VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Semana de Enfermagem é realizada no Pronto-Socorro de Várzea Grande

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande promove até o dia 02 de junho a Semana da Enfermagem em homenagem ao Dia do Enfermeiro (12) e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20), comemorados neste mês de maio. A abertura das atividades que incluem treinamentos, palestras e intercâmbio de conhecimento entre os profissionais que atuam no Pronto-Socorro de Várzea Grande e acadêmicos do curso de enfermagem, ocorreu nessa segunda-feira (29), com a presença dos secretários municipais de Saúde, Diógenes Marcondes, de Assuntos Estratégicos Jayme Veríssimo de Campos e de Governo César Alberto de Miranda.

O evento é  uma realização da Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria Administrativa do Pronto-Socorro Municipal, da Superintendência de Enfermagem e Coordenação de Enfermagem do Pronto-Socorro em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o Centro de Ensino Médico Técnico Mato-grossense (Cetem) e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) que realizarão as palestras e cursos. 

“Esta série de atividades e palestras são voltadas para a qualificação e atualização dos profissionais da área de saúde visando oferecer uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário de Saúde Diógenes Marcondes, se referindo à importância dos profissionais da enfermagem na assistência em saúde dispensada aos pacientes. “A sensibilidade da enfermagem faz a diferença. Ao cuidar dos pacientes esses profissionais humanizam o atendimento, gestos que fazem a diferença no dia a dia. Espero que seja uma semana de aprendizado, atualização e também de reflexão para cada um sobre como está dedicando parte de sua vida para atender as pessoas”, pontuou o gestor ao parabenizar e elogiar os profissionais da enfermagem que atuam não só no Pronto-Socorro, mas em todas as unidades que integram a Atenção Básica, secundária e terciária da Saúde em Várzea Grande. 

Leia Também:  Casal é preso acusado de receptação e formação de quadrilha

Diógenes observou também que a demanda de pacientes nas unidades do SUS em Várzea Grande têm aumentado de forma expressiva, principalmente no atual cenário econômico, onde muitas pessoas que tinham planos de saúde privados estão buscando atendimento na rede pública. “Para atendermos essa demanda crescente de pacientes temos que estar preparados, mas sem deixar de cumprir os protocolos e regras internas que precisam ser seguidas em qualquer unidade de saúde. A reforma do Pronto-Socorro e das policlínicas faz parte dessa preocupação em garantir a excelência na assistência em saúde prestada por nós. Isso melhora as condições não somente para quem é atendido, mas também para o trabalhador dessas unidades de saúde. Significa humanização para o trabalhador e para os usuários do SUS. A atual gestão trabalha para garantir o atendimento completo com exames, insumos, medicamentos e toda assistência técnica necessária aos pacientes que procuram o Pronto-Socorro Municipal ou qualquer outra unidade de saúde do nosso município”, ressaltou.

Representando a prefeita Lucimar Campos, o secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos, afirmou que, “mais do que promover a reforma geral da estrutura física do Pronto-Socorro, comprar equipamentos novos e garantir insumos e medicamentos, a atual gestão preza pela humanização e pelo bom atendimento para todo e qualquer paciente que procura serviços de saúde do Município. É louvável a iniciativa da Secretaria de Saúde em promover essa semana de capacitação para os profissionais que atendem o nosso povo. É assim que se faz quando está preocupado em garantir qualidade de atendimento aos pacientes. Quando é bem atendido o cidadão se sente tratado com dignidade. É assim que a prefeita Lucimar quer ver a população: bem atendida em uma cidade melhor e mais humana para se viver”, declarou o secretário. 

Leia Também:  Secretaria seleciona Assistentes de Alfabetização Voluntários para o Programa Mais Alfabetização

A diretora de Humanização do Hospital e Pronto-Socorro, Jacqueline Bianchini Miliose, explica que a Semana de Enfermagem é voltada para a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem com atividades em todos os turnos (de manhã, tarde e noite). “São palestras ministradas por profissionais que trabalham no Pronto-Socorro e também parceiros para discorrer sobre cuidados e segurança com o paciente, entre outros temas. Todas as palestras estão voltadas para a qualidade do serviço de assistência prestado por nós aos pacientes. A proposta da coordenação de Enfermagem do Pronto-Socorro é continuar desenvolvendo essas ações de educação continuada, com palestras de capacitação, atualização sempre voltadas para a qualidade da assistência, e claro, para a qualidade de trabalho aos profissionais da saúde.”, observa.

A programação da Semana de Enfermagem será encerrada dia 02/06, com uma feira na qual os profissionais do hospital que desenvolvem atividades de artesanato junto aos pacientes poderão expor e vender suas criações para a comunidade. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Lucimar autoriza obras de nova estação de tratamento de água

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  Homens com passagens criminais são executados na varanda de uma residência em MT

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA