DESTAQUE
Prefeitura de Cuiabá oferece aulas pela TV para alunos da rede pública municipal de Ensino
DESTAQUE
Da Redação.
A partir desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Cuiabá estará oferecendo aulas para os alunos da rede pública municipal de ensino via televisão aberta, além das atividades via internet, por whatsapp e sms. As aulas serão exibidas pela TV Mais (17.1), repetidora da TV Cultura em Cuiabá, pela manhã e à tarde, para alunos do Ensino Fundamental e à noite, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa visa minimizar os efeitos da suspensão das aulas nas escolas públicas municipais da Capital paradas desde o dia 23 de março, em decorrência dos Decretos Municipais que orientam as ações de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.
O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a estratégia para que os cerca de 53 mil alunos da rede pública municipal de ensino não sejam prejudicados em razão da necessidade de isolamento domiciliar, previsto para terminar no dia 10 de maio.
Em pronunciamento no último dia 14, nas redes sociais, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou as medidas que vem sendo adotadas pela pasta e disse que “as aulas podem ser suspensas e até paralisadas mas, o ensino não vai parar em Cuiabá. Determinamos algumas medidas para que nesse momento da pandemia o ensino aprendizagem, a educação pública municipal, cuide das nossas crianças e não deixe que elas tenham nenhum prejuízo”.
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos lembrou que a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro garante o acesso dos alunos ao conteúdo. “Desde o dia 23 de março, os alunos da rede pública municipal de Ensino estão recebendo conteúdos diferenciados e atividades pedagógicas via whatsapp, sms, e outros canais. Agora estamos ampliando o acesso a esse material para os estudantes. Além das aulas transmitidas pela tv aberta, com a disponibilização dos conteúdos em várias plataformas, estamos disponibilizando 50 pontos de internet das unidades educacionais para que os pais possam baixar os conteudos, e distribuindo kits pedagógicos e de material escolar”, destacou o secretário.
Para informar os alunos e os pais, os professores estão mantendo uma rotina de contato com as turmas via aplicativos de mensagens instantâneas ou outros dispositivos de comunicação a distância, a fim de orientá-los sobre as estratégias que estão sendo adotadas.
Aula pela tv
A alternativa de disponiblizar aulas via tv aberta vinha sendo estudada pelos profissionais da Educação e foi adotada após uma pesquisa feita com pais e alunos, no último mês de março. Na pesquisa foram ouvidos 3.703 pais e alunos da EJA.
De um total de 3.494 pais que responderam ao serem questionados sobre a forma mais eficiente para que seus filhos participassem das atividades, 1.621 responderam pelo whatsapp, 1.089 pela internet via telefone ou computador e 625 pela tv aberta.
Ao serem perguntados sobre o acesso a internet em casa, dos 3.409 dos entrevistados que responderam, 2.868 disseram possuir esse acesso e 541, disseram não possuir acesso a internet.
Das 2.725 pesoas que responderam sobre o acesso à educação a distância via celular, 2.141 responderam positivamente e 584, disseram não ter essa possibilidade.
“Nossa expectativa é que ao disponibilizarmos várias formas de acesso às atividades pedagógicas, possamos atingir a totalidade dos nossos estudantes”, destacou o secretário Alex Vieira Passos.
Horários
Para que os alunos possam acompanhar as aulas, o conteúdo será exibido em horários diferenciados. Pela manhã, a partir das 8 horas às 10 horas, serão exibidos conteúdos voltados aos alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano.
No período da tarde, a partir das 14 horas às 16 horas, os conteúdos serão direcionados aos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano.
E à noite, das 19 horas às 19:30 horas, as aulas serão direcionadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
As aulas, com duração de aproximadamente 10 minutos, vão abordar Língua Portuguesa/Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Matemática, Arte, História, Ciências, Educação Física, Geografia, Inglês e ainda temas dos Programas Escola da Inteligência e Bom de Bola, Bom de Escola sempre aos sábados, das 8 horas às 09:50 horas.
Na TV Escola Cuiabana os professores tratarão ainda temas contemporâneos transversais como saúde, multiculturalismo, educação ambiental, trabalho, cidadania e civismo, em temáticas gerais que serão trabalhadas de modo interdisciplinar. Esses temas gerais tratarão de Povos Indígenas de Cuiabá e Mato Grosso, Descobrimento do Brasil e dia de Tiradentes, o município de Cuiabá: história, geografia, biomas, cultura, tradições, lendas, e danças e a importância do Trabalho (Dia do Trabalho).
A secretária adjunta de Educação, Edilene Machado falou sobre a iniciativa. “É fundamental que neste momento estejamos totalmente dedicados e disponíveis para oferecer aos nossos alunos o máximo de serviços possíveis. As aulas terão conteúdos diferenciados de acordo com a faixa etária e esperamos alcançar aqueles alunos cujas familias têm dificuldade de acesso à internet, daí a opção por um canal aberto de tv, gratuíto”, disse ela.
Para acompanhar as aulas, pela TV Mais é só acessar o canal 17.1, ou pelo youtube no canal @Portal da Escola Cuiabana.
DESTAQUE
Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME
O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT
A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.
De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.
A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo, e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.
“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.
Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.
“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.
Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.
-
Variedades4 dias atrás
CONFIRA RECEITA DE UM BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO
-
Política5 dias atrás
BOTELHO PARTICIPARÁ DA 40ª CORRIDA DE REIS
-
Saúde6 dias atrás
CUIABÁ ENFRENTA EPIDEMIA DE COVID, DENGUE E CHIKUNGUNYA
-
Variedades3 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Saúde6 dias atrás
DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA ARBOVIROSES QUE VEM ASSUSTANDO MORADORES DE LIVRAMENTO E REGIÃO
-
Variedades5 dias atrás
AQUÁRIO MUNICIPAL DE CUIABÁ PASSA A FUNCIONAR DE TERÇA-FEIRA À DOMINGO COM ENTRADA GRATUITA
-
Polícia5 dias atrás
GAP PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS EM SANTO ANTÔNIO
-
Economia3 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
Você precisa estar logado para postar um comentário Login