MATO GROSSO
Pesca do pintado está liberada a partir do dia 3 de fevereiro
O ‘Plano de Recuperação do Pintado’ foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nesta terça-feira
DESTAQUE

A pesca do pintado está liberada em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso a partir desta sexta-feira (03.02), com o fim do período de defeso da piracema. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aguardava o ‘Plano de Recuperação do Pintado’, que foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nesta terça-feira à noite (31.01).
A publicação do documento no Diário Oficial da União era uma obrigatoriedade imposta na Portaria MMA Nº 355. O Plano de Recuperação vai estabelecer medidas de monitoramento e manejo da espécie, visando sua preservação. Equipe técnica da Sema de Mato Grosso vai fiscalizar e apoiar a sua execução.
O Plano de Recuperação do Pintado, que teve a contribuição dos órgãos ambientais estaduais, estabelece entre as medidas um monitoramento participativo e contínuo. O secretário Executivo da Sema e presidente do Conselho Estadual da Pesca (Cepesca), Alex Marega, explica como será feito este trabalho pelos órgãos ambientais federais e estaduais e colônias de pescadores: “A cada 12 meses será feito o monitoramento para que se tenha dados estatísticos que contribuam na construção de um banco de dados e fundamentem novas revisões do plano sempre buscando preservar a espécie que está classificada como vulnerável. Serão aproveitadas iniciativas que já existem, como o monitoramento realizado pelas universidades federal e estadual”.
O MMA, em articulação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com órgãos governamentais e setores da sociedade relacionados ao uso sustentável e conservação da espécie, avaliará permanentemente a implementação do Plano de Recuperação, podendo atualizá-lo sempre que necessário.
Para liberação da pesca do pintado ou surubim, a Sema atuou junto ao Ministério do Meio Ambiente pela urgência da publicação da regulamentação, em decorrência do fim do período de defeso da Piracema, que ocorre um mês antes do restante do país.
O Plano de Recuperação do Pintado ou Surubim pode ser acessado no site do MMA.
Regras da Pesca
Com o fim do período de Defeso da Piracema, no dia 2 de fevereiro, a pesca estará liberada no estado de Mato Grosso. Nos rios de divisa, que são aqueles que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição da pesca se estende até o dia 28 de fevereiro, de acordo com o calendário federal.
A Pesca depredatória é proibida, com o uso de rede de arrasto, tarrafa ou qualquer tipo de armadilha. Também devem ser observadas as medidas mínimas do pescado, quantidade que pode ser transportado, assim como o porte de carteira de pesca amadora, cadastro, autorização, registro ou outro documento que autorize a pesca emitido por órgão competente.
Os pescadores profissionais e amadores que não seguirem as exigências da legislação ambiental vigente podem ser multados, terem o pescado e equipamentos apreendidos e responder a processo criminal.
O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone: 0800-065-3838 ou email ([email protected]), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.
Fonte: SECOM MT

DESTAQUE
Secretaria de Obras atende diversas regiões de Cuiabá durante esta semana
O planejamento tem como prioridade o atendimento aos corredores de ônibus e vias principais

Mesmo com o volume de chuvas considerado acima das médias esperadas, a operação emergencial de tapa-buracos, montada pela Prefeitura de Cuiabá, tem alcançado diversas ruas e avenidas da cidade. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), a ação já beneficiou nesta semana bairros como Terra Nova, Pedregal, Jardim das Palmeiras e Avenida Arquimedes Pereira Lima.
O planejamento tem como prioridade o atendimento aos corredores de ônibus e vias principais, onde há maior circulação de veículos. Posteriormente, a operação também se estende para as ruas secundárias.
O vice-prefeito e secretário da SMOP, José Roberto Stopa, reforça que com a chegada do período de estiagem, o trabalho de tapa-buraco será intensificado no município. Além disso, está prevista ainda a execução de ações de recapeamento da malha viária.
“Infelizmente, as chuvas atrapalham muito o tapa-buracos, pois fechamos em um dia e no outro abre novamente, o que resulta em um desperdício de dinheiro público. Já estamos nos organizando para no próximo mês intensificar os serviços”, completou.
Na próxima semana, Stopa irá se reunir com o prefeito Emanuel Pinheiro para traçar o cronograma emergencial. A expectativa, conforme adiantado pelo gestor, é que os reparos sejam reforçados a partir de 10 de abril.
Nathany Gomes/Secom-Cuiabá
-
Educação7 dias atrás
Estudantes da rede pública municipal de Educação participam de plantio de mudas
-
Educação7 dias atrás
Prefeitura vai entregar mais de 100 certificados pelo programa Impulsione o seu Futuro para estudantes do Alto da Glória
-
Mundo6 dias atrás
Brasileiros estão entre os que mais receberam vistos norte-americanos
-
Educação6 dias atrás
Assistência entrega mais de 100 certificados pelo Programa Impulsione o Seu Futuro para estudantes
-
Política7 dias atrás
Juca do Guaraná apresenta indicações de melhorias em Rosário Oeste e Luciara
-
Opinião4 dias atrás
Maldades não passarão
-
Polícia7 dias atrás
PM prende policiais acusados de liderar invasão de terra
-
DESTAQUE7 dias atrás
Família e Sociedade passo a passo será lançado no auditório do TRE em Cuiabá