DESTAQUE
Quatro pessoas são presas em ações realizadas em Rondonópolis
DESTAQUE

Da Redação
Quatro pessoas envolvidas em diferentes crimes foram presas pela Polícia Judiciária Civil, nesta segunda-feira (22.05), em ações de delegacias da Regional de Rondonópolis (212 km ao Sul). Entre os presos, estão dois foragidos da Justiça e acusados de furto e posse ilegal de arma de fogo.
Acusado de atuar em diversos furtos na região, Marcelo Zambonine foi preso em flagrante em trabalho conjunto da Polícia Civil e Polícia Militar, na cidade de Juscimeira (157 km ao Sul). A prisão do suspeito aconteceu após policiais serem informados de um furto ocorrido em uma loja de materiais de construção, ocorrido na madrugada de domingo (21).
Em checagem no sistema de segurança da loja, foi possível identificar Marcelo como autor do furto. Com a autoria sabida, os policiais receberam informações de que o suspeito estava escondido em uma residência no bairro Cajus. Quando chegaram ao endereço, Marcelo tentou fugir, pulando o muro de residências vizinhas, mas acabou detido pelas equipes policiais.
O condutor de uma motocicleta Honda CG 150 Fan, F. A. S., 27, foi abordado em uma barreira policial, realizada no distrito de Alto Bandeirante, na cidade de São José do Povo. Na mochila do suspeito, policiais encontraram uma pistola de pressão 4,5 mm, adaptada para calibre 22 e quatro munições calibre 22. Diante da situação, o acusado foi conduzido a Delegacia, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Mandados de Prisão
Foragido da Justiça de Goiás, Marco Antônio de Souza e Silva, 49, teve o mandado de prisão cumprido em ação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) de Rondonópolis.
O suspeito estava com a ordem de prisão decretada pela comarca de Bom Jesus de Goiás (GO) pelo crime de homicídio qualificado e foi localizado pela equipe da DHPP, no bairro Vila Operária, em Rondonópolis.
Em mais uma operação integrada da Polícia Civil e Polícia Militar, Carlos Antônio Pereira da Silva, foi abordado no bairro Novo Horizonte. Em checagem no sistema foi constatado o mandado de prisão em aberto contra o suspeito, que foi encaminhado para a Central de Flagrantes para as providências cabíveis.

DESTAQUE
Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor
CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.
A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.
“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.
Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.
A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.
Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.
Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.
De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.
“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.
Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.
“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.
Programação
A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.
Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.
A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).
“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.
SECOM/MT
-
Política7 dias atrás
Assembleia Social prepara bazar para atender três instituições filantrópicas
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil prende tio que estuprou e matou sobrinha de 9 anos em Terra Nova do Norte
-
Variedades7 dias atrás
“Conversas ao pé do cajueiro” celebra aniversário de Silva Freire no Dia do Poeta Mato-grossense
-
Política6 dias atrás
Deputado Adenilson Rocha deixa sua marca em 30 dias de mandato com ações e projetos
-
Mundo6 dias atrás
Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa
-
Política2 dias atrás
MPE inspeciona HMC e atesta funcionamento de serviços; laudo comprova fake news da Gazeta
-
GERAL6 dias atrás
Conselho de Segurança Alimentar de MT é reativado para debater e auxiliar ações contra vulnerabilidade alimentar
-
Mundo2 dias atrás
Lula assina acordos de defesa, educação e agricultura com Vietnã
Você precisa estar logado para postar um comentário Login