VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

DESTAQUE

Irmão de ex-prefeito de Várzea Grande têm aposentadoria anulada

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anulou o ato que aposentou o médico Josias Santos Guimarães, irmão do ex-prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães, cassado em 2015 após crimes de caixa dois de campanha.

A decisão do governador foi tomada após sessões de julgamento do Mato Grosso Previdência (MTPrev) realizadas de 07 a 11 de outubro, no qual resolveu denegar o registro da aposentadoria de Josias.

Josias Guimarães é lotado na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e atua como perito oficial – médico legista, em Cuiabá. O médico foi aposentado voluntariamente em abril de 2018 após um ato assinado pelo então governador Pedro Taques (PSDB).

O ato assinado por Taques consta que Josias teria contribuído um total de 36 anos e 14 dias no processo número 564990/2019 da MTPrev, assim como também consta no termos do Acordão número 756/2019 no qual denegou o registro da aposentadoria.

O ato governamental é o de número 24.254/2018 de 4 de abril de 2018 publicado em Diário Oficial na mesma data.

POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, ACUSAÇÕES DE CAIXA DOIS E COMPRA DE VOTOS NAS ELEIÇÕES DE 2012

Após a vitória de seu irmão Walace Guimarães (MDB), para assumir o cargo de prefeito de Várzea Grande em 2012, Josias Guimarães passou a se envolver em inúmeras acusações, uma delas, de 2014, o médico foi preso por porte ilegal de arma de fogo durante a Operação Camaleão, que foi deflagrada pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Várias armas e munições foram apreendidas na residência de Josias no bairro Nova Várzea Grande, que fariam parte de uma coleção que pertencia ao irmão de Walace, porém, nenhuma das armas possuía registro.

Em 2015, o médico foi acusado de integrar um esquema de compra de votos nas eleições de 2012 que teria beneficiado seu irmão que na época era candidato a prefeito. Josias chegou a ter seu sigilo bancário quebrado, após um recurso da defesa de Josias, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou a suspensão da quebra de sigilo bancário do médico.

O pedido  de quebra de sigilo bancário contra Josias, seu irmão Walace entre outros nomes que faziam parte da base do então prefeito foi manejado pelo procurador regional eleitora, Douglas Guilherme Fernandes a pedido do partido Democratas (DEM), no qual foi o principal prejudicado nas eleições de 2012, já que na época a atual prefeita, Lucimar Campos ficou em segundo lugar com uma margem bastante pequena dos votos.

De acordo com a acusação, Josias teria participado diretamente do esquema de Caixa 2, além de Josias e seu irmão Walace, na época ainda foi acusado o então vice-prefeito Wilton Coelho (PR) na participação do esquema criminoso.

Foto: Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME

O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT

Publicados

em

Foto: Neidson Jr.

A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.

De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.

A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo,  e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.

“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.

Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.

“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.

Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA