VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Procissão pelos 150 anos de Nossa Senhora da Guia reúne mais de cinco mil fiéis

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

O Ano Jubilar de 150 anos de Nossa Senhora da Guia foi comemorado por mais de 5 mil fiéis, que desde as primeiras horas da manhã deste domingo (07), acompanharam a procissão comemorativa. Neste ano a igreja católica inovou e reuniu 21 paróquias existes em Várzea Grande onde cada uma homenageou Nossa Senhora da Guia, com o andor de suas padroeiras.

O ano de 2017 de muita fé e devoção também comemora os 150 anos de Fundação de Várzea Grande. As festividades de Nossa Senhora da Guia abrem a programação oficial do Jubileu de 150 anos de Várzea Grande e comemora ainda os dois anos de gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos que assumiu em 08 de maio de 2015.

“As bênçãos de Nossa Senhora da Guia abrem a esperança de novos tempos e resguarda a fé que a população têm por sua padroeira. Tenho convicção em nossa missão e a confiança em Deus que todos os esforços da administração municipal serão voltados para a reconstrução de uma Várzea Grande melhor. Sempre plantamos boas sementes e com certeza vamos colher bons frutos. Nossas políticas são voltadas para a população, e os nossos atos promovem a justiça social e prosperidade, pois temos priorizado o desenvolvimento social e econômico com mais educação, mais saúde, mais infraestrutura na concepção de uma cidade mais justa e igualitária”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A gestora acrescentou ainda que nestes dois anos frente à administração municipal sempre primou pelos princípios da igualdade, transparência, eficiência e, sobretudo, neste momento de comemoração do Jubileu de 150 anos, vamos avançar em todas as áreas, principalmente, na implementação de políticas públicas junto a comunidade.

Leia Também:  Três prisões em Cuiabá e Barra do Garças levam à apreensão de mais de 10kg de droga

Jayme Veríssimo de Campos que já foi prefeito por três mandatos e governador de Mato Grosso, além de senador da República, disse que Várzea Grande respira ares de tranquilidade, de perseverança e de que seu futuro voltou a estar em boas mãos. “A diferença não está apenas na credibilidade da prefeita Lucimar Campos, mas no trato, respeito, zelo e transparência com a coisa pública”, apontou o secretário municipal sinalizando que atualmente mais de 100 obras estão em andamento na cidade e com investimentos da ordem de R$ 250 milhões em recursos públicos municipais, estaduais e federais.

Os fiéis percorreram 3 quilômetros pelas ruas de Várzea Grande, ao lado dos andores das padroeiras das comunidades católicas e, principalmente, o de Nossa Senhora da Guia. Como 2017 é ano do Júbilo de 150 anos de Nossa Senhora da Guia, o Rei da Festa foi o Padre Marcos Reis, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ele conduziu a procissão com os fiés que vieram de todas regiões de Várzea Grande e de Mato Grosso.

“Este ano é de extrema importância, pois aqui no município de Várzea Grande, Nossa Senhora da Guia completa seus 150 anos como padroeira, enquanto Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos de sua aparição. Maria nas orações leva todos os fiéis até a Jesus de forma imediata e como humildade de serva, mas ao mesmo tempo, com autoridade de mãe. Ela nos facilita no caminho da fé e da devoção e permanecendo firmes na caminhada de oração”, disse o Rei da festa padre Marcos Reis.

A dona de casa Maria da Guia, não é filha da terra, mas já reside em Várzea Grande há 27 anos. “Desde que cheguei aqui participo das comemorações da padroeira da cidade. Esta é uma festa que atrai todos os anos milhares de pessoas que assim como eu vem buscar auxílio ou simplesmente agradecer pelas graças recebidas. Acordei às 4 da manhã para acompanhar e não perder o ciclo de oração que fizemos antes de sairmos de nossa comunidade, no bairro 23 de Setembro, já que a nossa padroeira é a Santa Edwiges, e onde nos juntamos com o percurso da procissão de Nossa Senhora da Guia”.

Leia Também:  Aplicativo lança viagens de moto em Cuiabá com preços mais baratos que UberX

Bárbara Gomes de Trindade, de 19 anos, este ano teve um motivo a mais para acompanhar a procissão. “Ela conseguiu entrar no curso de medicina e essa conquista é também por intermédio de Nossa Senhora da Guia, protetora e mãe de Jesus. Estou aqui hoje para agradecer e pagar minha promessa. Estudei bastante, mas a fé me motivou a não desistir do meu sonho, hoje conquistado”.

A programação do aniversário de Várzea Grande segue nesta segunda-feira (08), às 9h, com a inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Eunice Mello”, localizada no bairro Pirinéu. Já às 16h30, haverá o lançamento das obras da quadra poliesportiva da Escola Municipal “Lenine de Campos Póvoas”, no bairro Parque das Nações.

Além da inauguração e lançamento de obras, a programação dos 150 Anos de Fundação de Várzea Grande terá ainda Show Popular com entrada franca com a dupla Sertaneja Chitãozinho e Xororó na Univag no dia 14 de maio a partir das 22 horas, juntamente com outras bandas.

Fonte: Secom VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Confusão entre vereador, idosa e servidora acaba na delegacia

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  Caminhão carregado de leite tomba após roda se soltar do veiculo

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA