VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Polícia Civil atenderá ocorrências e divulga atividades durante a Expoagro

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

A Polícia Judiciária Civil está presente na 53ª Expoagro em Cuiabá, com serviços de segurança pública e divulgação de projetos sociais. O delegado regional de Cuiabá, Cley Celestino Batista, informou que em dez dias de evento, a PJC atuará com 138 policiais civis nas atividades operacionais e 20 na administração e gestão.

Uma equipe composta por um delegado, escrivão, e investigadores fará registros de boletins de ocorrêncios e atenderá eventualidades ocorridas dentro do Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro. A equipe ficará na Delegacia Móvel, que permanecerá estacionada na entrada do parque durante todos os dias do evento.

As ações sociais da PJC podem ser conferidas no stand da instituição, no pavilhão do governo, local onde foi montada a exposição fotográfica comemorativa aos 175 anos de sua existência. Entre os principais projetos sociais estão o De Cara Limpa Contra as Drogas e De Bem Com a Vida, que são coordenados pela Polícia Comunitária da PJC.

Outros atrativos apresentados aos visitantes da feira agropecuária são os armamentos de pequeno e grande porte utilizados pelos policiais civis, uniformes, munições, explosivos e equipamentos usados pela Gerência de Operações Especiais (GOE), e ainda o veículo blindado da Polícia Judiciária Civil,  além de dois displays interativo para o público tirar fotografias.

Leia Também:  Jovem de 17 anos com deficiência auditiva está desaparecida em Cuiabá

Ainda no espaço do Governo, dentro do Parque de Exposições de Cuiabá, o visitante poderá conferir serviços disponibilizados por outros órgãos do Estado, e todo o aparato da Segurança Pública.

Com satisfação, o investigador de polícia Luiz Carlos Torquato da Silva, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, falou da alegria em participar pela primeira vez de um trabalho social bem diferente do desenvolvido no seu dia a dia. “É um prazer trazer para a sociedade informações sobre a história da Polícia Civil e apresentar os projetos sociais preventivos que são desenvolvidos pela Coordenadoria de Polícia Comunitária”, destacou o policial civil.

Também lotada na Derf, a investigadora Ariane de Aguiar Correa destacou a importância em aproximar a população cada vez mais da polícia. “Está havendo uma quebra de paradigmas, pois antigamente as crianças tinham medo e se assustavam quando ouviam falar em polícia, hoje em dia os adolescentes e crianças admiram os policiais e sempre se aproximam para tirar fotos”, mencionou Ariane Aguiar.

Para o adolescente João Guilherme Tavares de Jesus, de 14 anos e admirador da exposição, o melhor atrativo foi o veículo Blindado, que chamou sua atenção pelo tamanho e potência do carro forte da Polícia Civil, construído para atender ocorrências especiais.

Leia Também:  Alto Araguaia e Região: Fiscalização combate trabalho infantil e péssimas condições de trabalho

Serviço / Atendimento

Durante os dez dias de evento agropecuário na capital, o ônibus da Polícia Civil ficará estacionado na entrada do Parque de Exposições, com equipe completa de delegado, escrivão e cinco investigadores, para atender possíveis situações de gravidades, bem como realizar a confecção de registro de boletim de ocorrência.

O cidadão poderá tirar dúvidas jurídicas e receber outras orientações policiais direto com o delegado de polícia, que estará com a equipe todas as noites do evento. Conforme o delegado de polícia, Guilherme de Carvalho Bertoli, a presença das equipes de policiais civis ajuda a trazer maior sensação de segurança. Além de coibir delitos, fortalecer e disponibilizar ao cidadão a prestação imediata do serviço policial. 

Para facilitar o trabalho das equipes, a Diretoria de Execução Estratégica buscou deixar em pleno funcionamento internet nos computadores ligados ao Sistema de Registro de Boletim de Ocorrência (SROP), impressora, para agilizar a confecção do boletim de ocorrência ao cidadão.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Governo de MT transferiu mais de R$ 141 milhões aos Fundos Municipais de Saúde

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  Polícia Civil prende traficante que atuava na região central de Jaciara

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA