VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

DESTAQUE

População de Cuiabá adere a sistema drive thru de vacinação contra Influenza

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde retomou nesta quinta-feira (02), a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A imunização tem funcionado no sistema ‘Drive Thru’ para evitar aglomeração/contágio do pelo Coronavírus (Covid-19) e tem sido bem aceita pela população. A ação está disponível em 101 pontos, dentre unidades de saúde e quatro pontos estratégicos das regionais Leste, Oeste, Norte e Sul sendo eles: Pantanal Shopping, Shopping Estação, Universidade Federal de Mato Grosso (entrada pelo portão 1 – Coordenação de Segurança do Campus Universitário) e na Lagoa Encantada, situada no Bairro CPA III. No momento, o foco da vacinação é no grupo prioritário, composto por idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde pública e privada.  

“É uma inovação de fato este sistema de vacinação drive thru. A Secretaria de Saúde designou esta ação, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, para evitar o máximo possível a possibilidade de contágio pelo Coronavírus, tendo em vista que o sistema drive thru diminui o contato entre pessoas e ajuda a não propagação do Coronavírus. Nós ficamos um pouco apreensivos pelo quantitativo de pessoas, mas também muito felizes, porque está sendo um sucesso e a população está procurando de fato”, relatou o coordenador de Programas Estratégicos, Wellington Assunção Ferreira.

Desde antes das 8h da manhã desta quinta-feira (02), a fila organizada de carros já se formava nos postos regionais estratégicos. Com auxílio de profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para organizar o trânsito, uma equipe de saúde distribuía senhas para os ocupantes dos veículos habilitados para a vacinação neste período de imunização prioritária.

“Esta é mais uma ação que eu e minha equipe pensamos juntos para que a imunização contra a influenza fosse realizada com o mínimo de risco de contágio da população neste momento de pandemia de Coronavírus”, comentou o prefeito de Cuiabá.

Apesar da grande demanda registrada na data de hoje e que já resultou na finalização do número de doses em poucas horas,  o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho informou que “existe cronograma de repasse a Mato Grosso. Hoje, terminamos essa etapa. Quem recebeu a senha será vacinado. Quem não recebeu a senha vai ficar para a próxima semana. Não é necessário desespero. Fiquem tranquilos que haverá vacinação a todos de Cuiabá”, explicou o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas. 

Além do sistema drive thru, as doses de Influenza também estavam disponíveis em mais 101 pontos da Capital, dos quais 93 eram Unidades Básicas de Saúde, incluindo as da Zona Rural e mais oito pontos extras: Escola Maria Luiza Prado Bastos no bairro Osmar Cabral, Escola Alina Tocantins no Cidade Alta, Colégio Adventista/igreja no Porto, Escola Professora Teresa Lobo, Igreja Batista no Tijucal, Escola Maria da Glória no bairro Lixeira, CRAS do bairro Dr. Fabio I e II e Escola Estadual Ana Maria do Couto no CPA II.

Ao todo Cuiabá deve vacinar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde pública e privada. De acordo com a diretora de Atenção Primária, Miriam Naschenweng, para toda a ação foram disponibilizadas cerca de 16 mil doses das 21 mil entregues pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (30). Cerca de 6 mil foram designadas para os drivers. As outras 10 mil foram distribuídas para os 101 postos que realizaram as aplicações das 7h às 11h e das 13h às 16h30. As demais, segundo Miriam foram reservadas para os acamados, que receberam as doses em casa ao longo da semana.

A estrutura teve o envolvimento de mais 400 servidores e, além dos parceiros já citados, contou com o apoio da Cruz Vermelha, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ordem Pública.

“Nos organizamos da melhor forma possível a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para que a população busque a imunização sem aglomeração e com o máximo de conforto. E tivemos a grata satisfação de poder contar com as participações de parceiros que vão engrandecer ainda mais o evento”, frisou Naschenweng.

CAMPANHA

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 à 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 à 09/05 professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 3ª fase de 09 à 22/05 para crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 à 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 à 59 anos. 

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Protetora entra em casa fantasmagórica todos os dias para alimentar gatos

Sem medo de fantasmas, protetora de animais entra na casa mais temida da região da Arena Pantanal a qualquer hora do dia ou da noite. “Nunca vi ou escutei nada”

Publicados

em

omatogrosso.com

A rotina diária de Ana, uma protetora de animais em Cuiabá, inclui em percorrer vários quarteirões ao redor da Arena Pantanal, onde dezenas de gatos aguardam ração e leite. O início dessa maratona caridosa sempre acontece por volta das 17h, até mais além. Em várias ocasiões, forçada por outros compromissos, ou barrada por chuva, Ana já se atrasou.

“Nem adianta se antecipar, pois os bichinhos [gatos] acatam horário alimentar. Se você for lá antes, nenhum deles aparece”, explica.

Um dos pontos de depósito de ração/leite, além de troca de água, é na famosa casa abandonada, antiga clínica fisioterápica destruída por vândalos, situada numa rua sem saída. Ali ainda existe um quartinho minúsculo, repleto de lixo, em que um sem-teto, conhecido por Gringo, transformou em lar. É onde dorme, após perambular a esmo nas adjacências…

Ana tem feito esse trajeto geralmente solitária, mas há dias em que é acompanhada por amigos protetores. É difícil encontrar o Gringo na casa abandonada, diz, e assim ela fica sozinha nas sombrias instalações.

omatogrosso.com

“Não tenho medo de fantasmas. Aliás, nunca tive. Agora, de gente viva, sim; pavor total. Daí que sempre peço para alguém me acompanhar quando está escuro. Momentos em que preciso ligar a lanterna do celular para arrumar a comida dos gatos, trocar água, e por aí…”

Independente da coragem de Ana, muitos informam que aquela casa é habitada por fantasmas. Isso porque há uma legião de almas penadas clamando por justiça nos quadrantes desse terreno; pessoas assassinadas covardemente, por motivos fúteis.

Um dos que normalmente usam a casa abandonada como abrigo temporário, por exemplo, conta ter visto três homens sentados no alto de uma árvore. Uma vez que assavam milho, eles convidaram o trio para descer e comer com eles.

omatogrosso.com

“Temos café pronto”, disseram.

Os desconhecidos, vestidos de branco, nada responderam, e na sequência simplesmente sumiram da árvore…

Já um outro, diz ter sido questionado rispidamente por um homem negro, magro, acerca do motivo de estar ali.

– Quem é você?! – brandiu o homem.

Encabulado com aquela agressividade, ele tentou explicar que estava apenas de passagem. Interrompendo-o, o grandalhão intimou para que saísse logo, e empreendeu passos rumo à saída da casa abandonada.

– Mal desviei o olhar e ele sumiu. Nem imagino como conseguiu subir aquela rampa tão rápido… – relatou.

omatogrosso.com

Há também relatos de aparição de uma criança, um menino de uns 10 anos, que normalmente corre para a parte alta da casa abandonada, enveredando-se pelo quintal verdejante, de mato natural.

– Nem adianta procurá-lo, pois esse garotinho vira fumaça. Nas primeiras vezes, achei que estivesse brincando de esconde-esconde, mas depois foi que caí a ficha: fantasminha brincalhão… – conta outro morador de rua.

###

Mesmo com tantas aparições, somando-se à própria imagem macabra de suas instalações, a casa abandonada continua a ser visitada por humanos vivos. Alguns passam por lá simplesmente para usar drogas, ou descansar. Ou bater papo com amigos, que também enfrentam situação de penúria, dia a dia…

Para Ana, são causos e mais causos, visto que ela nunca viu ou ouviu nada na casa abandonada. Diz ser agradecida pelo respeito que os eventuais fantasmas, se realmente estão por lá, têm à sua pessoa.

– Certamente entendem que cumpro uma missão caridosa, não merecendo ser importunada…

Por João Carlos de Queiroz, jornalista

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA