VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Programa guardião escolar trabalha prevenção das drogas com palestras e rondas

Publicado em

DESTAQUE

 

Da Redação

 

Visando prevenir e reprimir a criminalidade dentro e fora das unidades escolares, a Polícia Militar atende cerca de 40 escolas municipais e estaduais em Várzea Grande com o programa “Guardião Escolar”. O projeto é realizado por meio de palestras sobre enfrentamento e conscientização contra as drogas . Além disso, os policiais militares fazem rondas ao entorno da unidade educacional.  

Segundo o coordenador do projeto no município,  sargento PM Clayton Rezende, o programa foi criado devido a grande demanda do corpo docente das escolas em relação a violência, ao uso e tráfico de drogas nas proximidades das escolas.

“Fazemos rondas para retirar esses elementos que não fazem parte do corpo escolar, e estreitamos as relações com as palestras de enfrentamento”, explica o militar.

Em relação aos jovens estudantes, o militar conta que antes da palestra é realizada uma sondagem com a diretoria pedagogica do local, para saber o problema pontual daquela escola.  “Acreditamos que a prevenção é tão importante quanto a repressão. Então, nós retiramos esses jovens do mundo das drogas e do crime. “Sentimos a gratidão de forma imediata da sociedade. Este porograma tem dando certo”.

Leia Também:  Japão retira candidatura para sediar Copa do Mundo Feminina de 2023

A Escola Estadual Nadir de Oliveira, localizada no Bairro Jardim Glória, é uma das 40 unidades que recebe o programa Guardião Escolar no município de Várzea Grande. A escola conta com 806 alunos, e atende crianças e adolescentes do 5º, 6º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. Para o aluno do sétimo ano, Gabriel Marcos, a presença dos policiais nos arredores da escola é uma garantia de segurança.

“Acho boa a presença da polícia, porque ajuda a não ter muita briga e violência aqui na escola. Minha mãe acha que assim melhora o desempenho de todos”,disse.

A coordenadora da Escola, Edileuza Veloso, falou sobre a importância do programa nas escolas. “Porque a gente fala muito para os alunos do assunto, mas ‘santo de casa não faz milagre’. Quando os policias vem e falam, parece que recebem melhor, até porque eles vivenciam essa realidade. Os alunos acreditam neles. Não podemos deixar de ter a presença dos militares conosco”, destaca.

Leia Também:  Em 24h, Mato Grosso registra 613 novos casos e 12 mortes

Todos os municípios do Estado também contam com a ronda escolar, e recebem ajuda das bases comunitárias que estão localizadas dentro dos bairros. 

 

 

Fonte: PM-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

Publicados

em

Donato Aquino / Secom - Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.

A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).

Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.

O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.

Leia Também:  Poder Judiciário e prefeitura estabelecem parcerias no enfrentamento à violência contra a mulher

“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.

Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA