VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Programa guardião escolar trabalha prevenção das drogas com palestras e rondas

Publicado em

DESTAQUE

 

Da Redação

 

Visando prevenir e reprimir a criminalidade dentro e fora das unidades escolares, a Polícia Militar atende cerca de 40 escolas municipais e estaduais em Várzea Grande com o programa “Guardião Escolar”. O projeto é realizado por meio de palestras sobre enfrentamento e conscientização contra as drogas . Além disso, os policiais militares fazem rondas ao entorno da unidade educacional.  

Segundo o coordenador do projeto no município,  sargento PM Clayton Rezende, o programa foi criado devido a grande demanda do corpo docente das escolas em relação a violência, ao uso e tráfico de drogas nas proximidades das escolas.

“Fazemos rondas para retirar esses elementos que não fazem parte do corpo escolar, e estreitamos as relações com as palestras de enfrentamento”, explica o militar.

Em relação aos jovens estudantes, o militar conta que antes da palestra é realizada uma sondagem com a diretoria pedagogica do local, para saber o problema pontual daquela escola.  “Acreditamos que a prevenção é tão importante quanto a repressão. Então, nós retiramos esses jovens do mundo das drogas e do crime. “Sentimos a gratidão de forma imediata da sociedade. Este porograma tem dando certo”.

Leia Também:  População de rua é atendida com alimentos e roupas doados pelo Governo de Mato Grosso

A Escola Estadual Nadir de Oliveira, localizada no Bairro Jardim Glória, é uma das 40 unidades que recebe o programa Guardião Escolar no município de Várzea Grande. A escola conta com 806 alunos, e atende crianças e adolescentes do 5º, 6º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Para o aluno do sétimo ano, Gabriel Marcos, a presença dos policiais nos arredores da escola é uma garantia de segurança.

“Acho boa a presença da polícia, porque ajuda a não ter muita briga e violência aqui na escola. Minha mãe acha que assim melhora o desempenho de todos”,disse.

A coordenadora da Escola, Edileuza Veloso, falou sobre a importância do programa nas escolas. “Porque a gente fala muito para os alunos do assunto, mas ‘santo de casa não faz milagre’. Quando os policias vem e falam, parece que recebem melhor, até porque eles vivenciam essa realidade. Os alunos acreditam neles. Não podemos deixar de ter a presença dos militares conosco”, destaca.

Leia Também:  PM incia operação Final de Ano nesta sexta-feira

Todos os municípios do Estado também contam com a ronda escolar, e recebem ajuda das bases comunitárias que estão localizadas dentro dos bairros. 

 

 

Fonte: PM-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Projeto oferece 100 vagas gratuitas para oficinas de balé clássico

As inscrições serão realizadas de forma presencial até 10 de fevereiro, no Shopping Goiabeiras.

Publicados

em

Foto - Alexandre Hudson

O projeto ‘Dança – uma oportunidade de aprendizado’ está com inscrições abertas para 100 vagas gratuitas em oficinas de balé clássico, que serão realizadas em Cuiabá. Podem participar crianças, adolescentes e jovens de famílias que recebem até um salário mínimo. As inscrições serão realizadas de forma presencial até 10 de fevereiro, no Shopping Goiabeiras.

O projeto tem patrocínio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). É realizada pela Companhia das Artes e Associados – Cidarta, e inclui a participação na 15ª Mostra de Dança de Mato Grosso, que será realizada este ano em Cuiabá. Além das oficinas, os alunos também recebem o uniforme de balé e figurinos de dança para uso durante o espetáculo de encerramento das atividades.

Para participar, além da renda familiar de até um salário mínimo, os candidatos também precisam comprovar matrícula em escola pública e ter disponibilidade para participar das aulas entre 13 de fevereiro e 13 de maio. As oficinas serão realizadas no período vespertino, e os selecionados não precisam ter conhecimentos de dança.

Leia Também:  Projeto de lei institui programa de saúde mental aos profissionais da educação

Depois das inscrições, os candidatos participarão de uma seleção final que será realizada de 11 a 13 de fevereiro. As aulas ocorrerão na sequência e seguem até 13 de maio, quando os alunos irão participar de uma apresentação gratuita ao público, no Shopping Goiabeiras.

####
Inscrições presenciais para oficinas gratuitas de balé clássico
Prazo: até 10 de fevereiro
Local: Companhia das Artes e Associados – Cidarta, localizada no primeiro piso do Shopping Goiabeiras, em Cuiabá

Mais informações: (65) 99943-7748 (whatsapp) e telefone 3322-2426

Foto: Alexandre Hudson

FONTE – SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA