VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

DESTAQUE

Protestos contra Temer acontecem em doze capitais

Publicado em

DESTAQUE

Chuva que cai em São Paulo abreviou ato na Avenida Paulista. No Rio, manifestantes caminharam até o prédio onde mora o presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Da Redação

 

Manifestações contra o presidente Michel Temer (PMDB), que pedem a renúncia do peemedebista e a convocação de eleições diretas, acontecem em pelo menos doze capitais brasileiras neste domingo. Convocados por movimentos sociais e centrais sindicais, os protestos saem às ruas em meio à crise política que atingiu o governo Temer desde a divulgação das delações premiadas de executivos da JBS.

São Paulo

Em São Paulo, os manifestantes se começaram a se concentrar em frente ao Masp, na Avenida Paulista, a partir das 15h. A maioria dos manifestantes usa uniformes e empunha bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central de Movimentos Populares (CMP).

Com as presenças do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, dos líderes do PT na Câmara e no Senado, Carlos Zarattini (SP) e Humberto Costa (PE), além dos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e do vereador Eduardo Suplicy (PT), o ato começou às 16h.

Por volta das 17h, com a chuva que cai em São Paulo neste domingo, no entanto, os líderes dos movimentos pediram aos oradores que abreviassem seus discursos, para antecipar o fim da manifestação. Segundo os organizadores do ato, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, 20.000 pessoas compareceram.

Rio de janeiro

Um grupo com pelo menos 150 manifestantes começou um ato às 15h30 contra o presidente Michel Temer em São Conrado, na zona sul do Rio. Eles se concentraram na estação de metrô da Rocinha e foram em passeata até o prédio do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que fica a cerca de 500 metros do local. O parlamentar é o próximo na linha de sucessão de Temer.

Ao chegarem em frente ao prédio onde mora o presidente da Câmara, os militantes serviram feijoada, uma ironia ao prato oferecido por Michel Temer a aliados em almoço no Palácio da Alvorada, após seu pronunciamento, ontem.

Os manifestantes carregam bandeiras de partidos de esquerda, como PSOL e PCB, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de faixas de movimentos sociais. Aos gritos de “Fora Temer”, o grupo pede por Diretas Já.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, os manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, na região central, a partir das 9h, e caminharam até a Praça Sete de Setembro.

Além do pedido por eleições diretas e palavras de ordem contra Michel Temer, o ato comemorou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e as prisões da irmã do tucano, Andréa Neves, e do primo dele, Frederico Pacheco de Medeiros. Os delatores da JBS revelaram que Aécio pediu a eles 2 milhões de reais para pagar os honorários de um advogado.

Segundo os organizadores do protesto na capital mineira, centrais sindicais e movimentos sociais, o ato reuniu 50.000 pessoas.

Outras capitais

Os protestos em Brasília, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Curitiba, também convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, reuniram cerca de 300 pessoas cada, de acordo com os organizadores dos atos.

 

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME

O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT

Publicados

em

Foto: Neidson Jr.

A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.

De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.

A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo,  e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.

“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.

Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.

“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.

Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA