatro equipes que, diariamente, são distribuídas pelas regiões da cidade
DESTAQUE

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) finalizou o ano de 2022 como uma média mensal de mil procedimentos de poda e corte responsável de árvores realizados em espaços públicos da Capital. O trabalho é executado por meio de quatro equipes especializadas que, diariamente, são distribuídas pelas regiões da cidade.
“Fazemos a remoção de galhos enfermos, redução de copa, além do corte. São priorizadas árvores que representam risco de causar danos humanos ou materiais. Quando há interferência na rede elétrica, acionamos a concessionária e, em situações de urgência, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Considerado fundamental para conservação e melhoria da paisagem urbana, os serviços são feitos, minimizando os riscos parciais ou integrais de árvores e galhos. No caso da poda, a ação consiste na retirada de galhos, em função de fatores como a própria saúde da árvore e desobstrução de sinalização viária.
Já o corte trata-se de um procedimento de remoção completa da árvore, por meio do uso de motosserra e equipamentos similares. Essa atividade somente é executada após vistoria de engenheiros ambientais, comprovando tecnicamente que a árvore está condenada ou com possibilidade de gerar riscos à população.
O coordenador técnico de Limpeza Urbana, Valmir Molina, enfatiza ainda que tanto a poda como o corte são feitos seguindo as determinações da Lei Complementar 004/92 e do Decreto Municipal 5.144/2012. Ele destaca ainda que a atuação da Limpurb ocorre exclusivamente em vias e logradouros públicos.
“Esse trabalho feito corretamente contribui para o desenvolvimento saudável das árvores e com melhoria da arborização da cidade. É importante lembrar que, conforme a legislação, a Limpurb é responsável pela arborização pública. Na frente de imóveis particulares, por exemplo, cabe ao proprietário adotar as medidas necessárias”, pontua Molina.

DESTAQUE
Coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande é condecorada
A honraria da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição

A Defesa Civil de Várzea Grande, por meio de sua coordenadora Cristiane Lima Prado, foi agraciada com a Medalha do Mérito “Engenheiro Domingos Iglesias Valério”, pelos relevantes serviços prestados ao sistema estadual de proteção e defesa civil. A honraria foi entregue na última terça-feira (24), pelo secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel bombeiro militar César Viana de Brum, e foi publicada como Decreto nº 1.550, de 29 de novembro de 2022, assinado pelo governador Mauro Mendes.
“Fiquei muito honrada e estou muito satisfeita e orgulhosa por poder representar o Município de Várzea Grande. Eu estou na Defesa Civil desde 2019 e a gente vem em parceria com a Defesa Civil do Estado e sempre em contato com os municípios próximos para poder fazer o nosso trabalho”, afirma Cristiane Prado.
A medalha de honra ao mérito da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar os integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição. Em Várzea Grande, a Defesa Civil é regulamentada pela Lei Municipal nº 4.098/2015, que determina que compete a ela, dentre outras atribuições, “adotar medidas de planejamento e execução das operações, especialmente nas situações que impliquem desastres, estados de emergência e calamidade pública, com a possibilidade de ocorrência de sinistros que importem em danos a bens pessoais, estabelecendo parcerias e convênios com outros entes estaduais e federais visando a prevenção e controle de desastres”.
“Nós fazemos o trabalho preventivo, mas, a nossa maior demanda são as questões dos sinistros que ocorrem, normalmente, quando tem muita chuva, vendaval, intempéries da natureza, em que estamos sempre disponíveis 24 horas por dia para fazer o atendimento”, explica a coordenadora.
O secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira, parabenizou Cristiane Prado e demais servidores da Defesa Civil municipal pela distinção. “É importante porque reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido por parte da Defesa Civil municipal, que é muito conclamada pela população por conta das características do município, que tem muitas áreas de preservação permanente, muitas áreas de risco. E a nossa Defesa Civil é linkada com as Defesas Civis do Estado e Nacional”, afirma.
Fonte: SECOM VG
-
Polícia7 dias atrás
Sema-MT e Batalhão Ambiental reforçam fiscalização nos últimos 10 dias de pesca proibida
-
Polícia7 dias atrás
PM prende homem com R$ 31,7 mil em dinheiro e 1,8 kg de ouro
-
Educação7 dias atrás
Alan Porto vai participar de evento com ministros e secretários de Educação da América Latina
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil cumpre busca e apreensão na casa de investigado
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Civil devolve para mãe menino abandonado pelo pai durante jogo
-
Esporte7 dias atrás
Governo Mauro Mendes já investiu R$ 7 milhões para incentivar atletas
-
Política6 dias atrás
Botelho e Max buscam alinhamento para composição da Mesa
-
Mundo5 dias atrás
Cúpula da Celac termina com destaque para volta do Brasil ao bloco