VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

DESTAQUE

Presidente da Fecomércio-MT se reúne com governador para propor melhorias ao setor

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, se reuniu com o governador do estado, Mauro Mendes, e o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para propor ações de melhorias para segmentos do comércio que ficaram prejudicados principalmente em função da pandemia da Covid-19. O encontro ocorreu no final da tarde da última quarta-feira (24.02), no Palácio Paiaguás. 

“Algumas áreas estão sendo bastante prejudicadas durante esse período, como o segmento de eventos. Além disso, a pandemia fez com que as compras on-line tivessem um enorme crescimento e isso tem afetado, de forma relevante, os empresários locais. Muitas lojas estão fechando suas portas, inclusive, nos shoppings e, por isso, temos que encontrar um ponto de equilíbrio para o comércio local continuar sendo competitivo”, disse Wenceslau ao governador. 

De acordo com o presidente, também é necessário a recalibragem do crédito outorgado ao setor. “Com a queda das vendas presenciais, a tendência é que os comerciantes reduzam o número de empregos com carteira assinada, impactando na economia do estado. Essas medidas são importantes para que os empresários possam pagar suas contas e continuar gerando emprego e renda à população mato-grossense”. 

O governador afirmou que está aberto para receber propostas da Fecomércio-MT e auxiliar o setor no que for possível. “Defendemos o estado como um todo e também cabe ao governo fortalecer os setores da economia, portanto, estamos à disposição para avaliar os pleitos dos segmentos do comércio. Iremos agendar uma reunião com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, para receber e analisar as propostas”, garantiu ele.

Mauro Mendes relembrou, ainda, o cenário crítico das finanças públicas quando assumiu a gestão do estado. “O governo estava com uma grave crise financeira e tivemos que tomar medidas duras, cortando despesas para melhorar a receita. Diante disso, os servidores públicos e todos os setores da economia foram afetados e tiveram que pagar essa conta”, explicou. 

Na oportunidade, o presidente ofereceu as unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) para a vacinação da Covid-19 no estado. “O Sistema Fecomércio-MT está presente em vários municípios e somos parceiros na luta contra o novo coronavírus. Além disso, também disponibilizamos a estrutura do Senac-MT para a realização de capacitações visando a melhoria da mão-de-obra do trabalhador mato-grossense”, enfatizou.

Estrutura

Em Mato Grosso, o Sesc possui 16 unidades físicas, além de cinco unidades móveis. Já o Senac-MT, conta com o prédio da administração regional, seis Centros de Educação e um Núcleo de Educação Profissional. Em breve, novas unidades serão estabelecidas em Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. Além disso, o Núcleo de Educação Profissional (NEP) Porto também está próximo de ser inaugurado.

Durante a reunião, o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, fez questão de agradecer o apoio do Sesc Pantanal no combate ao incêndio na região do Pantanal no município de Poconé. “O apoio do Sesc às Brigadas de Incêndio foi fundamental para que o estado pudesse controlar as queimadas naquela localidade no ano passado. Somos muito gratos por essa importante contribuição”.

Foto: Fecomércio-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro

Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

Publicados

em

Reprodução / Redes sociais

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).

Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”

Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.

A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.

O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”

Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.

“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA