DESTAQUE
Polícia Civil esclarece furto de 320 cabeças de gado em Santo Antônio do Leverger
DESTAQUE

Da Redação
Cinco furtos de gado ocorridos em uma fazenda no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) foram esclarecidos em investigações comandada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá, com a Delegacia de Polícia do município.
Na segunda-feira (05.06), equipes policiais das unidades cumpriram dois mandados de busca e apreensão, em duas propriedades rurais do município de Santo Antônio de Leverger, culminado na prisão de um homem apontado como receptador dos animais e na identificação do autor dos furtos, um ex-funcionário da vítima.
Entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, e janeiro e fevereiro de 2017, a propriedade foi alvo da ação, em tese, de duas pessoas que furatram o gado, supostamente para comércio da carne em açougues. No período, foram subtraídos 320 animais, entre novilhas, vacas leiteiras e Nelore puro de origem.
A Polícia Civil chegou à identificação, o ex-gerente da fazenda vítima, como um dos autores do furto. Ele contava como apoio de um funcionário da propriedade vizinha. Ambos serão indiciados por furto.
As investigações apontaram que os animais foram retirados da propriedade, levados para uma fazenda vizinha e de lá transportados para outra propriedade na Serra de São Vicente, na BR 364. A Polícia Civil também apurou que, muitas das novilhas foram mortas após a subtração da fazenda em Santo Antônio.
Durante as buscas, os policiais encontraram em uma das fazendas seis cabeças de gado. Uma testemunha ouvida nas diligências confirmou que no domingo (04), um dos animais tinha sido morto, confirmando a informação levantada na investigação desenvolvida pelo delegado, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli.
Os mandados de busca foram solicitados pelo delegado de Santo Antônio de Leverger, Fernando Fleury, e as diligências de cumprimento realizadas pelas equipes dos delegados da Derf, Caio Fernando Alvares de Albuquerque, Guilherme Bertoli, Guilherme Fachinelli, com policiais da Delegacia de Santo Antônio.

DESTAQUE
Gestão Emanuel Pinheiro obtém aprovação de mais de 90%
O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB).

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da gestão Emanuel Pinheiro, consolidou na manhã desta terça-feira (7), mais um importante ato de reconhecimento pelo avanço nas ações governamentais de controle social. A administração recebeu o ‘Selo Ouro’ do Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
Em Mato Grosso, apenas oito dos 141 municípios alcançaram o feito na categoria e a capital obteve uma aprovação superior a 92%, com base nos requisitos exigidos. “Os mecanismos de controle social são ferramentas de extrema eficácia à sociedade. Possibilitam que a população, a quem o administrador deve todo seu respeito e empenho, acompanhar, exigir o trabalho e resultados no desenvolvimento da cidade. A conquista dessa premiação evidencia, mais uma vez, o compromisso da gestão, o comprometimento e o zelo pelo erário público”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Representando o prefeito da capital, ao receber a premiação, a Controladora-Geral do Município, Mariana Ribeiro, destacou que a meta da administração Emanuel Pinheiro é conquistar o ‘Selo Diamante’, com a validação de 100% dos critérios estabelecidos.
“Trata-se de um reconhecimento importantíssimo, uma prioridade repassada pelo prefeito Emanuel Pinheiro de fortalecimento do controle social. Estamos muito honrados e felizes em recebê-lo, resultado de um trabalho árduo e contínuo, que nos direciona, com total certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Para o ano que vem, vamos chegar, se Deus quiser, a nota máxima”, declarou.
Participaram da solenidade, o presidente da Corte, o conselheiro José Carlos Novelli e os conselheiros Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo.
O Selo Ouro
O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB). Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos.
Responsabilidade
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral Municipal (CGM), em novembro de 2022, também conquistou a medalha de ouro no Programa Nacional de Transparência Pública 2022, na categoria Qualidade em Transparência. O Município alcançou o índice de 92,19%, na avaliação, com êxito de 100% em seis, dos 12 grupos de critérios analisados, por meio de fiscalizações no Portal Transparência regional.
Por NATHANY GOMES – FONTE: SECOM CUIABÁ
-
DESTAQUE1 dia atrás
Invasores de lotes no entorno do Contorno Leste em Cuiabá implantam terror
-
Emprego6 dias atrás
Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva
-
Educação6 dias atrás
Kalil entrega mais uma obra à EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias
-
Entretenimento6 dias atrás
Orla de São Félix do Araguaia será revitalizada; Governo lançou licitação
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil apreende 10,8 mil m³ de madeira extraída em área de conservação
-
DESTAQUE6 dias atrás
Prefeitura vai promover o ‘Carnaval 2023’ em três pontos da cidade
-
DESTAQUE6 dias atrás
Pesca do pintado está liberada a partir do dia 3 de fevereiro
-
Polícia6 dias atrás
Ciopaer resgata vítima de acidente em fazenda de Nova Ubiratã
Você precisa estar logado para postar um comentário Login