Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Representantes da sociedade civil são empossados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
De acordo com a presidente do CMDCA, Gislene Gomes Castro, um dos trabalhos realizados é o de registrar as entidades que atuam com crianças e adolescentes, além de acompanhamento de projetos e programas, sempre primando pelo atendimento aos requisitos previstos em legislação, fiscalização dos conselheiros tutelares do município, dentre outras ações.
DESTAQUE

A secretária de Assistência Social Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, participou na manhã desta sexta-feira (20), da posse de representantes da sociedade civil perante o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Cuiabá. No total, foram empossados 10 representantes da sociedade civil.
A secretária de Assistência, Hellen Ferreira, destacou a importância do CMDCA na definição das políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes e reforçou o trabalho sobre a função do Conselho.
“Trabalhamos em parceria e o papel no Conselho é o de debater, propor, contribuir na construção da melhor política pública. Estamos felizes com essa posse, como novo início e novo ciclo para que possamos entregar o que a população realmente precisa”, destaca Hellen.
De acordo com a presidente do CMDCA, Gislene Gomes Castro, um dos trabalhos realizados é o de registrar as entidades que atuam com crianças e adolescentes, além de acompanhamento de projetos e programas, sempre primando pelo atendimento aos requisitos previstos em legislação, fiscalização dos conselheiros tutelares do município, dentre outras ações.
“O Conselho é extremamente relevante à sociedade. Acompanha todas as demandas referentes às crianças e adolescentes do Município. Por isso, é importante destacar o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social”, explica.
Integram o CMDCA as entidades: Sociedade Hípica Cuiabá, Associação Beneditina da Providência, Obras Sociais Anália Franco, Fundação Fé e Alegria do Brasil – Filial 27, Associação de Promoção Humana e Social, Comitê Pró-Infância, Associação de Amigos da Criança com Câncer de MT, Instituto Sociológico de MT, Instituto CANOPUS, Associação de Centro América de Karatê Shotokan.
Por Júlia Milhomem – Secom-MT

DESTAQUE
Coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande é condecorada
A honraria da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição

A Defesa Civil de Várzea Grande, por meio de sua coordenadora Cristiane Lima Prado, foi agraciada com a Medalha do Mérito “Engenheiro Domingos Iglesias Valério”, pelos relevantes serviços prestados ao sistema estadual de proteção e defesa civil. A honraria foi entregue na última terça-feira (24), pelo secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel bombeiro militar César Viana de Brum, e foi publicada como Decreto nº 1.550, de 29 de novembro de 2022, assinado pelo governador Mauro Mendes.
“Fiquei muito honrada e estou muito satisfeita e orgulhosa por poder representar o Município de Várzea Grande. Eu estou na Defesa Civil desde 2019 e a gente vem em parceria com a Defesa Civil do Estado e sempre em contato com os municípios próximos para poder fazer o nosso trabalho”, afirma Cristiane Prado.
A medalha de honra ao mérito da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar os integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição. Em Várzea Grande, a Defesa Civil é regulamentada pela Lei Municipal nº 4.098/2015, que determina que compete a ela, dentre outras atribuições, “adotar medidas de planejamento e execução das operações, especialmente nas situações que impliquem desastres, estados de emergência e calamidade pública, com a possibilidade de ocorrência de sinistros que importem em danos a bens pessoais, estabelecendo parcerias e convênios com outros entes estaduais e federais visando a prevenção e controle de desastres”.
“Nós fazemos o trabalho preventivo, mas, a nossa maior demanda são as questões dos sinistros que ocorrem, normalmente, quando tem muita chuva, vendaval, intempéries da natureza, em que estamos sempre disponíveis 24 horas por dia para fazer o atendimento”, explica a coordenadora.
O secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira, parabenizou Cristiane Prado e demais servidores da Defesa Civil municipal pela distinção. “É importante porque reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido por parte da Defesa Civil municipal, que é muito conclamada pela população por conta das características do município, que tem muitas áreas de preservação permanente, muitas áreas de risco. E a nossa Defesa Civil é linkada com as Defesas Civis do Estado e Nacional”, afirma.
Fonte: SECOM VG
-
Polícia7 dias atrás
Sema-MT e Batalhão Ambiental reforçam fiscalização nos últimos 10 dias de pesca proibida
-
Polícia7 dias atrás
PM prende homem com R$ 31,7 mil em dinheiro e 1,8 kg de ouro
-
Educação7 dias atrás
Alan Porto vai participar de evento com ministros e secretários de Educação da América Latina
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil cumpre busca e apreensão na casa de investigado
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Civil devolve para mãe menino abandonado pelo pai durante jogo
-
Esporte7 dias atrás
Governo Mauro Mendes já investiu R$ 7 milhões para incentivar atletas
-
Política6 dias atrás
Botelho e Max buscam alinhamento para composição da Mesa
-
Mundo5 dias atrás
Cúpula da Celac termina com destaque para volta do Brasil ao bloco