DESTAQUE
Prefeitura de Várzea Grande e IFMT estudam parceria na implementação de projetos socioeducacionais
DESTAQUE
Da redação
A Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus de Várzea Grande (IFMT-VG), estudam firmar Termos de Cooperação Técnica para viabilizar projetos socioeducacionais nas diversas áreas da Administração Pública, no município. A ideia de parceria surgiu após a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, conhecer na tarde de terça-feira (27/06), projetos desenvolvidos pelo Instituto bem como seus resultados positivos.
“Temos certeza que uma futura parceria com uma instituição como o IFMT vai beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e talvez consigamos ampliar esses benefícios para outros públicos, pois, devido à grande variedade de cursos técnicos e de graduação ofertados pelo Instituto, poderemos levar conhecimento e benefícios diversos para além da instituição de ensino conforme vimos exemplos reais apresentados pela diretora geral. Eu e minha equipe técnica ficamos maravilhadas com os projetos que já existem e podem em um futuro próximo beneficiar a sociedade várzeagrandense, a exemplo de aulas de línguas, formação de corais, orquestra, regularização fundiária, entre outros. Também observamos que essa parceria fortaleceria não somente as ações da Prefeitura nas mais diversas áreas como também as ações do IFMT que poderá oportunizar aos seus alunos um processo de formação mais completo e humanizado, ao aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, garantindo inclusão cultural, valorização e preservação da memória, difusão de conhecimento e de cidadania”, avaliou a prefeita Lucimar Campos.
Ao citar como valorosa a participação da Prefeitura de Várzea Grande na instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no município, a diretora geral do Campus, Sandra Maria de Lima, enfatizou “que uma aproximação maior com a Prefeitura irá ajudar o IFMT a concretizar projetos e atingir os nossos objetivos. A universidade tem papel comunitário e obrigação em participar de iniciativas de inclusão social. Além disso, é um processo que vai beneficiar professores e acadêmicos com a possibilidade de atuação na comunidade”, afirmou, lembrando que vários cursos poderão se incluir no projeto de parceria com atividades extraclasse.
Para o Reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, a aplicação na prática de atividades extraclasse só poderá de fato se tornar realidade com a iniciativa e o compromisso das partes em firmar o Termo de Parceria. “A vontade política de fazer o melhor para a cidade de Várzea Grande que a nossa prefeita tem demonstrado nos seus atos e feitos administrativos, irá garantir também o apoio necessário para essa instituição de ensino pública na solidificação da parceria. Nosso papel é garantir qualidade e excelência do ensino superior e técnico, e temos a obrigação de garantir aos nossos alunos e à sociedade em geral o melhor. A prefeita entendeu a importância de se garantir o bom funcionamento do Instituto por isso nos cedeu espaço físico para funcionamento enquanto a construção definitiva do Campus não é finalizado, o que também demonstra seu compromisso em manter e consolidar o IFMT no município”, ratificou o reitor.
Entre os projetos explanados à chefe do Executivo Municipal e sua equipe técnica destacaram-se o “Resgate da Humanidade” que visa implantar uma orquestra e o Coral IFMT de Várzea Grande; o projeto “Jovem Educador” onde os melhores alunos em línguas estrangeiras do instituto multiplicam o conhecimento com alunos da rede pública municipal de ensino; projeto “Plantart” que tem condições de contribuir com até 90 regularizações fundiárias de moradias urbanas por semestre; além, dos projetos “Expedição Secular”; “Jornada Científica”; “Semana da Adversidade”; “Pauta Viva”; “Inclusão em Libras”, “Pinacoteca”, “Ecolog”, entre outros.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, logo após o recesso escolar de julho, os técnicos da secretaria buscarão o IFMT para consolidar as propostas apresentadas e iniciar o intercâmbio de projetos. “Ter junto à secretaria municipal de Educação a presença do Instituto, uma das mais importantes instituições de ensino do Estado, será a união da educação e cultura para a melhoria da qualidade de vida da população e para a excelência educacional no município”, frisou.
O desenvolvimento da pesquisa na prática junto aos mais carentes e vulneráveis foi um dos pontos citados pela secretária municipal de Assistência Social, Kathe Martins, sobre a parceria com o Instituto. “Todos sabemos que o IFMT é uma instituição de excelência em educação. E, se estão dispostos a estender ações sociais que irão agregar conhecimento e benefícios ao mesmo público alvo nosso, que é a sociedade em vulnerabilidade social, não podemos perder mais essa chance que vai nos ajudar a conquistar um município melhor para se viver”, disse.
Também participaram do encontro os vereadores Ícaro Reveles e Gisa Barros, o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques de Arruda, a coordenadora de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação, Benedita Ponce, a superintendente da subprefeitura do Cristo Rei, Isabela Guimarães, além de toda equipe diretora educacional do Campus.
DESTAQUE
Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME
O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT
A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.
De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.
A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo, e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.
“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.
Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.
“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.
Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.
-
CARROS & MOTOS6 dias atrás
BMW Motorrad confirma sete lançamentos para 2025, começando pela BMW R 1300 GS Adventure no primeiro trimestre
-
Polícia3 dias atrás
Policiais prende suspeito por tráfico de drogas em auto elétrica
-
Polícia4 dias atrás
Ladrões tentam furtar padrão de energia em obra residencial em Poconé
-
Saúde5 dias atrás
Prefeitura de Livramento por meio da Secretaria de Obras faz retiradas de lixos e entulhos em bairros
-
Saúde7 dias atrás
Casos de dengue e chikungunya também assustam população de MT
-
Esporte7 dias atrás
CUIABÁ EMPATA COM OPERÁRIO NA ESTRÉIA DO CAMPEONATO MATO-GROSSENSE
-
Saúde3 dias atrás
VG decreta situação de emergência na saúde pública devido as arboviroses
-
Emprego3 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
Você precisa estar logado para postar um comentário Login