VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

DESTAQUE

Kalil anuncia pré-cadastro para 40 anos e cobra estudos para vacinar Todas as pessoas independente de idade ou condição de saúde

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

Kalil Baracat, prefeito de Várzea Grande anunciou no último sábado, 26 de junho, ao percorrer o três locais de vacinação acompanhado pelo deputado federal Neri Geller (PP) e pelo secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, a abertura do pré-cadastro para vacinar pessoas de 40 anos acima e sinalizou que deseja iniciar o quanto antes a vacinação para pessoas com 18 anos ou menos, o que depende do entendimento do Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde.

Ele cobrou avaliações técnicas, científicas e médicas para vacinar toda e qualquer pessoas que resida em Várzea Grande independente de idade ou quadro de saúde.

“Já estamos vacinando as pessoas com comorbidades entre 18 a 59 anos, mas queremos vacinar também aquelas sem comorbidades e até mesmo as com menos de 18 anos por entendermos que a vacina, neste atual momento, em que pese a medicina e a ciência terem avançado no tratamento e em novas drogas para auxiliar no combate a COVID 19, é a melhor opção para todos, então estamos empenhados em buscar soluções que passem pelo Governo Federal, através de nossa bancada de deputados federais e senadores, e também pelo Governo de Mato Grosso que tem mantido um excelente nível de interlocução com Várzea Grande, através dos deputados estaduais e do próprio governador Mauro Mendes, apesar das resistências de alguns setores do Executivo Estadual.

O prefeito fez questão de enaltecer a dedicação e esforço de todo o servidor da saúde pública neste incansável trabalho que desde janeiro não teve sequer um dia paralisado, independe de fim de semana ou feriado.

Kalil Baracat esteve no Parque Berneck, que vacina através do Sistema Drive Thru; na UNIVAG que vacina tanto no sistema Drive Thru como no Ponto Fixo e no Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, acompanhando a vacinação deste sábado, 26, que somado com os vacinados neste domingo, 27 de junho, superou a marca dos 3,3 mil vacinados tanto com primeira como segunda dose, além de alguns casos especiais, já que Várzea Grande além de seguir o previsto no PNI do Ministério da Saúde, busca aqueles, que por um ou outro motivo perderam sua vacina, através do Programa Resgate Cidadão.

“Estamos avançando e queremos avançar mais e não havendo falta de vacinas, vamos trabalhar para imunizar toda a população de Várzea Grande”, disse o prefeito Kalil Baracat, lembrando que a partir desta semana inicia a vacinação das lactantes e reforça a vacinação de gestantes e puérperas.

O deputado Neri Geller assinalou que vai em busca de recursos federais de emendas de sua autoria ou da bancada federal de Mato Grosso para contemplar Várzea Grande que está sendo apontada por muitos como exemplo de eficiência e resolutividade na vacinação contra a COVID 19 e nas soluções de problemas de saúde que afligem a população menos favorecidas pela sorte e que dependem do Sistema Único de Saúde – SUS.

“É voz corrente que Várzea Grande vem se destacando de forma exemplar na campanha de vacinação, mas nosso papel enquanto representante popular e garantir que toda a população independente de onde residam, sejam vacinados e possamos declarar que a COVID em Mato Grosso está sob controle. É isto que importa e não faltará para gestores como Kalil Baracat e para Várzea Grande apoio por parte da bancada federal”, declarou Neri Geller.

Gonçalo Barros sinalizou que a vacinação em Várzea Grande caminha a passos largos porque tudo é tratado com muita transparência e eficiência e mesmo existindo casos isolados com um ou outro problema, comum por causa da pandemia e da agonia vivenciada pelas pessoas, todos foram sanados, explicados e resolvidos que é o mais importante.

“Nosso papel é imunizar a todos indistintamente e resguardar a vida das pessoas e isto temos feito porque não nos falta apoio do prefeito Kalil Baracat, do governador Mauro Mendes, dos deputados estaduais, deputados federais, do senador Jayme Campos que demonstra todo um carinho e apreço especial por Várzea Grande e sua gente. Agora é preponderante e fundamental que todos saibam o esforço hercúleo que todos os servidores da área de saúde estão fazendo em busca do bem comum, do ditado popular, fazer o bem sem olhar a quem. Médicos, enfermeiros, técnicos, agentes administrativos, enfim, todos tem se desdobrado em busca de atingir resultados positivos para Várzea Grande e sua gente”, frisou.

Nesta segunda-feira, 28 a vacinação continua no Ginásio do Fiotão entre 8 horas as 13 horas para pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades ou de 45 a 59 anos sem comorbidades e das 16 horas as 22 horas no Corujão da Vacinação no Drive thru da UNIVAG, além das lactantes, gestantes e puérperas

A previsão é de que ainda no decorrer desta semana os pré-cadastros de 40 anos acima já comecem a ser liberados e vacinados. “A velocidade que Várzea Grande impõe na vacinação depende do volume de doses entregues pela Secretaria de Estado de Saúde que requisita as doses no Ministério da Saúde, lembrando que na maioria das vezes, as doses chegam com algumas restrições, como público-alvo ou categorias profissionais definidas pelo Governo Federal como prioritárias, o que atrasa a votação, mas como a intenção é vacinar a todos então quanto mais doses, maior será nossa vacinação, pois temos capacidade de aplicar 10 mil doses todos os dias”, lembrou o secretário Gonçalo Barros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro

Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

Publicados

em

Reprodução / Redes sociais

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).

Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”

Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.

A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.

O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”

Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.

“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA