DESTAQUE
Jubileu dos 150 anos de Várzea Grande; abre comemorações com Festa de Nossa Senhora da Guia
DESTAQUE
A extensa programação de aniversário de Várzea Grande inicia no dia 07 de maio e vai até o 15; com show nacional em comemoração dos 150 anos da cidade.
Da Redação
Várzea Grande, desde a sua fundação em 1867, tem no espírito de sua gente, a bravura dos conquistadores. Agora, às vésperas de completar o seu Jubileu de 150 anos, no dia 15 de maio, retrata hoje toda a sua história formada por homens e mulheres que idealizaram uma cidade desenvolvimentista, econômica e social para sua população. O Jubileu dos 150 anos de Várzea Grande abre as comemorações com fé e religiosidade, a Festa de Nossa Senhora da Guia, Padroeira da Cidade, no dia 07 de maio (domingo) , às 8h com procissão e missa festiva.
Objetivando a reconstrução da Cidade Industrial, a prefeita Lucimar Sacre de Campos, calçada na trilogia Amar, Cuidar e Acreditar, desde que assumiu a administração de Várzea Grande, no dia 8 de maio de 2015, completando dois anos frente a gestão municipal neste ano, antes envolvida com descaso administrativo e longe de atender aos reclames da população várzeagrandense. Hoje, passado os momentos difíceis e de indecisões sobre que caminho tomar, a administração segue célere o caminho sustentável do desenvolvimento econômico e social.
A administração de Várzea Grande na égide do amor, do cuidar de sua gente e principalmente acreditando que leva a cidade de Couto Magalhães ao patamar de Cidade Industrial, como outrora era conhecida. Tendo na indústria, na prestação de serviços entre outros empreendimentos econômicos, seus atrativos, e prestes a completar seus 150 anos, tem muito o que comemorar, tanto que a programação de aniversário de Várzea Grande é extensa, com inaugurações, lançamentos de obras nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, além de entrega de títulos definitivos de moradias, desfile cívico e militar, lançamento de obras em parceria com o judiciário e Estado de Mato Grosso, como o Fórum de Justiça da Comarca de Várzea Grande, e o Parque Tecnológico cujos projetos estão em andamento , bem como asfaltamento em vários bairros da cidade e show popular da dupla Chitãozinho e Xororó com entrada gratuita.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos, disse que nestes dois anos de gestão, o município voltou a crescer e prosperar. “Adotamos várias medidas e novas ferramentas de gestão para dar a Várzea Grande seu status de crescimento novamente. Avançamos em todas as áreas da Administração Pública na reconstrução da cidade e devolvendo a dignidade e bem estar a nossa população. Coube a nós estarmos à frente da Administração Municipal neste momento de comemoração do Jubileu dos 150 Anos de Várzea Grande, que com certeza ficará marcado na memória das pessoas. Farei isso com determinação, eficiência e transparência, sobretudo com amor por Várzea Grande, com cuidado para com sua gente e sempre acreditando no seu futuro, pois terei ao meu lado este povo trabalhador, ordeiro, hospedeiro, valoroso e, principalmente, convicto de que a esperança se renovou e continuará se renovando pelo bem de todos. Administro com a união e parcerias, por uma Várzea Grande melhor para a nossa gente”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL ‘JUBILEU DOS 150 ANOS’:
07 de maio de 2017 (Domingo)
FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA – PADROEIRA DA CIDADE
08:00 – Procissão – saída da Igreja Nossa Senhora da Guia
09:30 – Missa Festiva – Centro de Evangelização e Eventos (CEPAC)
12:00 – Feira Gastronômica
12:30 – Apresentação Cultural – Bandas: Instituto Jaiminho, Os Mineirinhos e Scort Som
13:30 – Apresentação Artística
17:00 – Festival de Prêmios
Local – Centro de Evangelização e Eventos Pe. Aldacir Carniel (CEPAC) – Travessa da Independência – Centro
08 de maio de 2017 (Segunda-feira)
09:00 – Inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica – (EMEB) Eunice Mello
Local: Rua J Tavares – Bairro Pirinéu
16:30 – Lançamento das obras da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lenine de Campos Póvoas
Local: Rua Principal, s/n – Bairro Parque das Estações
09 de maio de 2017 (Terça-feira)
8:30 – Inauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ary Leite de Campos
Local: Rua H, s/n, Quadra 14 – Bairro Parque das Mangabeiras
16:30 – Lançamento das obras da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria das Graças Pinto
Local: Rua Iara, s/n – Bairro Jardim Glória 2
19:30 – Entrega de Títulos de Cessão de Direito de Uso aos moradores do Residencial Nair Sacre.
Local: Rua América do Sul – Residencial Nair Sacre (Acesso pela Av. Júlio Campos – Fundos do Supermercado Bom Gosto)
10 de maio de 2017 (Quarta-feira)
08:30 – Lançamento das obras da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Grande Cristo Rei
Local: Av. Dom Orlando Chaves, esquina com a Rua F1 – Bairro Cristo Rei
16:30 – Lançamento da Pedra Fundamental do Fórum de Justiça da Comarca de Várzea Grande
Local: Loteamento Chapéu do Sol – Acesso pela Av. Mário Andreazza
19:00 – Culto Evangélico em Ação de Graças em comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande
Local: Escola Estadual José Leite de Moraes – Rua Isabel Pinto de Campos – Bairro Cristo Rei
11 de maio de 2017 (Quinta-feira)
09:00 – Entrega das obras de recapeamento da pavimentação asfáltica dos Bairros Ouro Verde e São Simão
09:30 – Lançamento da obra do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI/Creche) dos Bairros Ouro Verde e São Simão
10:00 – Inauguração da Unidade de Saúde dos Bairros Ouro Verde, São Simão e Colinas Verdejantes
Local: Rua 10 – Bairro Ouro Verde
16:30 – Lançamento da construção da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Emanoel Benedito de Arruda.
Local: Av. São Francisco de Assis, Quadra 26 – Bairro Santa Maria
19:00 – Sessão Solene em comemoração ao “Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande” e entrega de Títulos de Cidadania
Local: Plenário das Deliberações – Palácio Benedito Gomes – Câmara Municipal de Várzea Grande – Av. Castelo Branco, s/n
12 de maio de 2017 (Sexta-feira)
09:00 – Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, requerida pelos deputados José Eduardo Botelho – Presidente; e Gilmar Donizetti Fabris, 1º vice-presidente, para debater Várzea Grande nos seus 150 Anos
Local: Câmara Municipal de Várzea Grande – Av. Castelo Branco s/nº – Paço Municipal
17:00 – Entrega da Reforma da Policlínica do Cristo Rei
Local: Av. Dom Orlando Chaves, s/n – Cristo Rei
13 de maio de 2017 (Sábado)
09:30 – Inauguração da Ponte em concreto armado do Córrego de Santana – Bairros São Gonçalo/Carrapicho
10:00 – Lançamento das obras da nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Lino de Campos – Bairros São Gonçalo/Carrapicho
10:30 – Assinatura da Ordem de Serviço para execução do projeto de pavimentação asfáltica do acesso aos Bairros São Gonçalo/Carrapicho
Local: Bairro São Gonçalo Beira Rio – Várzea Grande
14 de maio de 2017 (Domingo)
08:30 –Missa em Ação de Graças em comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande
Local: Igreja Matriz – Nossa Senhora do Carmo – Av. Filinto Muller – Centro
22:00 – Grande Show Popular em Comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande, com os cantores Chitãozinho e Xororó
Local: Centro de Eventos Univag – Cristo Rei
15 de maio de 2017 (Segunda-feira)
09:30 – Entrega de 1.281 unidades habitacionais do Residencial São Benedito
Local: Rodovia dos Imigrantes – Grande São Mateus
16:00 – Desfile Cívico e Militar em comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande
Fonte: Secom/VG
DESTAQUE
Protetora entra em casa fantasmagórica todos os dias para alimentar gatos
Sem medo de fantasmas, protetora de animais entra na casa mais temida da região da Arena Pantanal a qualquer hora do dia ou da noite. “Nunca vi ou escutei nada”
A rotina diária de Ana, uma protetora de animais em Cuiabá, inclui em percorrer vários quarteirões ao redor da Arena Pantanal, onde dezenas de gatos aguardam ração e leite. O início dessa maratona caridosa sempre acontece por volta das 17h, até mais além. Em várias ocasiões, forçada por outros compromissos, ou barrada por chuva, Ana já se atrasou.
“Nem adianta se antecipar, pois os bichinhos [gatos] acatam horário alimentar. Se você for lá antes, nenhum deles aparece”, explica.
Um dos pontos de depósito de ração/leite, além de troca de água, é na famosa casa abandonada, antiga clínica fisioterápica destruída por vândalos, situada numa rua sem saída. Ali ainda existe um quartinho minúsculo, repleto de lixo, em que um sem-teto, conhecido por Gringo, transformou em lar. É onde dorme, após perambular a esmo nas adjacências…
Ana tem feito esse trajeto geralmente solitária, mas há dias em que é acompanhada por amigos protetores. É difícil encontrar o Gringo na casa abandonada, diz, e assim ela fica sozinha nas sombrias instalações.
“Não tenho medo de fantasmas. Aliás, nunca tive. Agora, de gente viva, sim; pavor total. Daí que sempre peço para alguém me acompanhar quando está escuro. Momentos em que preciso ligar a lanterna do celular para arrumar a comida dos gatos, trocar água, e por aí…”
Independente da coragem de Ana, muitos informam que aquela casa é habitada por fantasmas. Isso porque há uma legião de almas penadas clamando por justiça nos quadrantes desse terreno; pessoas assassinadas covardemente, por motivos fúteis.
Um dos que normalmente usam a casa abandonada como abrigo temporário, por exemplo, conta ter visto três homens sentados no alto de uma árvore. Uma vez que assavam milho, eles convidaram o trio para descer e comer com eles.
“Temos café pronto”, disseram.
Os desconhecidos, vestidos de branco, nada responderam, e na sequência simplesmente sumiram da árvore…
Já um outro, diz ter sido questionado rispidamente por um homem negro, magro, acerca do motivo de estar ali.
– Quem é você?! – brandiu o homem.
Encabulado com aquela agressividade, ele tentou explicar que estava apenas de passagem. Interrompendo-o, o grandalhão intimou para que saísse logo, e empreendeu passos rumo à saída da casa abandonada.
– Mal desviei o olhar e ele sumiu. Nem imagino como conseguiu subir aquela rampa tão rápido… – relatou.
Há também relatos de aparição de uma criança, um menino de uns 10 anos, que normalmente corre para a parte alta da casa abandonada, enveredando-se pelo quintal verdejante, de mato natural.
– Nem adianta procurá-lo, pois esse garotinho vira fumaça. Nas primeiras vezes, achei que estivesse brincando de esconde-esconde, mas depois foi que caí a ficha: fantasminha brincalhão… – conta outro morador de rua.
###
Mesmo com tantas aparições, somando-se à própria imagem macabra de suas instalações, a casa abandonada continua a ser visitada por humanos vivos. Alguns passam por lá simplesmente para usar drogas, ou descansar. Ou bater papo com amigos, que também enfrentam situação de penúria, dia a dia…
Para Ana, são causos e mais causos, visto que ela nunca viu ou ouviu nada na casa abandonada. Diz ser agradecida pelo respeito que os eventuais fantasmas, se realmente estão por lá, têm à sua pessoa.
– Certamente entendem que cumpro uma missão caridosa, não merecendo ser importunada…
Por João Carlos de Queiroz, jornalista
-
Política4 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades1 dia atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia11 horas atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Polícia1 dia atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Polícia4 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades3 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Esporte2 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
-
Política2 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
Você precisa estar logado para postar um comentário Login