VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Lagoa do Parque das Águas não apresenta riscos aos peixes, aponta laudo

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

A Lagoa do Parque das Águas não apresenta riscos aos peixes e atende também aos padrões estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A constatação foi feita mediante um laudo, realizado pelo laboratório Hidro Análise, entre os dias 13 e 19 de maio. O diagnóstico foi realizado em períodos distintos para constatar a média do PH da água, bem como a existência equilibrada de outros compostos químicos.

“A lagoa está dentro da normalidade e não oferece perigos à vida animal existente no local. Com seu PH entre 7,85 em 8,57, a sobrevivência dos peixes está completamente garantida. É importante salientar que a mortandade ocorre quando o nível de oxigenação está abaixo de cinco. Como esta variante não corresponde ao caso em questão, ratificamos que o local está em estado seguro, com a qualidade necessária para manter o equilíbrio das espécies que usufruem desta água”, afirmou José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Quanto à quantidade significativa de mortes de peixes, a Secretaria pontua que várias circunstâncias poderiam ocasionar a fatalidade. Segundo o gestor da pasta, aspectos como choques térmicos ou até mesmo resíduos químicos oriundos do despejo ilegal dos órgãos estaduais e federais poderiam ter interrompido o ciclo da espécie. Além disso, causas naturais como o fim dos períodos de vida de alguns dos cardumes também poderiam ser os responsáveis.

Leia Também:  Palmeiras estreia no Brasileiro Sub-17 contra o Flamengo no Allianz Parque

“A mortandade dos peixes aconteceu – coincidentemente – no mesmo dia em que houve uma forte chuva atemporal na cidade. Estávamos já iniciando o período das secas e repentinamente sofremos uma mudança climática brusca. Pode ser que um choque térmico abrupto tenha resultado nas mortes simultâneas, o que seria considerado um comportamento natural – considerando que se trata de um fator da própria natureza. Outra possibilidade seria a existência de compostos químicos abrasivos na tubulação de esgoto do Estado e do governo federal, que ilegalmente usam a lagoa como despejo de coliformes. É crucial também evidenciar que os ciclos de vida dos peixes pertencentes a um mesmo cardume costumam se encerrar em épocas semelhantes, uma vez que em geral eles pertencem a mesma família. Esse processo natural da vida animal poderia ser uma causa. No entanto, independente da circunstância, já estamos monitorando a lagoa, para certificar que problemas desse porte não se repitam”, concluiu Stopa.

Denúncia ao Ministério Público

Leia Também:  Grandes bancos da China se preparam para riscos da pandemia

Para coibir o despejo ilegal da rede de esgoto dos órgãos estaduais e federais na lagoa do Parque das Águas, a Prefeitura de Cuiabá formalizou uma denúncia junto à 17ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente Urbanístico, solicitando a resolução da questão de forma permanente. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Leonardo e Bruno e Marrone lançam a cerveja Cabaré em live-show nesta quarta

Os sertanejos são amigos há 36 anos, apresentarão uma bagagem de hits e sucessos que fazem parte da memória dos fãs

Publicados

em

Foto: Marcos Lopes

Nesta quarta-feira (16), O Grupo Petrópolis lança a cerveja Cabaré e, para celebrar, o cantor Leonardo fará um show exclusivo transmitido para todo o Brasil pelo próprio canal do Youtube, com a parceria com a dupla Bruno & Marrone. O artista é o embaixador da cerveja. A live será às 19h (horário de Cuiabá) e já é possível acionar o lembrete neste link.

A live-show terá um cenário grandioso, painéis de LED e romantismo. Os sertanejos são amigos há 36 anos, apresentarão uma bagagem de hits e sucessos que fazem parte da memória dos fãs.

A Cabaré é uma cerveja puro malte dourada, com lúpulos alemães, no estilo American Lager e de baixa fermentação. O rótulo foi criado a partir da parceria entre o Engenho Dom Tapparo e a empresa, que produz outras marcas, como a Itaipava, a Black Princess, a Petra e a Weltenburger.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lucimar Campos tem 79,7% de aprovação em Várzea Grande
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA