VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PEDRA 90

Setasc realiza serviços de cidadania no Mutirão Social e Comercial

O Sine participa do evento com a realização do cadastro e a atualização dos dados para quem está em busca de uma vaga de emprego.

Publicado em

DESTAQUE

Divulgação SECOM MT

Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Procon Estadual e da Secretaria Adjunta de Direito Humanos, participam do 1° Mutirão Social e Comercial no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O evento começou nesta quinta-feira (9) e prosseguirá até sexta-feira (10). O Procon, o Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) e servidores da pasta de Direitos Humanos estão no bairro orientando e realizando serviços públicos aos moradores.

De acordo com a secretária-adjunta interina de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores, Valquíria Souza, o Procon Estadual sempre participa de ações sociais como essa do Pedra 90. “A presença do órgão de Defesa do Consumidor é importante para levar o conhecimento do direito do consumidor até a população mais carente e que mora distante do centro da capital. Esta é uma grande oportunidade para que de fato o órgão esteja mais próximo da população”.

Divulgação SECOM MT

A equipe da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos participa da ação realizando a plastificação de documentos e a solicitação da segunda via de certidões de nascimento, de casamento e de óbito. Os documentos que forem solicitados durante os dois dias do mutirão terão um prazo de 60 a 90 dias para serem entregues ao organizador do mutirão, responsável pela entrega dos mesmos aos solicitantes.

Tatiane Silva, moradora do bairro Pedra 90, acredita que ações como esta deveriam ocorrer com frequência, pois beneficia a população. “Eu mesma, além de plastificar meus documentos, já aproveitei para solicitar a segunda via da minha certidão de nascimento”, concluiu.

O Sine participa do evento com a realização do cadastro e a atualização dos dados para quem está em busca de uma vaga de emprego. “Através das buscas no sistema, e surgindo vaga de emprego, o Sine entrega uma carta de encaminhamento para o trabalhador participar do processo seletivo”, explica Selma Magalhães, técnica de Desenvolvimento Econômico e Social da Setasc.

Divulgação SECOM MT

A equipe do Sine dá orientações para o saque do seguro desemprego, informando quais os documentos para habilitá-lo, e ainda como obter a carteira de trabalho digital.

O Mutirão Comercial é uma ação dos comerciantes do bairro Pedra 90 e acontece na praça principal Ana Martinha, na Avenida Newton Rabello de Castro, do bairro Pedra 90, 403, com atendimento das 09h às 17h.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DESTAQUE

Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro

Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

Publicados

em

Reprodução / Redes sociais

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).

Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”

Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.

A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.

O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”

Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.

“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA