VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

DESTAQUE

Primeira-dama de MT recebe Título de Embaixadora do projeto Chica & Fuxico

Publicado em

DESTAQUE

A iniciativa visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio do artesanato

Da Redação

Criado pela Comissão de Responsabilidade Social, da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, o Chita & Fuxico é um projeto eco sustentável que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Sensível a causa, a primeira-dama Virginia Mendes abraçou o projeto e ganhou o Título de Embaixadora do Chita & Fuxico. “Eu me sinto muito feliz e honrada pelo convite para ser embaixadora desse projeto. Como empresária, valorizo muito essa iniciativa que reforça o empoderamento e empreendedorismo feminino por meio do artesanato que tanto sou apaixonada. Apoiar as mulheres é muito importante! Por isso, faço questão de abraçar essa causa que vai transformar a vida de muitas mulheres da nossa capital, assim como em todo o estado”.

Durante o evento de lançamento do projeto, realizado no último sábado (19.06) no Quintal da Dona Domingas, a secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família, Salete Morocoski, representou a primeira-dama Virginia Mendes.

Leia Também:  Ex-prefeito Chico Galindo teria recebido R$ 40 milhões em propina, afirmam delatores

“Esse projeto tem tudo a ver com nossa primeira-dama. A Virginia é apaixonada por artesanato e é uma grande incentivadora da independência e empreendedorismo feminino. É engrandecedor podermos fazer parte de iniciativas como essa que buscam ajudar o próximo”, destacou a secretária.

A presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero, explicou que o Chita & Fuxico tem o foco voltado para atender as mulheres em vulnerabilidades social, por renda, vítimas de violência doméstica e mães com filhos portadores de necessidades especiais, e considerou justo que o mesmo tivesse além do olhar da organização, o de uma mulher comprometida com o desenvolvimento social como Virginia Mendes.

“Criamos inicialmente o título de embaixadores em nível estadual e escolhemos a primeira-dama Virginia Mendes, e o juiz Janilson Haddad levando em conta o trabalho diferenciado voltado a uma sociedade justa e igualitária, com capacidade de ajudar a mobilizar vários segmentos com visão igualmente solidária e também junto aos setores governamentais dentro de políticas públicas inclusivas”, pontuou Zilda.

Foto por: Jana Pessoa

Chita & Fuxico

O Projeto Chita & Fuxico foi concebido visando a qualificação e a geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social por renda, vítimas de violência doméstica e mães de crianças com necessidades especiais.

Leia Também:  Matriculas WEB são suspensas e deverão ser retomadas na próxima semana

A iniciativa também tem como objetivo alcançar a sustentabilidade financeira da própria ONG Feminina, para o fomento dos seus projetos socioculturais e que impactam positivamente a sociedade, promovendo o empoderamento e o empreendedorismo feminino.

O Chita & Fuxico é voltado ao empreendedorismo e a economia popular solidária, considerados como fatores determinantes para o desenvolvimento comunitário. O projeto também defende a criação de uma marca sustentável para produções artesanais, que envolvem a confecção roupas e acessórios, cama, mesa e banho, além de objetos decorativos.

A construção de identidade do projeto é inspirada na cultura cuiabana, por isso leva o nome de Chita & Fuxico, artigos que estão moldados nas tradições e nos hábitos regionais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

Publicados

em

Donato Aquino / Secom - Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.

A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).

Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.

O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.

Leia Também:  Duas pessoas são detidas com drone, celulares e drogas na área externa da Mata Grande

“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.

Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA