VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Mato Grosso perde professora Sarita Baracat, ex-deputada e primeira prefeita de Várzea Grande

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

A professora e ex-prefeita Sarita Baracat de Arruda faleceu, aos 86 anos, nos primeiros instantes desta terça-feira (10), em Várzea Grande. A causa da morte ainda não voi divulgada pela família Baracat de Arruda.  Ela foi a primeira prefeita de Várzea Grande (1967-1970), secretária de Estado de Educação e secretária da Auditoria Geral do Estado (atual Controladoria Geral),  deputada estadual e primeira mulher a fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 
 
Mulher à frente do seu tempo, Sarita Baracata também foi presidente do do PMDB de Mato Grosso e fundadora do Clube Esportivo Operário Varzea Grandense, uma de suas maiores paixões, com o irmão e ex-vereador Rubens dos Santos Baracat (in memorian).

Em agosto deste ano, recebeu a última homenagem pública, em vida, como parte do Programa Tipos Mato-Grossenses, realizado pelo Gabinte de Comunicação do Governo de Mato Grosso. 
 
Com a Sociedade Beneficente Varzeagrandense (Sobev), fundou várias escolas, entre as quais o Colégio Couto Magalhães, por décadas o mais conceituado da Cidade Industrial.
 
Sarita era mãe do jornalista e colunista social Fernando César Baracat, um dos mais respeitados em Mato Grosso; Eveline Baracat, e do ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Nico Baracat (in memorian), morto tragicamente em junho de 2012, em acidente automobilístico.  Ambos filhos do seu casamento com o ex-vereador Manoel Benedito de Arruda, o Caboclinho (in memorian), ex-presidente da Câmara de Várzea Grande.

 Sarita era filha de pais sírios, nascida em Várzea Grande no dia 29 de dezembro de 1930. Seu pai, Miguel Baracat, nasceu em Damasco, capital da Síria, mas aos quatro anos de idade perdeu os pais e teve que vir com uma irmã para a América do Sul.  Sua mãe, Warda Zain Baracat, também era da Síria.
 
O casal Miguel e Warda  abriram o primeiro bar, a primeira padaria mecanizada e a primeira farmácia de Várzea Grande, onde tiveram oito filhos.
 
Desde a tenra idade, Sarita Baracat sempre foi apaixonada pelo magistério e pela militância política. Deu aulas de Sociologia, História e Geografia.  Foi da UDN, depois Arena e finalmente  PMDB, onde permaneceu até sua morte.

 

Leia Também:  Morador encontra tablete de maconha durante limpeza de terreno e aciona a PM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Olhar Direto / Ronaldo Pacceco

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

PRF apreende arma de fogo ilegal e prende condutor de veículo em Peixoto de Azevedo

o condutor apresentou estado de grande nervosismo estando com as mãos trêmulas, elevando a suspeição quanto a abordagem. Desta forma, foi realizada revista no

Publicados

em

Na última segunda-feira (25), no km 1032 da BR 163, município de Peixoto de Azevedo-MT, em execução de operação de segurança viária, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo Toyota Hilux conduzido por um homem de 36 anos.

Procedendo a fiscalização, o condutor apresentou estado de grande nervosismo estando com as mãos trêmulas, elevando a suspeição quanto a abordagem. Desta forma, foi realizada revista no interior da caminhonete e encontrado, no porta-luvas, uma arma de fogo cal.380, com um carregador e 03 projéteis intactos.

Os policiais deram voz de prisão ao abordado e o conduziam à delegacia da Polícia Civil de Peixoto de Azevedo para a realização das providências criminais e administrativas cabíveis.

Fonte: PRF MT
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura transfere pacientes e fecha UPA Morada do Ouro nesta quinta- feira 03
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA