VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Moradores recorrem ao mutirão do projeto Assembleia Itinerante por serviços essenciais

Publicado em

DESTAQUE

Número de atendimentos superou as expectativas. Desde as 7h muitos já aguardavam na fila para garantir atendimento

Da Redação

 

Com a presença maciça de moradores, a 9ª edição do projeto “Assembleia Itinerante”, realizado nesta sexta-feira (09.06), em Barra do Bugres, promoveu mais um dia de mutirão da cidadania com diversos atendimentos. Moradores de Nova Olímpia, Denise, Arenápolis e Porto Estrela também aproveitaram a oportunidade para consultas médicas, atendimentos do Procon, da Defensoria Pública, emissão de RG, CPF, Título de Eleitor, Bolsa Família, Cartão do SUS, lazer e dia de beleza. Aproximadamente três mil pessoas estiveram no evento.

“É a nova política da Assembleia Legislativa de trazer serviços essenciais à população, inclusive, atendendo moradores das zonas rurais. Hoje, por exemplo, acontece também o projeto Educação Legislativa em Movimento, em Araputanga, e outra sessão especial em Confresa. Diariamente estamos na Capital e no interior, num processo de aproximação cada vez maior da população, de forma transparente, legal e social”, disse o secretário de Finanças da ALMT, Ricardo Adriane, que representou, na abertura do evento, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB).

O coordenador do projeto, Amarildo Monteiro, disse que a cada edição aumenta o número de participantes. Também destacou o trabalho em conjunto das prefeituras e profissionais que atuam no mutirão da cidadania. “Levamos vários serviços até a população porque sabemos as dificuldades que muitos têm de ir à Capital para resolver questão como, por exemplo, a emissão do RG. É dessa forma que a Mesa Diretora quer estar, sempre próxima da população”, destacou Monteiro.

Leia Também:  TCE-MT aponta solidez fiscal ao emitir parecer prévio favorável às contas do Executivo Estadual

O prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (PSB), agradeceu a escolha da cidade. “É muito gratificante receber essa caravana aqui, em Barra do Bugres, pois Mato Grosso tem 141 municípios e fomos os escolhidos para sediar o Assembleia Itinerante, facilitando o acesso dos moradores a tantos serviços importantes”, afirmou o prefeito.

Da mesma forma, os deputados Wagner Ramos (PSD), Mauro Savi (PR) e Dr. Leonardo (PSD), reforçaram o compromisso da ALMT em promover políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. “Este evento reúne tantos serviços num só local. Isso ajuda muito os moradores do interior. Queremos trabalhar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida dos mato-grossenses”, ressaltou Wagner Ramos.

A dona de casa Maria Jessica Gomes da Silva aproveitou para consultar a filha, de apenas quatro anos, com psicólogo. “A escola me pediu para levá-la ao psicólogo e não perdi tempo, pois quando vi a oportunidade corri pará cá. Essa chance é muito importante para nós, que dependemos dos serviços públicos de saúde”.

Leia Também:  SMS começa imunização dos idosos da zona rural de Cuiabá nesta quarta-feira (17)

Mesmo com bebê de colo, Cícera Leia Correa, dona de casa, moradora do assentamento Antônio Conselheiro, distante a 75 quilômetros de Barra do Bugres, chegou cedo. “Trouxe minha filha de seis anos para fazer RG e CPF. Moramos longe e não temos condições de fazer isso no dia a dia porque tudo depende de ônibus. Essa iniciativa é excelente e deveria acontecer com mais frequência. Onde moro, por exemplo, tem muitos moradores que já estão perto de se aposentar, mas ainda não têm documentos”, reivindicou.

O cantor Bruno José, morador de Sapezal, também entrou na fila de espera para fazer o RG. “Estava trabalhando nesta semana aqui em Barra do Bugres e ouvi o anúncio nas ruas. Então, aproveitei para fazer meu documento. É muito bom saber que temos esse tipo de serviço oferecido pela Assembleia Legislativa”.

Na área de saúde o movimento foi intenso. Muitos aguardavam atentos o atendimento em Cardiologia, Clínica Geral, Psicologia, Dermatologia, Nutrição, Ortopedia e Neurologia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Rosário Oeste mais iluminada com lâmpadas LED

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  Governo de MT já destinou mais de R$ 2,5 milhões para a assistência social em Vila Bela da Santíssima Trindade

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA