VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

DESTAQUE

Procissão pelos 150 anos de Nossa Senhora da Guia reúne mais de cinco mil fiéis

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

O Ano Jubilar de 150 anos de Nossa Senhora da Guia foi comemorado por mais de 5 mil fiéis, que desde as primeiras horas da manhã deste domingo (07), acompanharam a procissão comemorativa. Neste ano a igreja católica inovou e reuniu 21 paróquias existes em Várzea Grande onde cada uma homenageou Nossa Senhora da Guia, com o andor de suas padroeiras.

O ano de 2017 de muita fé e devoção também comemora os 150 anos de Fundação de Várzea Grande. As festividades de Nossa Senhora da Guia abrem a programação oficial do Jubileu de 150 anos de Várzea Grande e comemora ainda os dois anos de gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos que assumiu em 08 de maio de 2015.

“As bênçãos de Nossa Senhora da Guia abrem a esperança de novos tempos e resguarda a fé que a população têm por sua padroeira. Tenho convicção em nossa missão e a confiança em Deus que todos os esforços da administração municipal serão voltados para a reconstrução de uma Várzea Grande melhor. Sempre plantamos boas sementes e com certeza vamos colher bons frutos. Nossas políticas são voltadas para a população, e os nossos atos promovem a justiça social e prosperidade, pois temos priorizado o desenvolvimento social e econômico com mais educação, mais saúde, mais infraestrutura na concepção de uma cidade mais justa e igualitária”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A gestora acrescentou ainda que nestes dois anos frente à administração municipal sempre primou pelos princípios da igualdade, transparência, eficiência e, sobretudo, neste momento de comemoração do Jubileu de 150 anos, vamos avançar em todas as áreas, principalmente, na implementação de políticas públicas junto a comunidade.

Jayme Veríssimo de Campos que já foi prefeito por três mandatos e governador de Mato Grosso, além de senador da República, disse que Várzea Grande respira ares de tranquilidade, de perseverança e de que seu futuro voltou a estar em boas mãos. “A diferença não está apenas na credibilidade da prefeita Lucimar Campos, mas no trato, respeito, zelo e transparência com a coisa pública”, apontou o secretário municipal sinalizando que atualmente mais de 100 obras estão em andamento na cidade e com investimentos da ordem de R$ 250 milhões em recursos públicos municipais, estaduais e federais.

Os fiéis percorreram 3 quilômetros pelas ruas de Várzea Grande, ao lado dos andores das padroeiras das comunidades católicas e, principalmente, o de Nossa Senhora da Guia. Como 2017 é ano do Júbilo de 150 anos de Nossa Senhora da Guia, o Rei da Festa foi o Padre Marcos Reis, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ele conduziu a procissão com os fiés que vieram de todas regiões de Várzea Grande e de Mato Grosso.

“Este ano é de extrema importância, pois aqui no município de Várzea Grande, Nossa Senhora da Guia completa seus 150 anos como padroeira, enquanto Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos de sua aparição. Maria nas orações leva todos os fiéis até a Jesus de forma imediata e como humildade de serva, mas ao mesmo tempo, com autoridade de mãe. Ela nos facilita no caminho da fé e da devoção e permanecendo firmes na caminhada de oração”, disse o Rei da festa padre Marcos Reis.

A dona de casa Maria da Guia, não é filha da terra, mas já reside em Várzea Grande há 27 anos. “Desde que cheguei aqui participo das comemorações da padroeira da cidade. Esta é uma festa que atrai todos os anos milhares de pessoas que assim como eu vem buscar auxílio ou simplesmente agradecer pelas graças recebidas. Acordei às 4 da manhã para acompanhar e não perder o ciclo de oração que fizemos antes de sairmos de nossa comunidade, no bairro 23 de Setembro, já que a nossa padroeira é a Santa Edwiges, e onde nos juntamos com o percurso da procissão de Nossa Senhora da Guia”.

Bárbara Gomes de Trindade, de 19 anos, este ano teve um motivo a mais para acompanhar a procissão. “Ela conseguiu entrar no curso de medicina e essa conquista é também por intermédio de Nossa Senhora da Guia, protetora e mãe de Jesus. Estou aqui hoje para agradecer e pagar minha promessa. Estudei bastante, mas a fé me motivou a não desistir do meu sonho, hoje conquistado”.

A programação do aniversário de Várzea Grande segue nesta segunda-feira (08), às 9h, com a inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Eunice Mello”, localizada no bairro Pirinéu. Já às 16h30, haverá o lançamento das obras da quadra poliesportiva da Escola Municipal “Lenine de Campos Póvoas”, no bairro Parque das Nações.

Além da inauguração e lançamento de obras, a programação dos 150 Anos de Fundação de Várzea Grande terá ainda Show Popular com entrada franca com a dupla Sertaneja Chitãozinho e Xororó na Univag no dia 14 de maio a partir das 22 horas, juntamente com outras bandas.

Fonte: Secom VG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME

O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT

Publicados

em

Foto: Neidson Jr.

A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.

De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.

A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo,  e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.

“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.

Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.

“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.

Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA