DESTAQUE
Lucimar vistoria unidades e anuncia novas obras
DESTAQUE
Da Redação
Mantendo a rotina de trabalho em prol de Várzea Grande e sua população, a prefeita Lucimar Sacre de Campos esteve vistoriando unidades de saúde acompanhando o atendimento e obras que estão em andamento e que fazem parte das medidas colocadas em prática para melhorar a área de saúde que entre janeiro e maio deste ano no Hospital e Pronto Socorro e na UPA IPASE atenderam 110.878 mil pessoas.
“Estamos avançando em todas as áreas da administração municipal e a saúde pública vem recebendo recursos e ações que melhoram o atendimento prestado a população que necessita do Sistema Único de Saúde – SUS”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos assegurando que ainda neste ano de 2017 o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande estará 100% reformado, ampliado e reequipado.
Além da reforma geral do Hospital e Pronto Socorro, Lucimar Campos anunciou também a reforma geral da Policlínica do Jardim Glória, a única de cinco unidades que ainda não recebeu obras. “As policlínicas do Cristo Rei, Parque do Lago, Marajoara e 24 de Dezembro já foram reformadas, melhoradas e entregues a população e agora será a vez da quinta unidade, a do Jardim Glória ser reformada para melhor atender a população”, disse Lucimar Sacre de Campos.
As unidades de saúde fiscalizadas pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e pelo secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, foram à Unidade Básica de Saúde do bairro Água Limpa, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS), à Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora da Guia, a policlínica do Jardim Glória, ‘Dr. Moacyr De Lannes’ e o Hospital Municipal e Pronto-Socorro.
Toda essa semana foi reservada para vistoria in loco de obras, de escolas, de bairros, e, especialmente a locais que prestam serviço direto à população. Como frisa a prefeita, esses encontros possibilitam conhecer a realidade e a rotina dos equipamentos públicos.
“Como hoje priorizamos as unidades de saúde, pudemos conferir e comprovar o atendimento humanizado que preconizamos em Várzea Grande e que envolve atitude dos gestores e profissionais de saúde na corresponsabilidade na obtenção de um bom resultado. O usuário do SUS tem que ter atendimento de excelência e humanizado”, disse a prefeita.
Mais adiante Lucimar relatou que nas visitas certificou o atendimento prestado, se os insumos necessários estão dentro da ordem e o comprometimento dos servidores, ressaltando que “o atendimento humanizado requer bons profissionais, mas também estrutura digna de trabalho, insumos e assiduidade”.
A prefeita demonstrou contentamento ao ver que nas unidades visitadas todas as farmácias estão abastecidas e com capacidade de atendimento a demanda.
As visitas são feitas sem aviso prévio e juntamente com equipe técnica. Nas visitas são avaliados a estrutura dos locais, limpeza, assiduidade dos servidores, conversas com os pacientes e conferência a funcionalidade das farmácias.
No Pronto-Socorro, unidade que está passando por uma reforma completa, a prefeita e equipe avaliaram o atendimento nas alas já reformadas e entregues, vistoriaram as obras em execução do Centro Cirúrgico e da UTI Adulto e Rede Cegonha.
A prefeita reforçou que até o final do ano o Pronto-Socorro estará 100% reformado e entregue com mobiliário e equipamentos novos. Cerca de R$ 5 milhões estão estimados para a conclusão, recursos que estão sendo partilhados entre próprios, estadual e federal, bem como com repasse de emendas parlamentares.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Água Limpa, a prefeita conheceu parte do atendimento que é diariamente prestado, nas áreas de clínico geral, pediatria, ginecologia, odontologia e ainda vacinação. A dentista Rita de Cássia dos Santos divide o atendimento com outro profissional, que atende à tarde, e ela optou por atender crianças, ofertando odontopediatria. “Estou há 25 anos trabalhando no Município e há seis anos aqui nesta unidade e desde que a prefeita assumiu não falta material e há valorização dos servidores”.
In loco, a prefeita presenciou a oferta de repelentes que a Rede SUS oferta para gestantes, o que minimiza o risco de contrair dengue, zika vírus e a febre chikungunya.
A diretora da unidade, Celina Bernardes, contou que a UBS é referência em vacinação na região central da cidade e chega a contabilizar cerca de 400 doses ao mês.
Já no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil, localizado no Jardim Imperador, o gerente da unidade, Lucio Magalhães, conduziu a visita e explicou que a maior parte dos atendimentos prestados é para crianças de zero até 18 anos (em alguns casos) com transtornos mentais e usuários de droga e ou álcool. “Todo o atendimento realizado é multidisciplinar com psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo”, explicou o gerente.
Na Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora da Guia, a prefeita conversou com a médica ginecologista Candice Castro, que quer ampliar o atendimento de sua especialidade trazendo universitários para estagiar na unidade. Nessa unidade também são ofertados tratamentos odontológicos, ginecológico, clinico geral, psicólogo e psiquiatra. A prefeita também elogiou a condução dos serviços na unidade, gerida por Abimael Elias Junior, bem como a oferta e a organização dos medicamentos da farmácia.
Na policlínica ‘Dr. Moacyr De Lannes’, no Jardim Glória, o gerente Marcos Vinicius Galante, contou que ao dia são atendidas cerca de 90 pessoas nas especialidades de odontologia, ginecologia, clinico geral, psicologia e psiquiatria.
O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, disse que esses encontros proporcionam uma maior aproximação da gestão com o servidor e traz como resultado uma grande troca de ideias, experiências e conhecimentos. “No caso da saúde, podemos ouvir nossos servidores que de fato estão na ponta do atendimento, e não apenas os gerentes, e o principal, receber a avaliação direta da população do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“O que queremos com essas visitas é extrair boas ideias e iniciativas que fazem de uma unidade de saúde ou de uma escola exceção e referência na comunidade e assim, ao conhecer realidades diferentes, poder compartilhar com as demais unidades para atingir um nível de excelência na prestação de serviços essenciais ao várzeagrandense, porém de forma humanizada e de excelência”, pontuou a prefeita.
DESTAQUE
Protetora entra em casa fantasmagórica todos os dias para alimentar gatos
Sem medo de fantasmas, protetora de animais entra na casa mais temida da região da Arena Pantanal a qualquer hora do dia ou da noite. “Nunca vi ou escutei nada”
A rotina diária de Ana, uma protetora de animais em Cuiabá, inclui em percorrer vários quarteirões ao redor da Arena Pantanal, onde dezenas de gatos aguardam ração e leite. O início dessa maratona caridosa sempre acontece por volta das 17h, até mais além. Em várias ocasiões, forçada por outros compromissos, ou barrada por chuva, Ana já se atrasou.
“Nem adianta se antecipar, pois os bichinhos [gatos] acatam horário alimentar. Se você for lá antes, nenhum deles aparece”, explica.
Um dos pontos de depósito de ração/leite, além de troca de água, é na famosa casa abandonada, antiga clínica fisioterápica destruída por vândalos, situada numa rua sem saída. Ali ainda existe um quartinho minúsculo, repleto de lixo, em que um sem-teto, conhecido por Gringo, transformou em lar. É onde dorme, após perambular a esmo nas adjacências…
Ana tem feito esse trajeto geralmente solitária, mas há dias em que é acompanhada por amigos protetores. É difícil encontrar o Gringo na casa abandonada, diz, e assim ela fica sozinha nas sombrias instalações.
“Não tenho medo de fantasmas. Aliás, nunca tive. Agora, de gente viva, sim; pavor total. Daí que sempre peço para alguém me acompanhar quando está escuro. Momentos em que preciso ligar a lanterna do celular para arrumar a comida dos gatos, trocar água, e por aí…”
Independente da coragem de Ana, muitos informam que aquela casa é habitada por fantasmas. Isso porque há uma legião de almas penadas clamando por justiça nos quadrantes desse terreno; pessoas assassinadas covardemente, por motivos fúteis.
Um dos que normalmente usam a casa abandonada como abrigo temporário, por exemplo, conta ter visto três homens sentados no alto de uma árvore. Uma vez que assavam milho, eles convidaram o trio para descer e comer com eles.
“Temos café pronto”, disseram.
Os desconhecidos, vestidos de branco, nada responderam, e na sequência simplesmente sumiram da árvore…
Já um outro, diz ter sido questionado rispidamente por um homem negro, magro, acerca do motivo de estar ali.
– Quem é você?! – brandiu o homem.
Encabulado com aquela agressividade, ele tentou explicar que estava apenas de passagem. Interrompendo-o, o grandalhão intimou para que saísse logo, e empreendeu passos rumo à saída da casa abandonada.
– Mal desviei o olhar e ele sumiu. Nem imagino como conseguiu subir aquela rampa tão rápido… – relatou.
Há também relatos de aparição de uma criança, um menino de uns 10 anos, que normalmente corre para a parte alta da casa abandonada, enveredando-se pelo quintal verdejante, de mato natural.
– Nem adianta procurá-lo, pois esse garotinho vira fumaça. Nas primeiras vezes, achei que estivesse brincando de esconde-esconde, mas depois foi que caí a ficha: fantasminha brincalhão… – conta outro morador de rua.
###
Mesmo com tantas aparições, somando-se à própria imagem macabra de suas instalações, a casa abandonada continua a ser visitada por humanos vivos. Alguns passam por lá simplesmente para usar drogas, ou descansar. Ou bater papo com amigos, que também enfrentam situação de penúria, dia a dia…
Para Ana, são causos e mais causos, visto que ela nunca viu ou ouviu nada na casa abandonada. Diz ser agradecida pelo respeito que os eventuais fantasmas, se realmente estão por lá, têm à sua pessoa.
– Certamente entendem que cumpro uma missão caridosa, não merecendo ser importunada…
Por João Carlos de Queiroz, jornalista
-
Política6 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades3 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia2 dias atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Política4 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais
-
Política4 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
-
Polícia3 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Política3 dias atrás
Governo de MT tem contas aprovadas pela Assembleia Legislativa
-
Polícia6 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
Você precisa estar logado para postar um comentário Login