VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Prefeitura de Várzea Grande e IFMT estudam parceria na implementação de projetos socioeducacionais

Publicado em

DESTAQUE

Da redação

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus de Várzea Grande (IFMT-VG), estudam firmar Termos de Cooperação Técnica para viabilizar projetos socioeducacionais nas diversas áreas da Administração Pública, no município. A ideia de parceria surgiu após a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, conhecer na tarde de terça-feira (27/06), projetos desenvolvidos pelo Instituto bem como seus resultados positivos.

“Temos certeza que uma futura parceria com uma instituição como o IFMT vai beneficiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e talvez consigamos ampliar esses benefícios para outros públicos, pois, devido à grande variedade de cursos técnicos e de graduação ofertados pelo Instituto, poderemos levar conhecimento e benefícios diversos para além da instituição de ensino conforme vimos exemplos reais apresentados pela diretora geral. Eu e minha equipe técnica ficamos maravilhadas com os projetos que já existem e podem em um futuro próximo beneficiar a sociedade várzeagrandense, a exemplo de aulas de línguas, formação de corais, orquestra, regularização fundiária, entre outros. Também observamos que essa parceria fortaleceria não somente as ações da Prefeitura nas mais diversas áreas como também as ações do IFMT que poderá oportunizar aos seus alunos um processo de formação mais completo e humanizado, ao aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, garantindo inclusão cultural, valorização e preservação da memória, difusão de conhecimento e de cidadania”, avaliou a prefeita Lucimar Campos.

Ao citar como valorosa a participação da Prefeitura de Várzea Grande na instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no município, a diretora geral do Campus, Sandra Maria de Lima, enfatizou “que uma aproximação maior com a Prefeitura irá ajudar o IFMT a concretizar projetos e atingir os nossos objetivos. A universidade tem papel comunitário e obrigação em participar de iniciativas de inclusão social. Além disso, é um processo que vai beneficiar professores e acadêmicos com a possibilidade de atuação na comunidade”, afirmou, lembrando que vários cursos poderão se incluir no projeto de parceria com  atividades extraclasse.

Leia Também:  Acusados usam bebê como escudo humano em Sapezal

Para o Reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, a aplicação na prática de atividades extraclasse só poderá de fato se tornar realidade com a iniciativa e o compromisso das partes em firmar o Termo de Parceria. “A vontade política de fazer o melhor para a cidade de Várzea Grande que a nossa prefeita tem demonstrado nos seus atos e feitos administrativos, irá garantir também o apoio necessário para essa instituição de ensino pública  na solidificação da parceria. Nosso papel é garantir  qualidade e excelência do ensino superior e técnico, e temos  a obrigação de garantir aos nossos alunos e à sociedade em geral o melhor. A prefeita entendeu a importância de se garantir o bom funcionamento do Instituto por isso nos cedeu espaço físico para funcionamento enquanto a construção definitiva do Campus não é finalizado, o que também demonstra seu compromisso em manter e consolidar o IFMT no município”, ratificou o reitor.

Entre os projetos explanados à chefe do Executivo Municipal e sua equipe técnica destacaram-se o “Resgate da Humanidade” que visa implantar uma orquestra e o Coral IFMT de Várzea Grande; o projeto “Jovem Educador” onde os melhores alunos em línguas estrangeiras do instituto multiplicam o conhecimento com alunos da rede pública municipal de ensino; projeto “Plantart” que tem condições de contribuir com até 90 regularizações fundiárias de moradias urbanas por semestre; além, dos projetos “Expedição Secular”; “Jornada Científica”;  “Semana da Adversidade”; “Pauta Viva”; “Inclusão em Libras”, “Pinacoteca”, “Ecolog”, entre outros.

Leia Também:  Várzea Grande vacina 1.480 pessoas entre idosos e trabalhadores da saúde

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, logo após o recesso escolar de julho, os técnicos da secretaria buscarão o IFMT para consolidar as propostas apresentadas e iniciar o intercâmbio de projetos. “Ter junto à secretaria municipal de Educação a  presença do Instituto, uma das mais importantes instituições de ensino do Estado, será a união da educação e cultura para a melhoria da qualidade de vida da população e para a excelência educacional no município”, frisou.

O desenvolvimento da pesquisa na prática junto aos mais carentes e vulneráveis foi um dos pontos citados pela secretária municipal de Assistência Social, Kathe Martins, sobre a parceria com o Instituto. “Todos sabemos que o IFMT é uma instituição de excelência em educação. E, se estão dispostos a estender ações sociais que irão agregar conhecimento e benefícios ao mesmo público alvo nosso, que é a sociedade em vulnerabilidade social, não podemos perder mais essa chance que vai nos ajudar a conquistar um município melhor para se viver”, disse.

Também participaram do encontro os vereadores Ícaro Reveles e Gisa Barros, o Pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques de Arruda, a coordenadora de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação, Benedita Ponce, a superintendente da subprefeitura do Cristo Rei, Isabela Guimarães, além de toda equipe diretora educacional do Campus.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Partiu hoje um amigo querido: José Arley Lopes

Amigos nunca partem: apenas se desligam temporariamente do nosso convívio…

Publicados

em

Imagine alguém sempre bem-humorado, dotado de perspicácia para perceber detalhes que passam ao largo da maioria das pessoas; imagine, na sequência, um sujeito com firme disposição solidária, como se cumprisse plantão permanente, zeloso pelo bem dos amigos e parentes…

Complementem tal busca imaginária ao visualizá-lo colocando apelidos marcantes naqueles com os quais interage cotidianamente. Acréscimo importante.

Mais ainda: transformem o improvável vivente em um ser humano excepcional, preocupado em ir à luta com o intuito de sobreviver dignamente. Imaginaram?

###

Pessoas assim existem, sim, por maior que sejam as dúvidas! E uma delas partiu hoje. Trata-se do meu companheiro de longos anos de convívio em Montes Claros-MG, José Arley Lopes.

Há anos, de forma intensiva, José Arley lutava contra um câncer impiedoso, doença originária da próstata.

Após se alastrar pelo corpo do amigo, o câncer conseguiu vencer a longa queda de braço travada entre a vida e a morte, levando Arley a descansar precocemente.

José Arley foi daqueles amigos inesquecíveis, apesar de décadas de desencontro físico. Mas nunca deixou de fazer parte das minhas lembranças dos tempos felizes de MOC. Tantas noites e dias divertidos!

Leia Também:  Prefeitura pede ajuda para localizar família de jovem

Parece que ainda o vejo andando sorridente pela Praça da Matriz, rumo à antiga casa de dona Ana Lopes. E já chamava os conhecidos por apelidos arquitetados ladinamente…

Tais apelidos – tema que já abordei no FACEBOOK – vão permanecer incólumes. O amigo José Arley possuía o dom de apelidar implacavelmente quem quer que fosse.

Incrível como conseguia escolher nomes improváveis, mas todos pegavam que nem cola bombástica, para desespero das vítimas. A relação é bem extensa em Montes Claros…

Também não escapei de ser apelidado: ao me encontrar nas ruas, antes mesmo do tradicional aperto de mãos, Arley ensaiava gestos de golpes de Kung Fu, alusão ao esporte de karatê que eu praticava na época, idos dos anos 70.

“Iôoo, Iáaa” – gritava alto. Daí, pra ser apelidado de “João Iô”, foi um pulo…

Meu pai também entrou na incessante roda de troca-nome: “Carlão Rapadura”. Meu irmão mais velho, José Antônio, passou a ser “Popotinha”.

Certos apelidos aos parentes eram comentados apenas às escondidas, em função do humor limitado das vítimas.

Enquadra-se nessa lista os saudosos Vicente e Moacir Lopes, tios de J.A, e também sisudas tias. Nem arrisco mencionar seus nomes…

Leia Também:  Equipes do GAP identifica suspeito de tráfico de drogas em bairros de Várzea Grande

Alguns primos também penam com apelidos emplacados pelo amigo José Arley: é o caso dos irmãos Ricardo (“Jegaço”) e Vinícius Lopes (“Pela Jegue”).

Nem sei exatamente como, o próprio José Arley ganhou apelido estratosférico: “Zé Bucânia”. Suspeito que ele mesmo tenha se apelidado…

José Arley ainda protagonizou passeios memoráveis no Pentáurea Clube, igualmente garantindo almoço grátis no clube campestre e outras mordomias.

Para tanto, fez amizade com garçons e dirigentes do balneário. Até hoje tenho saudades daquela comida deliciosa…

###

Enfim, é mais um companheiro que parte, e confesso ser difícil me conformar com isso. Só desejo que continue [no plano celestial] a encantar os novos amigos com seu jeitão irônico e tão simpático: não tenho dúvidas de que o Paraíso é sua próxima parada!

Quanto à Praça Doutor Chaves, a popular Praça da Matriz, por onde José Arley andava costumeiramente, ganhou, a partir de hoje, mais um anjo de luz a perambular pelas suas alamedas…

João Carlos de Queiroz, jornalista

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA