DESTAQUE
MT: Corpo de Bombeiros realiza capacitação de pilotos agrícolas para combater incêndios florestais
DESTAQUE
Curso será realizado entre os dias 25 e 26 de junho, no Aeroporto de Santo Antônio de Leverger
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), por meio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), realiza entre os dias 25 e 26 de junho o II Encontro de Operações Aéreas no Combate aos Incêndios Florestais. Durante dois dias, pilotos agrícolas de diversas regiões do Estado serão capacitados teoricamente sobre a utilização de aeronaves no combate às chamas.
A capacitação conta com apoio Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e será realizada no Aeroporto de Santo Antônio de Leverger (distante a 35 km de Cuiabá), mesmo local onde foi instalado o 2° Pelotão Independente CBM para auxiliar no combate aos incêndios florestais da região.
De acordo com informações repassadas pelo coronel Flavio Gledson Vieira Bezerra, comandante do GAvBM, essa capacitação vai traçar um panorama teórico da “origem do fogo, procedimentos que devem ser realizados com o uso de aeronaves, equipes em solo e ações após o controle das chamas, uma ação de preparação importante”.
No evento, serão ministrados curso para pilotos agrícolas abordando a teoria do fogo, sistema de comando de incidentes e operações aéreas no combate aos incêndios florestais. Além disso, palestras do panorama nacional da aviação agrícola, apresentação dos produtos retardantes e outras demais.
A execução de mais uma etapa da capacitação, faz parte do Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2021) e tem o objetivo de posicionar equipes de bombeiros militares para promover ações preventivas para minimizar os impactos dos desastres ocasionados pelos incêndios no Pantanal.
Programação do evento
Sexta-feira 25.06.21
08h – Abertura Oficial
8h35 – Palestra Sindag
9h10 – Palestra com empresa Fertilfire
9h45 – Coffee-break
10h – Palestra empresa Holdfire
10h35 – Palestra operações aéreas CBM-DF
11H10 – Palestra empresa Unnion
11h45- almoço
13h00 – Palestra empresa Iturri
13h35 – Palestra empresa Aeroglobo
14h10 – Palestra empresa Oren
14h45 – Coffee-break
15h00 – Demonstração prática área de queima controlada
18h – Encerramento
26.06.21 sábado
8h30 – Minicurso de combate aéreo em incêndios florestais
8h35 – Aula 01: Teoria do fogo
9h15 – Aula 02: Sistema de comando de incidentes nas operações aéreas de incêndios florestais
10h00 – Coffee-break
10h15 – Aula 03: Operações aéreas no combate aos incêndios florestais
11h30 – Disposições finais
11h45 – Encerramento
12h – Almoço
DESTAQUE
Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro
Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).
Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”
Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.
A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.
O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”
Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.
“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.
Ver essa foto no Instagram
-
Cidades2 dias atrásPrefeito de Brasnorte é acusado de efetuar disparos de arma de fogo próximo a bar
-
Claro e Escuro5 dias atrásWanderley Cerqueira sai em defesa de Samir Japonês e tensiona evento
-
Variedades3 dias atrásOnça-pintada é símbolo de resistência no dia 12 de novembro, dia do Pantanal
-
Saúde3 dias atrásCuiabá conclui avaliação nutricional de mais de 3,5 mil crianças da rede pública
-
Polícia5 dias atrásHomem é preso suspeito de tentar matar a própria mãe com pé de cabra
-
Judiciário5 dias atrásPrefeitura de Várzea Grande é alvo de denúncia por licitação milionária
-
Polícia5 dias atrásAdolescente de 15 anos atropela menina de 11 durante perseguição policial
-
Política4 dias atrásSardinha afirma: “Abro mão da indicação se o cargo valer mais que o povo”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login