VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Obras de asfalto e esgoto avançam no Grande Parque do Lago e no Ikaray

Publicado em

DESTAQUE

Ritmo das obras se intensifica com o início do período de estiagem

 Da redação

 

Contrariando os críticos de sua gestão que apontam para a existência de obras de pavimentação apenas nos locais onde já existe pavimento, a prefeita Lucimar Sacre de Campos esteve visitando as obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento de pavimentação e esgotamento sanitário em diversos bairros da cidade.

“Estamos acompanhando todas as obras que se encontram sendo executadas em toda Várzea Grande e que representam uma melhor qualidade de vida para a população de uma maneira em geral”, disse a prefeita convicta de que é possível avançar ainda mais em se concretizando uma série de recursos já pleiteados e aprovados como empréstimos, emendas parlamentares e convênios.

A prefeitura retomou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), após o fim do período de chuvas. Desde o final de abril, duas fases do programa estão em execução, sendo realizadas de maneira simultânea em bairros do Grande Parque do Lago e suas adjacências, além do Jardim Ikaray.

As duas frentes juntas estão injetando mais de R$ 18 milhões em investimentos na melhoria da qualidade de vida e da valorização imobiliária dessas regiões, além de gerar milhares de empregos e proporcionar uma maior circulação de dinheiro no mercado local.

Nesse momento, a obra mais adiantada é a do Parque São João, no Grande Parque do Lago. Conforme última medição, cerca de 85% do projeto foi finalizado. “Todo o bairro está pavimentado, restando uma interligação na rede de esgoto e finalizações em alguns pontos que receberam o asfalto mais recentemente”, explica o assessor especial da prefeitura de Várzea Grande, e que gerencia as obras do PAC, Manoel Tereza dos Santos.

Leia Também:  Agricultores de Diamantino doam toneladas de alimentos para famílias e entidades carentes

A prefeita Lucimar Sacre de Campos assinalou que essas obras estão sendo executadas com maior cuidado e planejamento, pois além de galerias pluviais elas também tem rede coletora de esgoto dentro do seu escopo, o mesmo dizendo da rede de água.

“Todo nosso esforço é no sentido de assegurar obras com maior durabilidade, ou seja, elas estão sendo concebidas para que não se precise furar para fazer ligações de água ou esgoto”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Além das obras que ainda seguem no Grande Parque do Lago, a prefeitura também dá continuidade aos investimentos do PAC em outro lado da cidade, no Jardim Ikaray, bairro que faz parte da segunda fase do Programa.

O assessor frisa que com o fim do período de chuvas, os trabalhos, principalmente no Ikaray, serão intensificados. “Mesmo durante o período das chuvas nenhuma frente foi interrompida, no entanto, o ritmo passa a ser mais lento, pois fica cadenciado conforme o clima do dia”.

No Ikaray, como avalia, as obras estão bem adiantadas com a primeira parte do esgotamento sanitário sendo realizada, com drenagem e limpeza/desobstrução de ruas. A próxima etapa prevê a construção de duas estações elevatórias de esgoto. “O asfaltamento é a última etapa dos projetos”.

O PAC em Várzea Grande, prevê obras de drenagem, saneamento básico, pavimentação e sinalização e foram iniciadas em novembro de 2015, na primeira fase, quando lançadas no Grande Parque do Lago, e em outubro do ano passado, abrindo a segunda fase do Programa no Município.

Leia Também:  CGE e OAB discutem medidas para combater a violência contra mulheres

O bairro Altos do Boa Vista, no Grande Parque do Lago, que foi o primeiro a estar 100% pronto, já pôde vivenciar uma temporada de seca no ano passado, livre da poeira em boa parte do bairro e agora enfrentou as chuvas sem lamas. “O bairro está revitalizado, não apenas pelas obras em si, mas pelo retorno imediato da população que respondeu com investimentos em calçadas, arborização, algumas delas em parceria com a própria prefeitura, reformas de fachadas, pinturas de casas, construção de muros, em fim, o asfalto trouxe autoestima e valorização à região”, avalia.

Manoel Tereza pontua que mesmo com obras em execução, as frentes de trabalho que já foram concluídas melhoraram o dia-a-dia de inúmeros moradores que já sentiram no último período de chuvas, significativo avanço. “Vários pontos críticos foram sanados, facilitando o escoamento das águas ou a compactação do solo, reduzindo a poeira”.

 

O PAC – A primeira fase do PAC foi lançada na região do Grande Parque do Lago beneficiando os bairros Parque São João, Jardim das Oliveiras, Altos do Boa Vista e Dom Diego com obras orçadas, orçadas em R$ 10,5 milhões e totalizando 16 quilômetros de asfalto entre ruas e avenidas dos bairros contemplados pelo projeto.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Polícia Civil recupera objetos roubados de casal de idosos em Sorriso

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  Hospital e Pronto Socorro de VG institui a campanha 'Adorno Zero' para combater infecções

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA