VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Sedec inaugura Centro de Atendimento Empresarial em mais dois municípios

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

Mais duas unidades do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) foram inauguradas em Mato Grosso, no município de Alto Araguaia (418 km de Cuiabá) e em Alto Garças (357 km da Capital), na região Sudeste. Os novos CAEs entraram oficialmente em funcionamento nesta quarta-feira (14.06), às 9h e às 15h, respectivamente.

Com isso, já são 17 centros implantados na atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e restam outros cinco para serem inaugurados, que irão totalizar 72. O trabalho é realizado pelos agentes de desenvolvimento local, pessoas cedidas pelas prefeituras e que recebem capacitação para atuarem.

O foco do atendimento disponibilizado pelo CAE é o Microempreendedor Individual (MEI), ou seja, o micro e pequeno empresário. “Os serviços ofertados pelos Centros de Atendimento Empresarial estão em fase de ampliação, uma vez que se trata de um instrumento de desenvolvimento econômico, pois o CAE, por meio dos agentes de desenvolvimento local (atendentes), passa a ser um articulador da economia no município, indo atrás da regularização do empreendedor e, dessa forma, abrindo perspectiva de mercado para esse trabalhador que, formalizado, pode vender para o Governo”, destacou o secretário-adjunto de empreendedorismo e investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça.

Leia Também:  Batalhão de Trânsito aprende armas e drogas em rodovias estaduais

“Se não fosse o CAE, teríamos dificuldades para resolver as questões. Vai melhorar muito a economia, vai ajudar a desenvolver e fomentar o empreendedorismo. Estamos aptos para realizar abertura e fechamento de empresas e fazer alterações. Nossa expectativa é positiva desde a primeira capacitação que recebemos para operacionalizar”, frisou a agente de desenvolvimento econômico local de Alto Araguaia, Nelci Pio Peron.

Na cidade, já foram cadastrados 10 MEIs, por meio do Centro de Atendimento Empresarial que estava funcionando timidamente desde abril deste ano, aguardando a abertura oficial. No mês de maio, também foi realizada a Semana do MEI.

Segundo Nelci, a procura é grande pelo atendimento no CAE, que funciona na Prefeitura, e os interessados já estão agilizando a documentação para se formalizarem e, assim, ampliarem a atuação no mercado.

Alto Garças

Em Alto Garças, a situação também é promissora. Com cerca de 12 mil habitantes, a cidade tem, segundo as estatísticas, aproximadamente 310 MEIs cadastrados e outros 10 que já procuraram o agente para se formalizarem.  “Com o CAE, vamos levar informações e conhecer a situação desses empreendedores, se estão todos ativos e orienta-los sobre as vantagens de serem formalizados. Agora, com a inauguração, vamos fazer a divulgação em emissoras de rádio e propaganda volante (panfletos) para que procurem o CAE. Muitos querem se regularizar”, pontuou o agente de desenvolvimento local, Leandro Lemes Pereira.

Leia Também:  DRE e GOE deflagram operação nos bairros Pedregal e Jardim Leblon visando o combate ao tráfico de drogas

Outras iniciativas estão previstas, como por exemplo, a realização de cursos e palestras, com apoio do Sebrae-MT, para motivar os empresários. O CAE funciona na Galeria Ruaro, Sala 11, na Avenida 7 de Setembro, Centro.

Cronograma

Ainda faltam cinco CAEs para serem inaugurados, mas que já estão equipados, nos municípios de Juscimeira, Poconé, Lucas do Rio Verde, Juara e Várzea Grande. O de Juscimeira deve ser inaugurado na segunda quinzena de junho e, na sequência, o de Juara. Os demais aguardam definição dos gestores municipais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  DRE e GOE deflagram operação nos bairros Pedregal e Jardim Leblon visando o combate ao tráfico de drogas

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  População de MT pode acompanhar imagens ao vivo das obras da Sinfra

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA