DESTAQUE
Sedec inaugura Centro de Atendimento Empresarial em mais dois municípios
DESTAQUE
Da Redação
Mais duas unidades do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) foram inauguradas em Mato Grosso, no município de Alto Araguaia (418 km de Cuiabá) e em Alto Garças (357 km da Capital), na região Sudeste. Os novos CAEs entraram oficialmente em funcionamento nesta quarta-feira (14.06), às 9h e às 15h, respectivamente.
Com isso, já são 17 centros implantados na atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e restam outros cinco para serem inaugurados, que irão totalizar 72. O trabalho é realizado pelos agentes de desenvolvimento local, pessoas cedidas pelas prefeituras e que recebem capacitação para atuarem.
O foco do atendimento disponibilizado pelo CAE é o Microempreendedor Individual (MEI), ou seja, o micro e pequeno empresário. “Os serviços ofertados pelos Centros de Atendimento Empresarial estão em fase de ampliação, uma vez que se trata de um instrumento de desenvolvimento econômico, pois o CAE, por meio dos agentes de desenvolvimento local (atendentes), passa a ser um articulador da economia no município, indo atrás da regularização do empreendedor e, dessa forma, abrindo perspectiva de mercado para esse trabalhador que, formalizado, pode vender para o Governo”, destacou o secretário-adjunto de empreendedorismo e investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça.
“Se não fosse o CAE, teríamos dificuldades para resolver as questões. Vai melhorar muito a economia, vai ajudar a desenvolver e fomentar o empreendedorismo. Estamos aptos para realizar abertura e fechamento de empresas e fazer alterações. Nossa expectativa é positiva desde a primeira capacitação que recebemos para operacionalizar”, frisou a agente de desenvolvimento econômico local de Alto Araguaia, Nelci Pio Peron.
Na cidade, já foram cadastrados 10 MEIs, por meio do Centro de Atendimento Empresarial que estava funcionando timidamente desde abril deste ano, aguardando a abertura oficial. No mês de maio, também foi realizada a Semana do MEI.
Segundo Nelci, a procura é grande pelo atendimento no CAE, que funciona na Prefeitura, e os interessados já estão agilizando a documentação para se formalizarem e, assim, ampliarem a atuação no mercado.
Alto Garças
Em Alto Garças, a situação também é promissora. Com cerca de 12 mil habitantes, a cidade tem, segundo as estatísticas, aproximadamente 310 MEIs cadastrados e outros 10 que já procuraram o agente para se formalizarem. “Com o CAE, vamos levar informações e conhecer a situação desses empreendedores, se estão todos ativos e orienta-los sobre as vantagens de serem formalizados. Agora, com a inauguração, vamos fazer a divulgação em emissoras de rádio e propaganda volante (panfletos) para que procurem o CAE. Muitos querem se regularizar”, pontuou o agente de desenvolvimento local, Leandro Lemes Pereira.
Outras iniciativas estão previstas, como por exemplo, a realização de cursos e palestras, com apoio do Sebrae-MT, para motivar os empresários. O CAE funciona na Galeria Ruaro, Sala 11, na Avenida 7 de Setembro, Centro.
Cronograma
Ainda faltam cinco CAEs para serem inaugurados, mas que já estão equipados, nos municípios de Juscimeira, Poconé, Lucas do Rio Verde, Juara e Várzea Grande. O de Juscimeira deve ser inaugurado na segunda quinzena de junho e, na sequência, o de Juara. Os demais aguardam definição dos gestores municipais.
DESTAQUE
Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME
O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT
A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.
De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.
A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo, e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.
“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.
Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.
“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.
Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.
-
Variedades6 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Economia6 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
-
Economia6 dias atrás
INFLAÇÃO DO PAÍS FICOU ACIMA DA META POR 8 VEZES
-
Polícia5 dias atrás
GOVERNO INVESTE EM CONSTRUÇÃO DE VILAS RESIDENCIAIS PARA PM EM MATO GROSSO
-
CARROS & MOTOS4 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Saúde6 dias atrás
VÁRZEA GRANDE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA MUNCIPAL DO MEIO AMBIENTE
-
Esporte5 dias atrás
Participação de primeira gestora municipal foi um dos marcos dessa edição
-
Polícia1 dia atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
Você precisa estar logado para postar um comentário Login